1922: o reformado e ampliado Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, foi oficialmente inaugurado, com a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Latino-Americanos. Houve desfile dos atletas e de destacamentos das Marinhas de Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Na tribuna de honra, estavam, entre outras autoridades, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (Presidente da República) e o Conde Henri de Baillet-Latour (dirigente do Comitê Olímpico Internacional [COI]). Nas competições, o destaque foi o argentino Luis Ernesto Suárez, que quebrou o recorde sul-americano dos 1.500 metros rasos, com o tempo de 4:05.6. Os Jogos Olímpicos Latino-Americanos, que estavam sendo inteiramente sediados no Fluminense, tiveram competições de diversos esportes, envolvendo atletas de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e México. Os esforços do Fluminense para a realização do evento foram parte dos motivos para que o COI concedesse a Taça Olímpica ao clube, em 1949.
1925: na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Paulista. O gol carioca foi do centroavante tricolor Nilo, e o paulista de Neco. Os cariocas atuaram com jogadores de Fluminense e Flamengo: Haroldo [Flu]; Pennaforte [Fla] e Hélcio [Fla]; Nascimento [Flu], Floriano [Flu] e Fortes [Flu]; Nilton [Fla], Candiota [Fla], Nilo [Flu], Nonô [Fla] e Moderato [Fla]. Esta Seleção Carioca, maldosamente apelidada pela imprensa paulista de "Combinado Fla-Flu", se sagraria campeã brasileira ao vencer o segundo jogo da decisão, em 20 de setembro.
1931: na terceira partida da decisão do oitavo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio de São Januário, a Seleção Carioca, com três atletas tricolores, derrotou a Seleção Paulista por 3 a 0, e sagrou-se campeã nacional pela quinta vez! Os gols cariocas foram marcados por Leônidas da Silva (dois) e Carvalho Leite. Os destaques da partida foram o meia-atacante Leônidas da Silva, do Bonsucesso, que fez dois gols, e o goleiro Velloso, do Fluminense, que mais uma vez teve atuação brilhante. A Seleção Paulista jogou com a seguinte escalação: Athiê; Clodoaldo e Barthô; Ross, Gogliardo e Alfredo; Luizinho, Friedenreich, Lara, Feitiço e Siriri. A Seleção Carioca se formou assim: Velloso [Fluminense]; Domingos da Guia [Bangu] e Hildegardo [America]; Hermógenes [America], Martim [Botafogo] e Ivan Mariz [Fluminense]; Walter [S. C. Brasil], Leônidas da Silva [Bonsucesso], Carvalho Leite [Botafogo], Russinho [Vasco] e Theóphilo [Fluminense]. Também participaram da campanha do título da Seleção Carioca: Preguinho, Cabral, Alfredinho e Ripper [Fluminense], Zezé (goleiro) [Bangu], Zezé (médio) e Coelho [S. C. Brasil], Nilo [Botafogo], Itália e Tinoco [Vasco].
1936: no primeiro jogo da decisão do Torneio Aberto da Liga Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. No primeiro tempo, o placar ficou em 0 a 0, com Leônidas da Silva chutando um pênalti para fora, ao tentar deslocar o goleiro tricolor Batatais (que teve excelente atuação). Na etapa complementar, Hércules fez o gol do Flu, cobrando pênalti, aos 14 minutos, e Jarbas empatou para o Fla aos 37 (após uma longa paralisação causada por uma briga generalizada). A decisão do título ficou para a segunda partida, em 20 de setembro.
1942: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 5 a 4 do Canto do Rio, de virada, após estar perdendo por 2 a 0. Os gols tricolores foram marcados por Maracaí (3), Russo e Carreiro.
1959: em jogo do turno do Campeonato Carioca, diante de 52.184 presentes (46.727 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo. Os gols do triunfo tricolor foram de Waldo e Telê. O Fluminense passou a somar sete vitórias, um empate e uma derrota, no início da campanha que terminaria com mais uma taça na sala de troféus da rua Álvaro Chaves.
1964: em sua 11ª partida no Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Vasco, perante 49.288 pagantes no Maracanã. O gol do Vasco foi aos 20 minutos do primeiro tempo, em um chute de Célio, que desviou no pé de Altair e enganou Castilho. Com oito vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense liderava a competição, empatado com o America. Aquela campanha tricolor terminaria com a conquista de mais um título estadual, em decisão contra o Bangu, em dezembro.
1972: o Fluminense derrotou o CRB de Alagoas por 2 a 0, diante de 18.941 pagantes no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com dois gols de Lula, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
1981: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, o Fluminense venceu o Serrano por 2 a 1. Os gols tricolores na partida foram assinalados por Edinho e Cristóvão.
1984: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco. O Fluminense, que já havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquele ano, acumulava sete vitórias e dois empates, na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.
1986: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Coritiba, gol do zagueiro Ricardo Gomes, de cabeça, aos 42 minutos do primeiro tempo.
1987: o Fluminense estreou com vitória no Campeonato Brasileiro: 1 a 0 sobre o Corinthians, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O gol da vitória tricolor foi do craque Assis, de cabeça, aos três minutos do segundo tempo.
1999: em jogo válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Dom Pedro II, de Brasília, gol de Odair. Com três vitórias em quatro jogos, o Tricolor iniciava a jornada de retorno à elite do futebol nacional.
2014: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Palmeiras por 3 a 0, gols de Fred (dois, um de pênalti) e Darío Conca (de falta).
****
Aniversariantes do dia:
Agnaldo Gonzaga Macedo, o Nanati (1923), zagueiro com 14 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1945 e 1946.
Marcelo José de Souza, o Marcelinho Paulista (1973), meio-campista com 2 gols marcados em 15 jogos disputados pelo Fluminense, em 1999.
Sorlei Mulari Crudzinski (1973), zagueiro com um gol marcado em 21 partidas disputadas com a camisa do Fluminense, na temporada de 1995. Foi campeão carioca naquele ano, tendo sido um dos três atletas tricolores expulsos no lendário Fla-Flu final.
Amarildo Teodoro Ferreira (1976), lateral-esquerdo com um gol marcado em nove jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1996 e 1997.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.