1927: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o America. Alfredinho abriu o placar para os tricolores, Gilberto e Mineiro viraram para o America, e Preguinho empatou para o Fluminense. Simultaneamente, o Flamengo venceu o Vasco por 2 a 1 em São Januário, e abriu um ponto de vantagem sobre o Fluminense na briga pelo título, que seria decidido na última rodada (vide 18 de setembro).
1938: em partida válida pela rodada inaugural do Campeonato Carioca, no campo da rua Ferrer, o Fluminense goleou o Bangu por 6 a 1, de virada, com três gols de Tim. Estanislau assinalou o gol dos alvirrubros, e Sandro, Hércules e Orlandinho marcaram os outros gols tricolores. Com a grande vitória, o Fluminense iniciava a campanha que selaria o tricampeonato do Rio de Janeiro.
1943: com uma atuação sensacional de
Russo,
o Fluminense ganhou por 5 a 3 do Botafogo, no Estádio de Laranjeiras, em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca. Os cinco gols tricolores foram marcados ainda no primeiro tempo: três de Russo, um de
Adílson e um de Tim. Antes do jogo, o técnico uruguaio
Ondino Viera pedira a Russo que marcasse o
center-half argentino
Carlos Santamaría. Russo, então, sugeriu que Ondino escalasse outro atleta, que soubesse marcar e também atacar. O uruguaio recuou sabiamente de sua decisão anterior, e disse ao craque:
"Haga lo que quieras". Para desespero do rival alvinegro, Russo fez mesmo o que quis...
1955: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 3 a 1. Os gols do triunfo tricolor foram assinalados por Didi, Atis e Telê.
1974: no Estádio do Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 1 a 0, com um gol de Cafuringa, aos 13 minutos do segundo tempo.
1977: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense derrotou o Americano por 1 a 0, com um gol do centroavante argentino Narciso Doval, de cabeça.
1983: em clássico válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, diante de 114.575 pagantes no Maracanã. O gol do Fluminense no jogo foi marcado pelo centroavante Washington, de cabeça, aos 12 minutos do segundo tempo. O ex-tricolor Marco Antônio empatou para os alvinegros, também de cabeça, aos 35, e adiou a festa do título do primeiro turno (Taça Guanabara). O Fluminense conquistaria o turno na partida seguinte, ao vencer o America (vide 11 de setembro). Em dezembro, o Tricolor seria campeão Carioca, ao vencer o triangular final, contra Bangu e Flamengo.
1985: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, graças ao gol de Renê, aos 28 minutos do segundo tempo. Com uma vitória e um empate, o Tricolor iniciava a campanha do tricampeonato.
1991: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Renato Carioca e Ézio.
1992: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Batistão, em Aracaju, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Sergipe, com um gol de Julinho, de falta, aos 12 minutos do segundo tempo.
2013: em partida movimentada, válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro. Os gols tricolores no jogo foram de Wagner e Rhayner. Semanas antes, o clube mineiro havia conquistado a Copa Libertadores. No ano anterior, o Fluminense fora o campeão brasileiro, e o Atlético Mineiro ficara com o vice-campeonato.
****
Aniversariante do dia:
Zoé Brito Guimarães (1926), meia-esquerda que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1945 e 1946, ano em que disputou o Torneio Relâmpago.
PCFilho
Este Fluminense x Botafogo em 1983, foi minha estreia, com 7 anos, no Maracanã.
ResponderExcluirInesquecível a sensação de sair do túnel de acesso à arquibancada e dar de cara com o campo e com a torcida em volta.
Meu padrinho, membro da extinta "Cachaça Flu", foi o responsável. E, por isso, lhe sou grato até hoje.
Parabéns pelo blog.
André, obrigado pelo prestígio ao blog. Fico feliz por ter proporcionado uma doce lembrança como essa de sua primeira ida ao Maracanã. :)
Excluir