1901: uma semana após o primeiro duelo (vide 22 de setembro), o time de Oscar Cox voltou a empatar com os ingleses do Rio Cricket. Desta vez, a partida foi disputada no campo do Paysandu Cricket Club, e terminou 2 a 2. A escalação foi a mesma do primeiro jogo: Clyto Portella; Victor Etchegaray e Walter Schuback; Mário Frias, Oscar Cox e Max Naegely; Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Louis da Nóbrega Júnior, Júlio de Moraes e Félix Frias. Todos os onze viriam a ser sócios e atletas do Fluminense, que seria fundado em 21 de julho de 1902.
* duas observações sobre as regras da época: os tempos eram de 40 minutos cada, não de 45, como atualmente; cada vitória valia 2 pontos, não 3, como atualmente.
1935: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Modesto por 9 a 0, no Estádio de Laranjeiras. Os gols da vitória foram de Romeu Pellicciari (dois), Russo (quatro), Lara, De Mori e Brant.
1940: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 3 a 1, de virada. Os cadetes abriram o placar com Matias, e os tricolores empataram ainda no primeiro tempo, com Russo. Na etapa final, o Fluminense conseguiu a virada, graças aos gols de Carreiro (aos 12 minutos) e Adílson (aos 27). Com o resultado, o Tricolor manteve a liderança da competição - conquistaria o título nas semanas seguintes.
1945: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Bonsucesso, graças aos gols de Pascoal, Pinhegas, Rodrigues Tatu, Orlando Pingo de Ouro e Geraldino.
1946: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Botafogo por 4 a 2. Os gols tricolores foram de Rodrigues Tatu e Ademir Menezes. Em treze partidas na competição, o Fluminense acumulava nove vitórias e quatro derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos, e jogariam o Supercampeonato, no qual Fluminense e Botafogo voltariam a se enfrentar mais duas vezes, em 30 de novembro e em 22 de dezembro (quando o Tricolor sagrou-se campeão).
1957: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 50.998 presentes (44.135 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, graças ao gol de Escurinho e à extraordinária defesa de Castilho, no pênalti cobrado pelo craque Didi. E a atuação magnífica de Castilho não se resumiu a salvar o pênalti: o goleiro tricolor praticou surreais vinte e quatro defesas, numa das maiores exibições individuais da história do Maracanã - que os jornais do dia seguinte premiaram com merecidas notas dez.
Castilho defende pênalti de Didi (reprodução do Jornal dos Sports de 01/10/1957). |
1966: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 2 a 0, com dois gols do atacante Amoroso.
1976: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do CRB, graças aos gols de Gil (dois), Rivellino e Doval.
1978: foi fundada a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, como unificação da Federação Carioca (do antigo Estado da Guanabara) e da Federação Fluminense (do antigo Estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói).
1979: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Goytacaz, no Estádio do Maracanã. O Tricolor abriu o placar com Carlos Alberto Pintinho, aos 13 do primeiro tempo, mas só construiu a goleada na etapa complementar, com dois gols de Nunes (aos 27 e aos 32), um de Rubens Galaxe (aos 43) e um de Kléber (aos 44).
1985: o Fluminense obteve mais uma vitória na campanha do tricampeonato Carioca: 1 a 0 sobre o Botafogo, no Maracanã, gol de Ricardo Gomes, de peixinho, aos 28 minutos do segundo tempo. Após nove partidas na competição, o Fluminense acumulava seis vitórias e três empates, e seguia na briga pela conquista do primeiro turno (Taça Guanabara), que terminaria conseguindo (vide 9 de outubro).
2010: em partida dramática, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Avaí, graças ao gol de Darío Conca, aos 37 minutos do segundo tempo. Com 51 pontos ganhos em 26 jogos (15 vitórias, 6 empates e 5 derrotas), o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista do terceiro Brasileirão de sua história.
Matéria do Jornal do Brasil sobre o jogo de 29/09/1940, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional:
ResponderExcluirhttp://memoria.bn.br/DocReader/030015_06/5532
Retirado o aniversariante Rubens Galaxe - que na verdade nasceu em 29 de abril.
ResponderExcluirEm 29/09/1991, o Fluminense empatou com o America e garantiu a conquista da Taça Guanabara.
ResponderExcluir