1909: em Saint-Cyr, na França, o sócio do Fluminense Alberto Santos Dumont quebrou o recorde de decolagem mais curta da história, levantando voo em apenas 60 metros, com o seu avião Demoiselle VI. Após o voo bem-sucedido, de 10 minutos e 27 segundos, ele fez uma nova decolagem, carregando um peso morto de 20 quilogramas, soltando-o no ar e seguindo em plena harmonia até pousar, dois minutos depois. A façanha do grande inventor brasileiro foi acompanhada por um público entusiasmado, de cerca de três mil pessoas.
1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Mangueira, gols de Fortes e Celso (3). A campanha tricolor na competição passou a ser de dez vitórias e um empate em onze jogos. Naquele ano, o Fluminense conquistaria o primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.
1922: no stand de tiro do Fluminense, foram disputadas as provas de tiros de armas curtas, como parte dos Jogos Olímpicos Latino-Americanos, e quatro atletas brasileiros ganharam medalhas. Na prova de 25 metros (revólver de guerra, 60 tiros), a medalha de ouro ficou com Guilherme Paraense (508 pontos) e a medalha de prata com Antônio Ferraz da Silveira (490 pontos). Na prova de 50 metros (pistola livre, 60 tiros), a medalha de ouro ficou com Sebastião Wolf (483 pontos), e a medalha de prata com Afrânio Costa (481 pontos). Antônio e Afrânio, os dois medalhistas de prata, competiram pelo Fluminense. No mesmo dia, aconteceu a Maratona dos Jogos, com a saída no Estádio do Fluminense, passando por Laranjeiras, Flamengo, Botafogo, Praia da Saudade, Leme, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Leblon, Jardim Botânico, Humaitá e novamente Botafogo e Laranjeiras, e com a chegada também no Estádio do Fluminense. O vencedor da prova foi o chileno Manuel Jesús Plaza Reyes, grande destaque do Atletismo nos Jogos (ele conquistaria a medalha de prata na Maratona dos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928).
1934: em sua estreia no Torneio Extra, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Bonsucesso, graças aos gols de Russo (2), Walter Fortes e Barriloti.
1950: o Fluminense enfim obteve sua primeira vitória no Estádio do Maracanã. Em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, graças a um golaço de Didi, cobrando falta com um chute de curva, aos 35 minutos do segundo tempo. O público do jogo foi de 8.382 pagantes. Este foi também o primeiro Clássico Vovô disputado no Maracanã.
1958: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, diante de 18.648 presentes (14.670 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, com um gol do centroavante Waldo, aos quinze minutos do segundo tempo, de cabeça.
1970: em jogo pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o America. No dia seguinte, o Vasco venceria o Botafogo e se sagraria campeão carioca por antecipação. Na rodada final, o Fluminense carimbaria a faixa do Vasco, com uma vitória por 2 a 0 (vide 20 de setembro). Na semana seguinte, começaria o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, com todos os craques da Seleção tricampeã no México - em disputa, a bela Taça de Prata, que ao fim da competição fixaria residência no melhor endereço possível...
1972: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Arruda, no Recife, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Náutico, graças a um gol de Cafuringa, aos 26 minutos do segundo tempo.
1973: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, diante de 17.473 pagantes no Maracanã, com dois gols de Adílson, aos 19 do primeiro e aos 9 do segundo tempo.
1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou do Volta Redonda por 5 a 2. Os gols tricolores no jogo foram de Cláudio Adão (3), Zezé e Robertinho.
1984: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. O gol tricolor foi do craque Assis. O Fluminense, que já havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquele ano, acumulava sete vitórias e três empates, na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.
2000: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro, no Mineirão. Os gols tricolores foram de Magno Alves (de pênalti) e Agnaldo.
PCFilho
Uma curiosidade: esta foi a primeira data em que não encontrei aniversariantes, desde que comecei a publicar as efemérides (em primeiro de maio).
ResponderExcluir