1909: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Magalhães Castro, o Fluminense goleou o Riachuelo por 8 a 2, graças aos gols de João da Costa Santos (dois), Emile Etchegaray (dois), Albert Victor Buchan (três) e Armínio Motta. Com o resultado, o Fluminense garantiu a conquista do tetracampeonato do Rio de Janeiro. E, assim como no ano anterior, foi de maneira invicta: em 10 jogos, houve 8 vitórias tricolores e 2 empates, com 54 gols-pró e 8 gols-contra (esses números incluem os 9 a 0 sobre o Bangu, partida que foi anulada devido à desistência do clube suburbano, e não incluem a vitória por W.O. sobre o Mangueira, na rodada final). Até hoje, somente o Botafogo igualou o feito do tetra, mas em um campeonato sem os principais concorrentes, na cisão da década de 1930. O bicampeonato invicto ainda é uma façanha única na história. Participaram de todas as quatro campanhas vitoriosas os seguintes atletas: Anderson Williams Waterman, Victor Etchegaray, Albert Victor Buchan, Oswaldo Gomes, Emile Etchegaray e Félix Frias.
1920: uma multidão estimada em 35.000 pessoas compareceu ao Estádio do Fluminense para a parada esportiva em homenagem aos Reis da Bélgica, Rei Alberto I e Rainha Elisabeth, que visitavam o Brasil. Cerca de 1.500 atletas dos clubes da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres desfilaram para o casal real, antes do amistoso entre as seleções da Zona Sul e da Zona Norte do Rio de Janeiro. "Foi uma apoteose sem igual!", exclamou o jornal "O Paiz". A seleção da Zona Sul, que jogou uniformizada com as cores da bandeira da Bélgica, venceu a partida por 4 a 1, graças aos gols de Petiot (dois) e Welfare (dois), com Antenor descontando para o escrete da Zona Norte. Cinco atletas tricolores jogaram pela seleção da Zona Sul, que estava escalada com: Oliveira [Botafogo]; Vidal [Fluminense] e Alfredo Monti [Botafogo]; Laís [Fluminense], Sidney Pullen [Flamengo] e Dino Galvão Bueno [Flamengo]; Luiz Maia Menezes [Botafogo], Petiot [Botafogo], Welfare [Fluminense], Machado [Fluminense] e Bacchi [Fluminense]. Após a partida, os atletas vencedores subiram à tribuna de honra, para receber os cumprimentos de Sua Majestade.
1929: sob a luz dos refletores do Estádio de Laranjeiras, inaugurados no ano anterior (vide 21 de junho), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Syrio e Libanez, no primeiro jogo noturno da história do Campeonato Carioca. O gol tricolor na partida foi marcado por Ripper, de cabeça, aos 15 minutos do segundo tempo.
1937: no último amistoso antes da estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Internacional de Porto Alegre por 4 a 3, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Alfredinho, Hércules, Sandro e Tim. Aquele timaço tricolor começaria em seguida a campanha do bicampeonato.
1943: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Canto do Rio. Os gols tricolores foram de Maracaí e Russo (de pênalti).
1959: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Olaria, graças ao gol do centroavante Waldo, aos 36 minutos do primeiro tempo. O Fluminense passou a somar oito vitórias, um empate e uma derrota, na sequência da espetacular campanha que terminaria com a conquista de mais uma taça.
1970: o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro com vitória: 1 a 0 sobre o Corinthians, no Estádio do Maracanã, com gol do centroavante Flávio, cobrando pênalti. Este foi o primeiro jogo da histórica campanha que daria ao Tricolor a conquista do seu primeiro título nacional.
2010: em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vitória, no Barradão. Os gols da partida foram todos no segundo tempo: Darío Conca abriu o placar para o Fluminense aos 11, Henrique Almeida empatou para o Vitória aos 17, e Rodriguinho marcou o gol da vitória tricolor aos 18 minutos. Com 48 pontos ganhos em 25 jogos (14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas), o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista do terceiro Brasileirão de sua história.
2015: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Goiás por 2 a 0, graças aos gols de Fred e Gustavo Scarpa.
****
Aniversariantes do dia:
Cláudio Guadagno (1968), lateral-esquerdo com 12 atuações pelo Fluminense na temporada de 1999, ano em que encerrou a carreira.
Cosme César Santiago (1973), atacante formado no Fluminense, com 6 gols marcados em 16 partidas pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1992 e 1994. Foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1992, e conquistou a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca de 1993. Após sair do Fluminense, teve passagens por Ituano, Alverca de Portugal e River do Piauí.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.