1929: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da Estrada do Norte (atual Teixeira de Castro), o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 2, após estar perdendo por 2 a 1. Preguinho (2), De Mori e Alfredinho marcaram os gols da vitória tricolor, e o goleiro Velloso defendeu uma cobrança de pênalti.
1935: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 1, de virada. Nelson abriu a contagem para os rubro-negros, mas os tricolores conseguiram reagir, empatando com Sobral, virando com Russo (de pênalti) e ampliando com Hércules.
1946: no último jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Flamengo. Os gols tricolores foram de Pedro Amorim e Simões, e os rubro-negros de Vevé, Adílson, Perácio e Pirillo (2). O Fluminense encerrou o turno com seis vitórias e três derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor e levantaria a taça.
1962: no Maracanã, em jogo do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 1, em uma virada dramática. O Bangu vencia por 1 a 0 até os minutos finais, devido a um gol de Roberto Pinto, aos 10 do primeiro tempo. Porém, o Fluminense não desistiu: aos 43 do segundo tempo, Rodrigo empatou, de calcanhar; e aos 45, Calazans marcou o gol da vitória tricolor.
1974: diante de 87.519 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Carioca. A vitória tricolor foi tranquila: Marco Antônio abriu o placar com um golaço de falta aos 17, e Gil ampliou de cabeça aos 40 do primeiro tempo. O Flamengo só conseguiu marcar o gol de honra no último lance do jogo, com Zico cobrando falta inventada pelo árbitro. Com o resultado, o Fluminense completou sete partidas seguidas sem perder para o Flamengo (quatro vitórias e três empates; Zico ainda não conseguira vencer o Fluminense nos profissionais).
1985: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com um empate: 0 a 0 com o Vasco, perante 25.141 pagantes no Estádio do Maracanã. O Fluminense teve duas chances claras de gol: no primeiro tempo, Branco chutou uma bola na trave, e na etapa final Washington cabeceou para Vitor salvar em cima da linha. Era o início da jornada rumo a mais um memorável tricampeonato tricolor.
1991: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, de virada. Gaúcho abriu o placar para o rival rubro-negro logo aos cinco minutos de jogo, mas Bobô e Renato Carioca marcaram os gols tricolores aos 35 e aos 43, virando o clássico ainda no primeiro tempo. Os torcedores flamenguistas culparam o "Sobrenatural de Almeida", personagem de Nelson Rodrigues, pelo gol de Renato Carioca, que tentou cruzar e acabou encobrindo o goleiro Gilmar Rinaldi.
2001: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Boca do Jacaré, em Taguatinga, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Juventude de Caxias do Sul, de virada. Dauri abriu o placar para o clube gaúcho, e André Luís e Roni assinalaram os gols da vitória tricolor.
2004: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Internacional de Porto Alegre por 3 a 1. O Fluminense saiu na frente com Edmundo (cobrando pênalti), ampliou com Antônio Carlos, viu Rafael Sobis descontar para o Internacional, e fechou o placar com Thiago Ramos.
2010: em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Palmeiras. Emerson Sheik abriu o placar para o Fluminense logo aos 15 minutos do primeiro tempo, mas Ewerthon empatou para o Palmeiras nos acréscimos do segundo tempo. Esta foi a última partida do Maracanã antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014. Com 11 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, o Fluminense passou a somar 38 pontos, na campanha que culminaria na conquista do terceiro Brasileirão de sua história.
2012: em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Orlando Scarpelli, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Figueirense. Digão e Rafael Sobis fizeram 2 a 0 para o Fluminense já no segundo tempo, mas o time de Florianópolis empatou com Aloísio e João Paulo. O Fluminense passou a somar 44 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 12 vitórias, 8 empates e 1 derrota, na campanha que terminaria com a conquista do quarto Brasileirão da história do clube.
Anderson de Carvalho Barbosa (1974), atacante com 4 gols marcados em 24 jogos pelo time principal do Fluminense, na temporada de 1995.
Abelão é o cara!!
ResponderExcluirLonga vida ao Abelão!
Excluir