1903: no último amistoso em São Paulo, o Fluminense obteve mais um triunfo sensacional: 3 a 0 sobre o São Paulo Athletic, então campeão paulista. Os gols da grande vitória do Fluminense no Velódromo foram marcados por Heráclito de Vasconcellos, Horácio da Costa Santos e Cawood Robinson. A escalação do Fluminense neste triunfo histórico foi a seguinte: Charles Cruickshank; Jack Robinson e Victor Etchegaray; Emile Etchegaray, Brooking e Moreton; Cawood Robinson, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Heráclito de Vasconcellos e Félix Frias. O saldo das três partidas em São Paulo foi de duas vitórias e um empate, cinco gols-pró e um gol-contra. O público paulista teve o privilégio de testemunhar a primeira excursão vitoriosa da história do Fluminense, que provava ter nascido com a vocação para a glória.
1907: em amistoso interestadual, disputado na Chácara da Floresta, em São Paulo, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Sport Club Internacional. O gol do triunfo tricolor foi marcado por Emile Etchegaray, aos 22 minutos do segundo tempo. Esta foi mais uma grande vitória tricolor, pois o Sport Club Internacional conquistaria o Campeonato Paulista daquela temporada, sem perder nenhuma partida na competição.
1916: em jogo amistoso em benefício da Policlínica de Botafogo, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo, no campo do adversário, na rua General Severiano. Os alvinegros marcaram dois gols no primeiro tempo, com Vadinho e Carlito Rocha. Os tricolores diminuíram com Chico Netto (de pênalti) e empataram com Celso, o último já na etapa final. O Fluminense ainda marcou o gol da virada, mas este foi mal anulado pelo árbitro. Assim, o "Escudo da Policlínica", que estava em disputa, ficou sem vencedor. Uma curiosidade desta partida: o beque Píndaro de Carvalho Rodrigues, um dos dissidentes que saíram para o Flamengo em 1911, voltou a defender as cores do Fluminense, por um jogo (Píndaro já vestira a camisa tricolor uma vez após a cisão - no jogo em que a Seleção Carioca venceu o Corinthian por 2 a 1, vestindo o uniforme do Fluminense, em 1913 - vide 21 de agosto).
1929: na partida amistosa de inauguração do Estádio da Alameda, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o América Mineiro por 4 a 0, gols de Preguinho (de falta), Nascimento e Ripper (2), todos no segundo tempo. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Dom Pedro II. Este foi o primeiro duelo entre o Fluminense e o América de Belo Horizonte. No mesmo dia, atletas dos dois clubes se enfrentaram também em outros esportes, na sede do clube mineiro: no tênis, vitórias do América nas partidas de duplas e do Fluminense nas partidas de simples; no basquete, vitória do Fluminense por 25 a 10.
1935: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Bonsucesso. Os gols tricolores foram assinalados por Romeu Pellicciari (2), Sobral e Russo (de pênalti).
1940: em jogo válido tanto pelo Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Rio-São Paulo, em General Severiano, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Os gols tricolores na partida foram de Carreiro e Adílson, ambos ainda no primeiro tempo. O Torneio Rio-São Paulo seria interrompido ao fim do primeiro turno, com Fluminense e Flamengo dividindo a liderança. O Campeonato Carioca terminaria com o Fluminense campeão.
1946: no primeiro jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Bonsucesso por 8 a 3, no campo da avenida Teixeira de Castro. A goleada tricolor foi construída com gols de Rodrigues Tatu, Simões (3), Pedro Amorim (2), Pé-de-Valsa e Orlando Pingo de Ouro. Em dez partidas na competição, o Fluminense acumulava sete vitórias e três derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor e levantaria a taça.
1957: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, perante 72.177 presentes (65.287 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Flamengo. O Fluminense abriu vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo do clássico, com dois gols do centroavante Waldo, aos 19 e aos 23 minutos. Na etapa final, Dida chegou a descontar para o Flamengo aos 35 minutos, de cabeça, mas aos 42 Telê deu números finais ao placar: Fluminense, líder invicto, três; Flamengo, um.
1974: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 5 a 1, diante de 72.368 pagantes no Maracanã. Os gols tricolores foram de Gil (3), Mazinho e Kléber. O Vasco, que havia conquistado o Campeonato Brasileiro em 1º de agosto, não foi páreo para a garotada tricolor, liderada pelos veteranos "tricampeões" Félix, Marco Antônio e Gérson. Aos 20 minutos do primeiro tempo, o placar já estava em 3 a 0; aos 5 da etapa final, o Fluminense abriu 5 a 0, com Gil cobrando pênalti - foi quando a torcida vascaína enrolou as bandeiras e deixou o estádio. O Vasco marcou seu gol de honra com Roberto Dinamite, aos 31. Este passeio foi a maior goleada do Fluminense sobre o Vasco no Estádio do Maracanã.
1996: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Internacional por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Uidemar.
2002: em partida emocionante no Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Figueirense. O primeiro tempo terminou com vitória tricolor por 2 a 0, com dois gols de Magno Alves, aos 2 e aos 43. No segundo tempo, Selmir descontou aos 5, Yan ampliou aos 30, Selmir descontou novamente aos 34, e Mendes empatou aos 40. Quando parecia que o jogo terminaria em 3 a 3, brilhou a estrela do craque: aos 43, Romário recebeu passe da esquerda, girou e com categoria marcou o gol da vitória tricolor. Foi o 100º gol do Baixinho em Campeonatos Brasileiros.
2010: em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Engenhão, o Fluminense venceu o Ceará por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Mariano e Washington (2), todos marcados ainda no primeiro tempo da partida. O Fluminense liderava o Brasileirão, somando 41 pontos ganhos (12 vitórias, 5 empates e 3 derrotas). Seguindo com a ótima campanha, o Tricolor conquistaria o terceiro Campeonato Brasileiro de sua história.
****
Aniversariantes do dia:
Mário de Faria (1928), centro-médio com 51 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1948 e 1951.
Deoclécio Manoel de Miranda, o Miranda (1947), zagueiro com 84 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1977 e 1980. Em 1977, conquistou as Copas Vale do Paraíba e Governador Faria Lima.
Marco Aurélio Arantes Salgado, o Marcão (1965), centroavante com 9 gols marcados em 21 partidas pelo Fluminense, entre os anos de 1986 e 1988.
Dalbert Henrique Chagas Estevão (1993), lateral-esquerdo com passagem pelas divisões de base do Fluminense, em 2012. Hoje, é atleta da Internazionale de Milão, da Itália.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.