1937: em sua quarta partida no Torneio dos Campeões, o Fluminense perdeu por 4 a 3 para o Rio Branco, campeão capixaba, no Estádio de Zinco, em Vitória. Os gols tricolores foram de Russo (dois) e Romeu Pellicciari. O Fluminense agora tinha duas vitórias e duas derrotas no Torneio dos Campeões, um quadrangular com os campeões do Distrito Federal, de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, uma das primeiras tentativas de organização de um campeonato nacional de clubes. Quatro dias depois, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense teria sua revanche contra o Rio Branco (vide 28 de janeiro).
1960: em partida disputada diante de ótimo público no Estádio Olímpico Universitário da Cidade do México, o Fluminense venceu o San Lorenzo, da Argentina, por 3 a 1, graças aos gols de Waldo, Maurinho e Escurinho. No mesmo dia, no jogo de volta pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1959, a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Potiguar, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, e garantiu sua classificação para o quadrangular final. Os cariocas, sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, jogaram com: Manga [Botafogo]; Joel [Bangu], Darci Faria [Bangu] e Altair [Fluminense]; Amaro [America] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Rossi [Botafogo], Pinga [Vasco], Décio Esteves [Bangu] e Babá [Flamengo]. O gol carioca foi do atacante botafoguense Rossi.
1981: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do América de Natal, graças aos gols de Zezé (dois), Gilberto e Adilço.
1987: em jogo válido pela penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o Fluminense venceu o Santa Cruz por 2 a 0, no Maracanã, gols de Washington e Alberto Félix. O Tricolor já estava classificado à terceira fase da competição.
2007: em sua estreia no Campeonato Carioca, numa rodada dupla com 31.158 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Friburguense, gol do estreante Alex Dias. Na outra partida do dia, Botafogo e Madureira empataram em 2 a 2. Na temporada que se iniciava, o Fluminense voltaria a realizar ótimas campanhas no cenário nacional, conquistando a Copa do Brasil, e terminando na quarta posição do Campeonato Brasileiro.
2010: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 1 a 0, gol do zagueiro Leandro Euzébio. Foi a quarta vitória em quatro jogos na temporada, que seria marcada pela conquista do Campeonato Brasileiro após 26 anos.
2013: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Olaria, graças aos gols de Leandro Euzébio, Wellington Nem e Jean.
2017: em sua estreia na Copa da Primeira Liga, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Criciúma, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, graças aos gols de Henrique, Pedro e Marquinho.
****
Observação: não encontrei nenhum aniversariante nesta data. Se o leitor conhecer algum personagem da história do Fluminense nascido em 24 de janeiro, peço que me avise nos comentários, e agradeço antecipadamente.
PCFilho
Acrescentado o evento de 2017:
ResponderExcluir2017: em sua estreia na Copa da Primeira Liga, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Criciúma, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, graças aos gols de Henrique, Pedro e Marquinho.
Eu tenho uma lembrança antiga, que carece de confirmação, que houve muitos problemas de arbitragem e violência nesse jogo de 1937, o que teria sido fundamental para o desfecho do torneio.
ResponderExcluirAcho que também já ouvi falar disso.
ExcluirFoi uma derrota estranha, porque evidentemente o Fluminense tinha um time muito melhor. Porém, não conheço detalhes sobre essa questão da arbitragem. Tentarei achar algo.
ExcluirAinda tá valendo a oferta de uma mariola, duas jujubas e uma paçoca pra quem descobrir um aniversariante de 24 de janeiro. 😊
ResponderExcluir