1938: em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca de 1937, o já bicampeão Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, no Estádio de Laranjeiras. Os gols do Fla-Flu foram de Sandro para os tricolores e de Leônidas da Silva para os rubro-negros. A campanha do título terminou com 17 vitórias, 4 empates e 1 derrota, 65 gols-pró e 22 gols-contra. Na disputa da Taça Gardano, que contabilizava somente os Fla-Flus dos Campeonatos de 1936, 1937 e 1938, o Fluminense seguia na frente, com 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota. No ano que começava, o Tricolor conquistaria tanto a Taça Gardano (vide 11 de setembro) quanto o tricampeonato do Rio de Janeiro (vide 30 de dezembro).
1947: em amistoso interestadual, no Estádio Durival Britto, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Atlético Paranaense, gols de Careca (dois), Orlando Pingo de Ouro e Juvenal. Pela vitória, o Tricolor recebeu a Taça V. C. Borba.
1958: em amistoso no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense derrotou o São Paulo por 1 a 0, com um gol-contra de Diógenes. A excursão tricolor pelas regiões Norte e Nordeste agora contabilizava sete vitórias e um empate.
1965: em amistoso interestadual, no Estádio Governador Bley, em Vitória, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Rio Branco, campeão capixaba, na revanche da derrota por 1 a 0, dois dias antes. Os gols da vitória tricolor foram de Amoroso e Jorginho.
1972: em partida da segunda rodada do Torneio Cidade de Salvador, disputada na Fonte Nova, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o River Plate, da Argentina. Também participaram do quadrangular o Vitória e o Grêmio.
1975: em amistoso, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, graças aos gols de Erivelto e Luís Alberto. Este foi o primeiro jogo oficial de uma temporada que seria histórica, com a conquista do Campeonato Carioca (vide 17 de agosto) e outros triunfos memoráveis, como a vitória sobre o poderoso Bayern de Munique (vide 10 de junho)
1985: em sua estreia no Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Santos, de virada, no Maracanã, no duelo entre os campeões carioca e paulista. O atacante Lima abriu o placar para os visitantes na etapa inicial, mas o segundo tempo trouxe a vitória tricolor, graças aos gols de Vica e Assis. O treinador do Santos era Carlos Castilho, o histórico goleiro do Fluminense, que foi aplaudido e teve seu nome cantado pela torcida tricolor. A partida teve 28.823 pagantes no Maracanã.
Os campeões da Copa São Paulo de 1986 (foto: site Melhores da Base). |
2014: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Nova Iguaçu, graças aos gols de Jean, Darío Conca e Wagner.
Paulo Sérgio. |
Esse Paulinho não é o que fez o gol do título de 1985, não?
ResponderExcluirNão! O Paulinho do gol de 1985 se chama Paulo Roberto Ferreira Primo, e nasceu em 1964.
ExcluirO Paulinho aniversariante de hoje se chama Paulo Roberto Rodrigues de Amorim, e é de 1952.
Obrigado pelo esclarecimento!
ExcluirTem um outro Paulinho craque, que nasceu em 1984 e seria um grande ídolo do Fluminense.
ExcluirPena que os joelhos dele não deixaram sua carreira nem começar. E ele teve que cursar engenharia, e agora escreve uns posts sobre Fluminense e xadrez na internet. 😂
Hahaha! O Fluminense perdeu um craque mas ganhou um baita historiador!
ExcluirNem tão craque, nem tão baita historiador. 😂
ExcluirPaulo Sérgio é há muitos anos comentarista de TV no ES, na afiliada local da Rede Globo:
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/espirito-santo/bom-dia-es/videos/v/comentarista-paulo-sergio-fala-sobre-jogos-do-final-de-semana/5822088/
Interessante, Alexandre. Obrigado por compartilhar aqui essa informação sobre o Paulo Sérgio. :)
Excluir