quinta-feira, 9 de julho de 2009

A camisa laranja

FOTO: os uniformes do Fluminense para 2009. Alan e Conca vestem a camisa branca (uniforme reserva dos jogadores de linha). Thiago Neves e Tartá vestem a camisa tricolor (uniforme titular dos jogadores de linha). Ricardo Berna veste a camisa azul de goleiro, e Fernando Henrique veste a camisa laranja de goleiro.

Amigos, confesso com escrúpulo e vergonha que o tema da crônica de hoje é bizarro, patético e ridículo. Porém, considero que é uma discussão necessária. No dia da apresentação dos uniformes do Fluminense para a temporada de 2009, o goleiro Fernando Henrique declarou à imprensa que não gostara da camisa laranja (que ele veste na foto acima).

Segundo o arqueiro tricolor, a camisa é belíssima (concordo plenamente). Porém, não serve para goleiros, porque é muito chamativa. "Os atacantes olham para o gol, e logo percebem onde o goleiro está posicionado", argumenta Fernando Henrique. Faz sentido, não?

Na minha opinião, faz todo o sentido. Mas eu sou engenheiro e prefiro trabalhar com dados e com opiniões de especialistas. Que tal ouvir o melhor goleiro que o futebol já conheceu? Com a palavra, Carlos Castilho, o maior ídolo da história do Fluminense:

"Utilizo o uniforme desta cor [azul], porque isso tira o ponto de referência dos atacantes adversários, já que as cadeiras inferiores do estádio [Maracanã] também são azuis. Assim, fico invisível para os atacantes".

FOTO: Castilho, o mito, com seu histórico uniforme azul.

Um leitor mais atento poderia argumentar que Castilho era daltônico, e não entendia muito bem desse negócio de cores. Pode ser. Então, passemos a palavra ao segundo melhor goleiro da história: o soviético Lev Ivanovich Yashin, famoso por ter defendido 150 pênaltis na carreira.

"Meu uniforme é preto e há um motivo para isso: tornar mais difícil que os oponentes enxerguem a minha posição sob os arcos".

FOTO: Lev Yashin, o Aranha Negra, goleiro do Dinamo de Moscou e da extinta União Soviética.

Não quero comparar o Fernando Henrique ao Castilho e ao Yashin. Não se comete uma covardia dessas com um ser humano. Porém, podemos perceber que FH concorda com os dois lendários arqueiros quando a questão é o uniforme. Logo, a escolha mais sensata parece ser mesmo a do uniforme azul, em detrimento da chamativa camisa laranja.

Para não ficar apenas com opiniões pessoais (embora sejam opiniões que merecem o nosso respeito eterno), que tal analisar alguns números?

O Fluminense já jogou 9 partidas neste Campeonato Brasileiro. Nestes 9 jogos, nossos goleiros sofreram 12 gols. Dos 9 jogos, em apenas 3 a polêmica camisa laranja foi utilizada: Fernando Henrique 1 vez (Fluminense 1 x 4 Santos), e Ricardo Berna 2 vezes (Avaí 3 x 2 Fluminense e Corinthians 4 x 2 Fluminense). Faça as contas, leitor: FH sofreu 4 tentos com a camisa laranja, e RB sofreu 7. Isso totaliza 11 gols, de um total de 12.

Vamos deixar bem claro:
- 11 gols sofridos em 3 jogos com a camisa laranja;
- 1 gol sofrido em 6 jogos sem a camisa laranja.

Há ainda alguns agravantes:
- o gol sofrido pela camisa azul foi de pênalti (Náutico 1 x 1 Fluminense).
- a camisa azul passou invicta por dois clássicos (Fluminense 1 x 0 Botafogo e Fluminense 0 x 0 Flamengo), jogos em que costumam sair muitos gols.
- dois dos três adversários da camisa laranja estão entre os piores ataques do campeonato (Avaí e Corinthians), e mesmo assim fizeram chover gols.

FOTO: Fernando Henrique em ação no Maracanã, com o uniforme laranja, contra o Santos. O Fluminense sofreu quatro gols nesta partida.

Por favor, leitores, divulguem esse texto, façam-no chegar à grande imprensa. Pelo bem do Fluminense, o belíssimo traje laranja deve ficar apenas nas arquibancadas, gerais e cadeiras. Debaixo dos arcos, por favor, utilizemos tons mais discretos.

Desculpem-me pelo tema patético. Pelo menos, pude citar Castilho e Yashin, o que dá algum valor histórico a este bizarro post.

PC

19 comentários:

  1. Na comunidade do Fluminense:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5356465319290868950&na=4

    ResponderExcluir
  2. Acho que os números já falariam por si próprios, os depoimentos de Castilho e Yashin só confirmam os fatos.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz... é uma camisa LINDA, mas...

    ResponderExcluir
  4. http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3620725-EI1832,00-Cores+de+uniformes+podem+influenciar+desempenho+de+goleiros.html

    Nessa matéria, o ex-atacante Élber observa: "Sem dúvida, facilita um pouco a vida do atacante. Se o goleiro está de camisa laranja, por exemplo, você não precisa levantar a cabeça para chutar".

    A professora Márcia Okida, da Universidade Santa Cecília, estuda a fisiologia das cores e afirma: "Essas cores fortes podem ser percebidas pela visão periférica. Mesmo sem olhar fixo, o atacante sente o que está em sua volta".

    É, parece que concordam comigo...

    ResponderExcluir
  5. É realmente uma camisa linda, mas tomar uma média de 3,67 gols por jogo é inviável!

    Acho que a melhor era a da Libertadores, bem mais discreta. (e não muito bonita)

    ResponderExcluir
  6. Eu falo isso desde a apresentação dos uniformes, camisa laranja pro goleiro não.
    Ela é linda, mas que fique somente nas arquibancadas.

    ResponderExcluir
  7. eu acho linda essa camisa. mas... não tenho nenhum momento bom q eu lembre dos jogos quando se estava usando ele.

    mto bom o texto, os fatos... tudo comprova.

    ResponderExcluir
  8. Fala PC.

    Rapaz, concordo plenamente com você e te digo que este post de patético não tem nada.

    O assunto é bem pertinente e acho que logo aposentarão a lindíssima camisa laranja para arqueiros!

    Um grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tu viu no meu blog a poesia que havia feito sobre dia 2 de Julho?? Dei um mole em não ter postado no dia que fez 1 ano.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Paulo Cezar, eu estava dando uma volta pela internet, procurando blogs sobre futebol, mais especificamente buscando blogs com algum conteúdo, q fujam do senso comum, do simples noticiário, o q é a minha proposta mesmo com o blog q produzo: www.cazzofutblog.blogspot.com

    Então aqui estou tendo a grata surpresa de me deparar com um blog menos quadrado do q os inúmeros q estão no ar. Parabéns, cara!

    Dá uma passada lá no meu blog. Se tu achar conveniente, podemos trocar links, deixo o teu lá nas minhas indicações, tu joga o meu link aqui, blz?

    Obs.: Nelson é tbm a minha grande referência.

    Muita sorte pra ti.
    Vamos entrar em contato.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Com Edcarlos e Mariano na zaga, a camisa fica ainda mais laranja.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado a todos pelos comentários.

    Igor, vi e adorei a poesia. Parabéns, é arrepiante!

    CAZZO, visitei seu blog, e lerei com calma daqui a pouco.

    Minoru: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  13. bem,acho que a camisa laranja ajuda um pouco o adversário,mas nao taaaaanto assim.
    mas o numero ta ai,e quem sou eu pra ir contra a opinião de castilho

    camisa azul já

    com essa zaga a camisa fica mais laranja ainda [2]

    ResponderExcluir
  14. Com Edcarlos e Mariano na zaga, a camisa fica ainda mais laranja. [345]
    hahahahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  15. Grande PC...

    Quem sou eu para discordar de Castilho e Yashin, porém....

    Grandes goleiros também jogaram e ainda jogam com camisas chamativas. Peter Schmeichel jogou muito tempo de amarelo. Petr Cech ano passado quase inteiro jogou de laranja e chegou a final da Champions League. Até Van der Sar, Buffon e Julio Cesar já jogaram de amarelo, laranja e verde "limão"...

    Sou goleiro há 15 anos, já disputei vários campeonatos de salão e sintético, e jogo de... VERDE-LIMÃO... Explico: De longe os atacantes podem t ver mesmo sem olhar, mas de perto você cresce e muito por causa da cor do uniforme. Me recordo até de uma entrevista do Peter Scmeichel falando exatamente isso... Creio que o nosso problema no gol Tricolor não seja bem o uniforme :(

    Abraços...

    ResponderExcluir
  16. PhBueno

    Li uma citação do Raul Plasman concordando com você. Pelo visto, tbm tem gente muito boa que defende os uniformes chamativos.

    Mas continuo com Castilho e Yashin. :D

    ResponderExcluir
  17. Acho que é interessante notar que os goleiros citados que usavam camisas chamativas NÃO usavam meias e calções chamativos, como usam os goleiros do Fluminense.

    O que mais afeta a visão do jogador, que geralmente está olhando para a bola, é justamente a cor das meias e do calção do goleiro.

    Que pelo menos os dirigentes tomem consciência disso e adotem somente a camisa laranja, com meias e calções pretos.

    ResponderExcluir
  18. E o Flu não voltou a vestir a camisa laranja nos goleiros... já utilizaram até a roupa roxa, do ano passado.

    Será que estão lendo o blog? :)

    ResponderExcluir
  19. ST, PC!
    Adorei o texto sobre o Castilho! Por tantas razões de orgulho!
    Excelente recordação!

    Obrigada e parabéns!!

    Nina

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.