quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quatorze contra onze

Amigos, hoje foi uma covardia em São Paulo. O Corinthians entrou no gramado do Pacaembu com quatorze jogadores, e o Fluminense apenas com onze. Jogando com três a menos, até que o Tricolor perdeu de pouco. Olhando por essa perspectiva, o quatro a dois não foi tão ruim assim.

Analisemos a escalação do Sport Club Corinthians Paulista. No gol, Felipe, a muralha. Nas laterais, Alessandro, o falastrão, e André Santos, o sarrafeiro. Na defesa, o xerife Chicão e o Diego. No meio-de-campo, o violento Cristian e os habilidosos Elias e Douglas. No ataque, o Fenômeno Ronaldo e os velozes Jorge Henrique e Dentinho. Nas pontas, os bandeirinhas José Carlos Dias Passos e Gilson Bento Coutinho. Comandando tudo em campo, il Capone Heber Roberto Lopes. Contaram? São quatorze homens. Já o Fluminense, coitadinho, jogou apenas com os onze regulamentares: Ricardo Berna; Mariano, Edcarlos, Cássio e João Paulo; Fabinho, Wellington Monteiro, Diguinho e Conca; Leandro Amaral e Fred.

Este escriba já viu muitas arbitragens ridículas. Já viu pênalti ser marcado e depois desmarcado (Fluminense x CRB, 1998). Já viu gol sem a bola entrar, já viu o jogo seguir depois de a bola entrar. Já viu pênalti inexistente ser marcado, e pênalti claríssimo ser ignorado (Fluminense x LDU, 2008). Mas arbitragem tão tendenciosa quanto a da noite de quarta-feira, ah, este escriba não se recorda de ter visto.

Examinemos o golaço de Conca no segundo tempo. O meia tricolor apanhou a bola no meio-campo, e partiu sozinho para cima. Driblou meio time do Corinthians, invadiu a área e fuzilou para o gol. Olho para o bandeirinha e me espanto: ele estava com a sua bandeira levantada, marcado impedimento. Sim, impedimento. O leitor não leu errado: impedimento em jogada individual. Um roubo descarado, amigos, descaradíssimo. Ainda bem que il Capone teve a perspicácia de ignorar o ato estúpido de seu auxiliar, e validou o tento. O Ramón assistia ao jogo ao meu lado, e fez uma observação interessante. Para o bandeirinha marcar um impedimento tão absurdo, tão fora da regra, ele só poderia estar condicionado a levantar a bandeira sempre que o Flu chegasse na frente dos arcos corintianos. Ele só podia estar mal intencionado.

Voltemos ao primeiro tempo. O Fluminense penetrou perigosamente em três jogadas seguidas, e o bandeirinha (o outro) anulou as três, marcando impedimento. Em uma delas, Fred já havia cabeceado a bola para as redes. Nos três lances, uma semelhança perturbadora: eram impedimentos extremamente difíceis de se analisar. A distância entre os "últimos homens", nos três lances, era menor que cinqüenta centímetros. A dona FIFA recomenda que o jogo siga em caso de dúvida, em benefício do ataque. Mas o auxiliar parece desconhecer a regra, assim como seu companheiro de time, digo, de arbitragem. Resultado: prejuízo tricolor também no primeiro tempo.

Quando o jogo estava 3 a 0 para o Corinthians, o Fluminense começou a reagir. (Muito tardiamente, diga-se de passagem). Conca fez 3 a 1 (na jogada do erro grosseiro explicada acima), e Alan - o príncipe pó-de-arroz - fez 3 a 2.

Amigos, foi uma vitória sensacional do Corinthians. E não me venham dizer que o Fluminense jogava só com onze. Eram onze fanáticos dispostos a vencer ou perecer. O Tricolor cresceu com a desvantagem numérica, e lançou-se todo para o ataque. O provável era que conseguíssemos o empate, e talvez a vitória. O Fluminense fazia um grande segundo tempo. Foi preciso que il Capone, o reforço mais aguardado que um Moisés no Parque São Jorge, fizesse sua grande jogada. Ele expulsou Fred de campo, porque o atacante tricolor xingou o adversário. Ah, que defesa da boa educação e dos bons modos! Il Capone me comoveu, sinceramente. Os jogadores sempre se trataram em campo como "senhor" e "vossa excelência". Um xingamento, um palavrão, é inaceitável na prática do esporte bretão. Tomara que os tribunais desportivos suspendam Fred por 1000 dias.

E então não se interrompeu mais a ascensão corintiana rumo à vitória. Ronaldo fez o quarto gol - um golaço - e decretou o placar final em 4 a 2. E quem é o personagem da quarta-feira? Poderia ser Ronaldo, autor de três gols (um em posição ilegal, um empurrando Cássio, e o terceiro uma pintura). Também pensei em eleger André Santos, o lateral-esquerdo da Seleção, por causa de seu fair-play que fez Diguinho sair de campo sangrando. Felipe, com suas grandes defesas, também merecia o posto. Mas não, não seria justo. Todos os quatorze jogadores do Corinthians, do goleiro a il Capone, são merecedores da homenagem. Portanto, o meu personagem da quarta-feira na verdade são quatorze: os quatorze do Corinthians que derrotaram os onze do Fluminense.

Domingo, tem Fluminense e Santo André. Me lembrei hoje de uma capa da revista de domingo do JB, em 1996, antes ainda do primeiro rebaixamento. É com a mensagem dela que eu me despeço: "REAGE, FLU".


PC

Vídeo dos melhores momentos:

31 comentários:

  1. Alguns detalhes interessantes (ÁRBITROS):

    SIMON - apitou num domingo Botafogo x Corinthians; na quarta-feira apitou Fluminense x Corinthians no Maracanã. (onde não marcou 2 penaltis a favor do Fluminense. fora o gol de Fred...[aquela coisa, na dúvida é a favor do Corinthians] e um impedimento mal marcado no Thiago Neves.)

    ASSISTENTES NO JOGO CORXFLU(1º JOGO): *Roberto Braatz (Fifa-PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
    ASSISTENTES NO JOGO FLUXCOR(2º JOGO): *Roberto Braatz (Fifa-PR) e Marcelo Bertanha Barison (RS).

    HÉBER ROBERTO LOPES: apitou o 1º jogo entre Corinthians x Fluminense no Pacaembú. curiosamente também apitou o 1º jogo entre Vasco x Corinthians no Maracanã. e apitou o 1º jogo da final contra o inter. CURIOSO...

    ASSISTENTES NO JOGO VASCO X COR(1º JOGO): *Roberto Braatz (Fifa-PR) e *Altemir Hausmann (RS)
    ASSISTENTES NO JOGO COR X VASCO(2º JOGO): *Altemir Hausmann (Fifa-RS) e *Alessando Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA). - curiosamente esse foi o único jogo onde um membro do Trio de Arbitragem não era da Região Sul.

    Vale lembrar(2ºjogo das semi-finais): o penalti escandaloso a favor do Vasco q o juiz Leonardo Gaciba não marcou.

    ASSISTENTES NO JOGO COR X INTER(1º e 2º JOGO): *Roberto Braatz (Fifa-PR) e *Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) [ curiosidade: nos 2 jogos ]

    - 2º gol do Corinthians no 1º jogo: irregular. (a falta foi batida com a bola rolando. fato q pegou os jogadores do Inter de surpresa...e Ronaldo na cara do gol)
    - 1º gol do Corinthians no 2º jogo: originado de uma falta não marcada num lance anterior ao gol.(em cima do Zagueiro Índio).
    ---------------------------------------------------------
    e hoje ? Heber Roberto Lopes...
    ps: todo mundo xinga juiz . desculpa esfarrapada pra expulsar.

    ResponderExcluir
  2. a culpa é sempre do juiz?
    zaga medíocre
    laterais medíocres
    volantes medíocres
    presidente medíocre

    diguinho+conca+fred+l.a nao vao ganhar jogo sempre

    de nada adianta o ataque marcar 200 gols se a zaga tomar 201,pior ainda quando temos o pior ataque da competição,fizemos 2 gols porque o corinthians PAROU de jogar,em QUALQUER momento que o corinthians quizesse fazer o gol eles iam la e faziam

    domingo mais stress contra o santo andré,e se ganhar vai ser aquele 1x0 suado

    haja coração

    ResponderExcluir
  3. seria chororô.











    sem fosse só com Flu.

    ResponderExcluir
  4. Ivens Mendes não morreu pelo visto.

    ResponderExcluir
  5. Roubalheiras pro Corinthians sempre existiram e talvez sempre existirão, isso é um fato. Para nós, meros torcedores, é assim que a coisa funciona e pouco podemos fazer a respeito.
    Deixando esse fato de lado e analisando o jogo, só reforço a minha idéia que esse ano já está perdido, e creio que também deve ser a do Parreira. Montamos um elenco xulo e fudido e estamos pagando o preço. Aos poucos novas contratações estão vindo, estamos ganhando mais estruta (CT) e ainda creio em pelo menos mais 1 ou 2 reforços de peso. Vamos montar uma base e um projeto visando próximo ano, assim como fez o Inter ano passado e passar esse ano em branco. Só espero que dê certo.

    ST

    ResponderExcluir
  6. O primeiro tempo do Flu foi medíocre depois do nosso gol anulado. Um dos gols do gordo começou numa linda jogada de Fabinho que errou um passe de 2 metros e armou o contra-ataque corintiano.
    Renato, a culpa não é sempre do juíz, não é isto que está sendo dito. O Flu foi muito irregular! Ainda bem!!! Porque depois do impedimento no gol de placa do Conca e da expulsão por nada do Fred, ficou claro que o Fluminense ia perder de qualquer jeito. Jogando mal sentimos menos raiva da derrota.
    Ricardo Berna teve uma atuação desastrosa! Muito mal posicionado (muito adiantado) em dois gols do Corinthians e um frango em outro gol quando deixou passar um peteleco do Gordito. Wellington Monteiro e Fabinho não deram combate, foram pro ataque, onde só fizeram m&¨%&#&, enfim atuações pra esquecer. Com isto a dupla de zaga, que já não é das mais fortes sucumbiu ao entrosamento do timinho do Corinthians.
    Outro fator determinante para a derrota foi a camisa laranja de Berna, como o Flu toma gols qndo seu arqueiro a veste!!! PC, estatísticas por favor!!! Vamos fazer um manifesto contra esta camisa!!!

    Já falei um monte de coisa, mas não posso deixar de falar que a arbitragem também foi muito tolerante com as sarrafadas do timinho alvinegro. André Santos é um sarrafeiro, só faz falta, poderia ter recebido uns 5 amarelos no jogo de hoje, recebeu só um. Abre o olho Dunga!!! Olha pro Tricolor Marcelo do Real!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Porra!!! chororô é meu piru! desculpem os termos! MAs, fala sério!!! estávamos jogando MUITO melhor que o curinthians... Aquela vantagem, da falta do diguinho no gordo, foi ridícula... A bola passou por mais dois jogadores... NUNCA VI VANTAGEM DE 20 SEGUNDOS!!! Naquele momento, meu amigo disse que íamos perder! Não deu outra!!!

    Enquanto não tivermos bastidores, não conseguiremos título de expressão nenhum!!!

    E não é só o Fluminense!!! é QUALQUER time que jogar contra o Curinthians!!!

    Acho que já sei quem será campeão brasileiro de 2009!

    ResponderExcluir
  8. Acho que já sei quem será campeão brasileiro de 2009! [2]

    ResponderExcluir
  9. Comentários na comunidade maior do Fluminense: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5356198198094861526

    ResponderExcluir
  10. Em dois gols do Corinthians, Diguinho errou bisonhamente um passe e Fabinho perdeu uma bola no meio-de-campo em uma jogada individual (?).

    ResponderExcluir
  11. Ontem não vi o jogo, mas estou com o Felipe que temos de pensar em 2010 e não sermos rebaixados esse ano. Há muito que sou fã do Alan, o muleque é bom e digo que será o titular do escrete canarinho em 2014, anotem. Quanto a roubalheira contra nós já estou acostumado...

    ResponderExcluir
  12. Engraçados os programas esportivos de hoje. Nego congelando a imagem do gol anulado do Fred milhares de vezes, para constatar o tal impedimento de TRINTA CENTÍMETROS!!!

    O do Ronaldo, que estava MAIS IMPEDIDO AINDA, nem é reprisado... cadê o tira-teima???

    Mais comentários:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5356371736252343443&na=4

    ResponderExcluir
  13. Até em fórum de video game esse texto foi citado. :)

    http://www.wii-brasil.com/forum/index.php?showtopic=984&st=25760

    ResponderExcluir
  14. Não é de hoje que estamos sendo garfados descaradamente. Só quando estivermos as portas da segundona é que os nossos dirigentes vão otar a boca no trombone para aparecer para a torcida. E ainda criticam o Inter...

    ResponderExcluir
  15. esse ano ja era,e provavelmente ano que vem também,teremos que aguentar esse pseudo presidente até o final de 2010

    espero que 2011 de presidente novo a gente saia da escuridão,com horcades nao creio mais em nada :/


    obs:campeão brasileiro 2009 será o Cruzeiro,podem anotar

    ResponderExcluir
  16. DVD feito pelo Internacional exibe diversos erros de arbitragem favoráveis ao Corinthians esse ano:
    http://esporte.uol.com.br/ultimas/multi/2009/06/30/0402386EC8816346.jhtm

    ResponderExcluir
  17. Torcedor processa Heber Roberto Lopes por considerar-se prejudicado por manipulação de resultados:
    http://esportes.terra.com.br/futebol/corrupcaonofutebol/interna/0,,OI716509-EI5477,00.html

    ResponderExcluir
  18. O Fluminense vinha jogando melhor até a suspeitíssima anulação do gol do Fred, que a olho nu não poderia ser invalidado por nenhum bandeirinha, exceto se ele fosse o C3PO ou o R-2 D-2 de Guerra nas Estrelas. Como a má intenção foi declarada nesse lance, o caminho foi facilitado para os três gols da gambazada em 10 minutos. E no segundo tempo, quando o empate era possível, o soprador de apito, o Collina do Terceiro Mundo, expulsa o Fred por simulação de uma falta QUE EXISTIU. Afora o bandeirinha, já condicionado a prejudicar o Fluminense e que levantou o instrumento de forma inacreditável num gol legal e lindo como o do Conca.
    Desse Fluminense, não se sabe o que esperar. Da diretoria muito menos. O Horcades parece preocupado com outra coisa, menos com o Brasileiro. Já fomos garfados em outros três jogos e ninguém fala nada. A zona perigosa do rebaixamento se aproxima. É hora do Fluminense passar a vetar árbitros e bandeirinhas que vem sistematicamente prejudicando a gente. Senão, faremos companhia ao Botafogo na turma dos rebaixados pra Segundona.

    ResponderExcluir
  19. Muito me agrada ver o choro da torcida do Fluminense... Sinal que as coisas foram excelentes para o adversario (Timão)
    Agora acho a maior falta de vergonha vim reclamar de Juiz, de bandeirinha etc etc...
    O Fluminense nem na primeira divisão era para estar, OU VCS SIMPLESMENTE ESQUECERAM DA COPA JOÃO .......QUE RESGATO O FLUMINENSE DE UMA 3º DIVISÃO, DIRETO PARA A PRIMEIRA... E A VIRADA DE MÊSA QUE TENTOU MANTER VOCÊS NA PRIMEIRA, MAS O TIME ERA TÃO MEDIOCRE QUE CAIU DENOVO!!! E DEPOIS CAIU DENOVO E SÓ ESTA NA ELITE POR QUE O CLUBE DOS 13 JUNTO COM NOSSA INCOPETENTE CBF, ARMARAM PARA VOCÊS...
    POR FAVOR... PAREM DE CHORAR ....

    ResponderExcluir
  20. "Saco de Gatos", comentário perfeito!

    Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece...

    Corinthians x Vasco, Copa do Brasil desse ano:
    http://jornalheiros.blogspot.com/2009/06/esta-cego-gaciba.html

    Caso Ivens Mendes, 1996:
    http://jornalheiros.blogspot.com/2007/05/futebol-verdade-sobre-1996.html

    Corinthians x Inter, Brasileirão-2005:
    http://jornalheiros.blogspot.com/2009/06/recordar-e-viver-corinthians-1.html

    ResponderExcluir
  21. Daniel Sena

    Vc demonstrou que não conhece a história recente do futebol brasileiro...

    ResponderExcluir
  22. Comentários na comunidade Futebol Brasileiro 2009:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=27228234&tid=5356443603936220374&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  23. Daniel Sena, procure entender o porquê dos dois acessos do Fluminense. Quem não sabe ler ou pesquisar, acredita no que diz o vizinho, a mídia, o jornalzinho de bairro...
    Que moral você acha que tem para contra-argumentar se teu clube foi NÍDIDA e COMPROVADAMENTE beneficiado quando do título nacional de 2005.

    ResponderExcluir
  24. Corinthians é o Flamengo de São Paulo. Só ganha título roubado.

    Copa do Brasil de 2002 - Brasiliense garfadíssimo na final.

    Brasileirão 2005 - O próprio presidente do gambá confessa a armação pro título. A CBF é mesmo incompetetente, Daniel Sena, deveria ter anulado a competição.

    Paulistinha 2009 - Na semifinal contra o São Paulo, Ronaldo entra de sola no jogador são-paulino na cara do juíz, que não expulsa o gordo.

    Copa do Brasil de 2009 - Vasco roubado na semifinal contra os gambás, pênalti claro não marcado, que daria a classificação ao Vasco.

    Isso foi o que eu acompanhei, se for olhar pras "glórias" do passado, faço uma idéia de quanta podridão não vai aparecer...

    Corinthians é timinho sem tradição, Daniel. Pode roubar quantos títulos quiser, a REALIDADE é essa.

    ResponderExcluir
  25. Comentários em outra comunidade do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=64291&tid=5356405065256206612

    ResponderExcluir
  26. O post é citado também pela amiga Isabella, no blog de Lédio Carmona: http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/2009/07/09/ele-de-novo/

    Com o seguinte comentário:
    "Caro Lédio, leia a cronica feita por um amigo tricolor e entenderá o jogo. Sem desmerecer o Corinthians, mas jogar com 14 não dá!"

    ResponderExcluir
  27. Bem,,, acho q me empolguei no comentario quando tentei contar a historia do fluminense e seus tombos e levantadas...
    Mas por favor então algum torcedor censato me conte esse historia detalhadamente por favor!!!
    Ou vão acusar o Corinthians de outra coisa e mudar o rumo do meu comentario!!! Espero voltar aqui e alguém tenha esclarecido os fatos!!!

    ResponderExcluir
  28. Caro Daniel Sena,
    É verdade que o Fluminense foi movido da SEGUNDA divisão direto para a primeira, e não da terceira, como você erroneamente disse.
    Mas o que fez o Fluminense quando se juntou aos bons, em 2000? Foi o terceiro colocado da primeira fase da competição, muito acima do seu Corinthians, que terminou em vigésimo quarto lugar (entre 25 participantes). Perguntinha, o que o Corinthians fazia na primeira divisão em 2001?????

    Agora Daniel, me responda o seguinte: você realmente acredita que o Fluminense não mereça jogar a primeira divisão? Acredita que o Flu não teria subido naquele ano?

    Lembrando que em 1996, Atlético Paranaense e CORINTHIANS foram pegos em um escândalo de manipulação de resultados (caso Ivens Mendes). Pelo regulamento da CBF (e de qualquer outra federação), os envolvidos em escândalos como este são automaticamente rebaixados à terceira divisão. O que fazia o Corinthians na primeira divisão de 1997?????
    Como sabemos, afinal agora vc também sabe, tudo terminou numa grande confusão e time algum foi rebaixado, o que violou terrivelmente o regulamento.

    Queira ou não Daniel, o Corinthians tem muito mais podres que o Fluminense.

    ResponderExcluir
  29. Daniel Sena,

    Explicando um pouco cada caso. A virada de mesa de 1996 na verdade salvou Corinthians e Atlético-PR (acusados de manipulação de resultados), e não Fluminense e Bragantino. Tudo está explicadinho num post bem antigo, sobre o caso Ivens Mendes:
    http://jornalheiros.blogspot.com/2007/05/futebol-verdade-sobre-1996.html

    A criação da Copa JH, em 2000, também nada teve a ver com o Fluminense. O Botafogo e o Inter ganharam pontos do SPFC no tribunal, por conta da escalação irregular de Sandro Hiroshi. O Botafogo escapou do rebaixamento por causa disso, caindo o Gama em seu lugar. O clube brasiliense entrou na Justiça Comum e, diante da ameaça de suspensão da FIFA, a CBF teve que reorganizar o Campeonato Brasileiro.

    Na Copa JH, o Fluminense ficou em terceiro lugar no módulo equivalente à Série A. Vc acha que seria realmente justo o Flu jogar a Série B em 2001?

    Eu acho que seria mais justo o Corinthians jogar, diante da pífia campanha em 2000.

    (em tempo, o Flu foi semifinalista em 2001 e 2002, comprovando definitivamente onde merecia estar)

    Esclarecido?

    ResponderExcluir
  30. Parreira também reclama da arbitragem:
    http://siga.st/1jtk

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.