quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Apelo também aos fantasmas

Hoje, eu queria conversar com a torcida tricolor. Ninguém pode ficar em casa na grande tarde. Mesmo para os neutros, não comparecer ao Maracanã será um sintoma de mau caráter. Nenhum pó-de-arroz tem o direito de falhar na hora crucial.

Mas, note-se, é um dever de presença que não exclui nem as almas do outro mundo. Amigos, eu creio que até simples ossadas serão tocadas pelo apelo da batalha. Só os idiotas da objetividade pensam que os mortos não sentem os grandes acontecimentos. Na Primeira Grande Guerra, às vésperas do Marne, a sombra da águia napoleônica caiu sobre o fulgor das baionetas da França. Por trás dos guerreiros e dos craques, por trás dos heroísmos, das vitórias - há a sombra de amados fantasmas.

Quero ver, no Maracanã, os velhos do Fluminense. É doce esbarrar em torcedores quase mumificados. Os velhinhos são o Passado, a História, a Lenda do Tricolor. Também quero ver os nem tão idosos, testemunhas do tricampeonato de 83, 84, 85. O quadro que levantou o terceiro tri era esse: Paulo Victor; Beto, Vica, Ricardo e Renato; Jandir, Delei e Renê; Romerito, Washington e Tato. Contribuíram também Aldo, Duílio, Branco, Leomir, Assis e Paulinho, entre outros. Claro que, hoje, esta equipe está gravada no ouro da memória. Um clube vive muito do ouro do passado. Ai daquele que não leva, que não cultiva as santas nostalgias.

Os que vivem também precisam estar no Maior do Mundo. Existe uma legião tricolor. O Fluminense é o mais amado do Brasil. E é preciso que, domingo, a torcida tricolor seja a mais vibrante, a mais apaixonada, e de um clamor capaz de sacudir o Maracanã em suas raízes. E só.

(adaptação de crônica de Nelson Rodrigues, publicada no Jornal dos Sports de 12/12/1963)

5 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5377300639435461846

    ResponderExcluir
  2. Se eu não fosse trabalhar estaria lá com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Liv, não me entenda mal. Não te chamei de mau caráter no texto. hehehehehe

    Você não vai porque não pode. É diferente. :)

    ResponderExcluir
  4. Temos que comparecer...vivos, doentes e mortos.

    ResponderExcluir
  5. " Agora a torcida tem que apoiar mais do que antes. Precisamos dela. Queremos o maior número de torcedores possível no Maraca para fazermos um bom jogo e conseguir a vitória"

    palavras do Kieza

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.