sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Recordar é viver - Fluminense 1, Santo André 0

(texto publicado também no Pavilhão Tricolor)

Rio de Janeiro, 7 de abril de 1984.


Amigos, a estréia oficial de
Romerito não poderia ter sido melhor. Explico: as goleadas são perigosas. Meu desejo íntimo é que o Fluminense vença todas as suas partidas por um a zero. Se fosse possível, preferiria até mesmo vencer por meio a zero. Hoje, no Maracanã, ocorreu o triunfo perfeito: Fluminense 1, Santo André 0. E o Fluminense já pula na frente da tabela, na terceira fase do Campeonato Brasileiro. Sinto uma saudade de tempos que eu não vivi: aquela época em que os "timinhos" tricolores eram campeões batendo todo mundo por 1 a 0.


Mas por que as goleadas são perigosas? Explico: porque elas escondem os defeitos de um time. Quando se vence de banho, ninguém vê as falhas. Tudo é perfeito, ou melhor, tudo parece perfeito. Então, vem o jogo seguinte e a derrota inesperada. Por quê? Ora, porque ninguém se preocupou em corrigir o que estava errado. Melhor: nem se sabia que havia algo errado. A goleada faz sombra aos erros, e assim o time não melhora. Temos o exemplo de 1950: o escrete bateu a Espanha por 6 a 1, e uma certeza tomou conta da nação: o Brasil é campeão do mundo. Veio então o jogo com o Uruguai, o gol de
Ghiggia, e a derrota que dói até hoje. É por isso que escrevo: o melhor é vencer pelo placar mínimo.


Voltando ao Fluminense, há os que criticam a contratação de Romerito.
Não se mexe em time que está ganhando, argumentam uns. Foi muito caro, vociferam outros. Pois ele estreou hoje, e já calou os críticos. Sua atuação não foi magnífica, mas a garra demonstrada condiz com o espírito de luta que se espera de alguém envergando o manto tricolor. O paraguaio deu o sangue, e encharcou a camisa. Se continuar assim, será importantíssimo na conquista do troféu nacional, que não vem há quatorze anos.


O gol da vitória veio aos trinta e dois minutos da segunda etapa, e merece descrição detalhada.
Branco cruzou da esquerda, e Washington matou no peito com a classe que lhe é característica. Antes mesmo da finalização, a torcida tricolor, na arquibancada, já sabe que a rede balançará. O chute do centroavante pó-de-arroz é perfeito. Porém, Tonho opera um milagre, e consegue espalmar. Mas lá está Wilsinho, para aproveitar o rebote: gol de joelho.


Antes de encerrar, preciso citar
Paulo Victor, o guardião dos arcos tricolores. O Santo André não teve muita presença ofensiva, mas o goleiro do Fluminense foi perfeito em todas as suas intervenções. O camisa 1 é a continuação da escola de grandes goleiros tricolores: Marcos Carneiro de Mendonça, Batatais, Castilho, Veludo, Félix e agora Paulo Victor. Suas defesas impossíveis também serão úteis nessas últimas semanas de campeonato.


A taça de 1984 já esboça um sorriso, com a crescente e encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves. O troféu de 1970 aguarda ansioso por sua futura companhia. Mickey foi o herói de 70, e já temos alguns candidatos a protagonista de 84. Hoje,
Julio César Romero Insfran se apresentou.


PC

Ficha técnica: Fluminense 1 x 0 Santo André/SP.
Terceira Fase do Campeonato Brasileiro de 1984.
Data: 07/04/1984 (sábado, 21:15).
Local: Maracanã (Rio de Janeiro/RJ).
Público: 23.231 pagantes.
Renda: CR$ 41.031.600,00.
Fluminense: Paulo Victor; Getúlio, Vica, Carlos Eduardo e Branco; Leomir (Washington), Delei e Assis; Wilsinho, Romerito e Tato (Paulinho). Técnico: Carbone.
Santo André/SP: Tonho; Sony, Marcos, Ramiro e Jayme Bôni; Rotta, Arnaldo e Marco Antônio; Barbosa, Jones e Esquerdinha. Técnico: Jair Picerni.
Gol: Wilsinho, aos 32' do segundo tempo.
Árbitro: Manoel Serapião Filho (BA), auxiliado por Manoel Matias e Jaime da Silva Santos.
Expulsão: Sony, aos 21' do segundo tempo.

3 comentários:

  1. Comentários no orkut

    -------

    Comentários no site do Pavilhão Tricolor:

    1 Sexta, 09 Outubro 2009 08:39 Carlos Clark

    Eu estava lá... sabadão à noite, vendo o rolo compressor tricolor, do alto dos meus 16 anos... a confiança era total na época... Fomos ver Don Romero e acabamos vendo um gol do ex-bacalhau "Xodó da Vovó", ou "Tomba Vovô" como meu primo gostava de chamá-lo, por causa do jeitão desengonçado. Bons tempos.

    2 Sexta, 09 Outubro 2009 12:04 Maria Alice Pereira Salomão

    Pois é, foi depois desse jogo que o técnico Carbone dançou. Começou a inventar, barrando o Washinton, companheiro perfeito do Assis, para colocar o Wilsinho. E tirou o Romerito do meio de campo, onde rendia muito mais, para colocá-lo de atacante enfiado na área e jogando de costas.

    Entrou o Parreira que voltou à formação inicial do time formado pelo técnico o Cláudio Garcia, que preferiu se transferir para o Fla e não arrumou nada lá.

    3 Sexta, 09 Outubro 2009 17:39 Ivo Coser

    Caro Paulo Cesar, efetue uma correção importante o herói da conquista de 70 foi Flávio. Flávio marcou três gols no então campeão brasileiro de 69, o Palmeiras (3x0)e terminou a competição com um gol a menos que o artilheiro Tostão, sendo que não jogou os três últimos jogos. No Fluminense Flávio possui uma média de gols igual a de Waldo, caso não tivesse sido vendido por um motivo tolo muito provavelmente teria sido o maior artilheiro da História do Fluminense. Concordo com vc. que as goleadas servem para esconder, mas em 70 o Fluminense enfiou 3x0 no Palmeiras em pleno Parque Antártica e terminou Campeão. Valeria a pena escrever uma crônica sobre este jogo que entrou para a História do Fluminense e do futebol brasileiro.

    4 Sexta, 09 Outubro 2009 18:00 Rodrigo Gonçalves

    Esse jogo foi disputado num sábado a noite. Eu estava lá. O Carbone, técnico fraquíssimo, diga-se de passagem, realmente fez a burrice de colocar o Washington no banco pra lançar o Romerito.

    Dançou, graças a Deus. Com ele não teríamos sido campeões brasileiro nunca. Parreira, que acabara de ser demitido da seleção brasileira, assumiu o time na partida contra o Operário, em São Januário, colocou Dom Romero no lugar do Leomir, venceu por 2X0, e terminou o campeonato invicto.

    Abs,
    Rodrigo Gonçalves

    5 Sexta, 09 Outubro 2009 18:19 Gustavo

    "Voltando ao Fluminense, há os que criticam a contratação de Romerito. Não se mexe em time que está ganhando, argumentam uns. Foi muito caro, vociferam outros."

    Percebe-se que os corneteiros já existem na torcida do Flu há anos...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos pelos comentários, especialmente ao Ivo pelas sugestões.

    Costumo citar o Mickey como herói de 70 por causa dos últimos 3 jogos, em que ele foi decisivo. Mas reconheço toda a importância do Flávio na campanha do Campeonato Brasileiro.

    Sobre o Flu 3 x 0 Palmeiras, a sugestão está anotada. :)

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  3. Sábado, 10 Outubro 2009 13:15 João Alberto Ribeiro Britto

    Gente,

    Apesar do excelente post acho que poderíamos explorar melhor assuntos mais recentes. Não estou querendo ser indelicado com o autor - no caso o Paulo Cesar - que escreve maravilhosamente bem. Acontece que existem assuntos atuais que estão fervilhando que poderíamos debater melhor. Roni e PC na noitada bebendo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.