segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pelo boicote ao Campeonato Carioca

Amigos, meu amigo e leitor Felipe Pereira, vascaíno de dar cambalhota na arquibancada, me enviou por e-mail uma campanha que está sendo organizada pela torcida do Club de Regatas Vasco da Gama, pedindo que o clube boicote o Campeonato Carioca a partir do ano que vem. O motivo seria protestar contra "este campeonato tendencioso e de cartas marcadas", que "fere o princípio básico da esportividade, que preconiza a igualdade de condições em qualquer disputa".

O leitor que acompanha este blog provavelmente já conhece meu posicionamento favorável a esta atitude dos vascaínos. Amigos, o Campeonato do Rio de Janeiro já foi o mais importante deste país. Até a década de 50, o título de "campeão carioca" dava na realidade o status de "campeão do Brasil", visto que aqui se praticava o melhor futebol do país. Porém, infelizmente, o Campeonato Carioca hoje se transformou numa piada de necrotério.

A começar pela confecção das tabelas. Em 2009, o Fluminense teve que ir a Xerém, Campos, Cabo Frio e Nova Friburgo, para enfrentar as equipes locais. Todos esses campos são sofríveis, verdadeiros alçapões. Enquanto isso, o Flamengo só jogava nos tapetes de Volta Redonda e capital. Se isto não configura interferência no princípio da igualdade, então peço que me expliquem o que é interferência no princípio da igualdade.

A piada de necrotério continua quando se analisam as arbitragens.

Em 2008, o Flamengo venceu a Taça Guanabara, na final contra o Botafogo, com uma desastrosa atuação do senhor Marcelo de Lima Henrique. A roubalheira foi tamanha que os jogadores do Botafogo apareceram literalmente chorando diante das câmeras após o jogo.

Em 2009, o Flamengo eliminou o Fluminense da Taça Rio, com a escandalosa ajuda do senhor Marcelo de Lima Henrique (que coincidência!), juiz com o qual o rubro-negro nunca perdeu um clássico.

Em 2010, o Flamengo eliminou o Vasco da Taça Rio, em mais um clássico com a arbitragem conturbada, desta vez do senhor João Batista de Arruda. No dia anterior, foi a vez de o Fluminense ser eliminado pela arbitragem. O terceiro gol do Botafogo foi o mais irregular da história do Maracanã, e no entanto o árbitro Péricles Bassols e a bandeirinha Lilian o validaram.

Pelo segundo ano consecutivo, o Fluminense foi eliminado do Campeonato Carioca por erros grosseiros da arbitragem. Já faz cinco anos que o Tricolor não chega à final da competição. Terá sido porque montou elencos mais fracos que os dos rivais?

Acho que não. No mesmo período, o Fluminense conquistou a Copa do Brasil (em 2007), o vice-campeonato da Copa Libertadores da América (em 2008), e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana (em 2009). É fato que essas três competições apresentam um nível técnico muito superior ao do hoje combalido Campeonato Carioca.

Por isso, este escriba faz coro com a torcida vascaína. Declaro aqui meu apoio ao boicote do Vasco ao Campeonato Carioca, e peço que o Fluminense se junte à causa. Evidentemente, sei que não serei atendido pela omissa e covarde diretoria tricolor. Mas deixo registrado meu desejo. Peço que os leitores se manifestem nos comentários, sendo favoráveis ou não ao boicote às competições organizadas pela Federação do Rio de Janeiro.

PC

(leia a carta dos vascaínos aqui)

40 comentários:

  1. O boicote é da boca pra fora, pois, no ano seguinte, a torcida se esquece e é enganada de novo.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, PC. Concordo com tudo e também sei que infelizmente não seremos atendidos. Prefiro ver o Fluminense se retirar desse campeonatinho de meia tigela do que jogar pra ser roubado todo ano.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu boicote já começou faz tempo.

    Nesse campeonato desse ano só fui a dois jogos e esse último nem pela TV eu vi, tô cansado de ser engando.

    ST

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ahh meu Boicote já começou faz tempo também.
    Esse Carioca eu não fui a nenhum jogo. Prefiro mil vezes ir a jogos da Copa do Brasil e Brasileirão. Como vc disse o Fluminense montou times tão bom quanto, e na maioria das vezes até melhor que os do Flamengo e Botafogo e não disputa a final desse campeonatinho a bastante tempo.
    Ta na cara pra todo mundo ver, tem algo muito podre ai!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente..hj msm antes de ler isso eu ja tava pensando nisso,não tem motivo de jogar um campeonato assim.

    ResponderExcluir
  8. complementando...

    eu até concordo + uma coisa é fato, se o 3° gol do bosta fosse anulado só levaria a decisão para os penaltis o que também já é inadmissivel tendo em vista o time do FLU contra akele punhado de "jogadores" do botafogo....

    Agnt tinha obrigação de vencer e não jogamos pra isso....

    Hoje me recordo do RG falando, "agnt tem q parar de ter peninha dos outros, temos q ir lah e vencer".... futebol é isso, se vc puder fazer 10 gols, faça os 10 gols

    com o Flu infelizmente não é assim.... foi assim contra Fla, Vasco e agora botafogo...
    arbitragem só sacramentou o que jah estava escrito!

    ResponderExcluir
  9. Eu já boicotei esse campeonato.

    Falei pro escriba do blog, "Não vou mais a jogos do carioca!"

    Dito e feito.

    ResponderExcluir
  10. O boicote esse ano foi da torcida e se deu por causa do valor dos ingressos. Por moralidade acho improvável acontecer, pois todos os cartolas têm o rabo preso. Mas eu apoio. Estou enojado do futebol carioca.

    ResponderExcluir
  11. Pc, nao vou na verdade me enganar com esse grupo de jogadores. Apos a milagrosa reacao ao final do brasileiro, oq para mim era obrigacao, acredito que o grupo subiu num pedestal distante da realidade mediocre da maioria que veste o nosso manto tricolor.

    Tenho receio que esse impulso raivoso pos eliminacao possa maquiar o obvio...a nossa completa incompetencia, sindrome de decisoes, o apequenamento do FLU diante de adversarios mediocres como o bota e o vasco.

    ResponderExcluir
  12. Minha opinião? Vou dar uma dica:

    Sábado eu estava aí no Rio, não tinha compromissos "inadiáveis" na minha cidade e mesmo assim não fiquei para ir ao jogo, voltei para casa e assisti ao jogo em um bar aqui perto. Semana que vem, tenho que ir ao Rio no domingo, e cogito a possibilidade de ficar na cidade pelo menos até o Fluminense X Portuguesa, válido pela Copa do Brasil.

    E aí, PC, o que você acha que eu JÁ FAÇO?

    ST!

    Em tempo: demos mole, paramos de jogar quando a partida estava em nossas mãos, mas mesmo assim isso não justifica o erro de arbitragem que, infelizmente, já é rotina e sempre nos prejudica...

    ResponderExcluir
  13. APOIADO! VAMOS FAZER O QUE FOR PRECISO, ABAIXO ASSINADO, SEJA LÁ O QUE FOR... VAMOS MOVER ALGUMA COISA, VAMOS TENTAR...

    NAO VAMOS FICAR QUIETOS DE TANTA SACANAJEM.

    ResponderExcluir
  14. não adianta só não comparecer aos jogos, de qualquer forma, o flamengo sempre vai acabar se beneficiando em cima de qualquer outro clube.

    vamos fazer alguma coisa, o que tiver eu to dentro.

    ResponderExcluir
  15. Concordo, PC, embora ache que falta muito tempo. Até lá, tudo já terá sido esquecido pelas torcidas.

    Mas o meu boitote já começou, pois não fui a nenhum jogo este ano!

    Por tudo aquilo que disse a você através de e-mail: já vi times piores do Flu ganhar campeonatos quando ninguém acreditava. Pq não ganhamos agora? Além dos erros dos árbitros (saudades do Vilela no tapetão!), precisamos reaprender a conquistar títulos. Parece que esquecemos como se faz.

    Retorno do time de guerreiros já!

    Leandro

    ResponderExcluir
  16. Parabéns à galera que apóia o boicote!

    Será que só eu ouço essas cornetas???
    Meu ouvido já está doendo!!!

    ResponderExcluir
  17. PC, estou de acordo com tudo que diz nesse post. Apoio o movimento criado pelos Vascaínos. Martelando bastante nessa tecla... todos verão o resultado ano que vem!

    ResponderExcluir
  18. Concordo. Nem só pelos favorecimentos, mas pela maneira como ele vem sendo organizado.
    Mas como isso aqui é Brasil, duvido que alguém vá lembrar disso no futuro.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Boicote

    Uma pena que Infelizmente falta aos nossos dirigentes algo que no popular poderia ser definido como "macheza"

    Nao terão a "Macheza" de sustentar uma decisão dessas....

    ResponderExcluir
  20. Esse ano eu já boicotei, fui apenas aos 2 Flu x Bota.

    A coisa está se escancarando e os "erros" são cada vez mais grosseiros e escandalosos.

    E é bom que se diga que pelo menos o Globo, useiro e vezeiro em defender as hostes rubro-alvi-negras, mencionou mais de uma vez o fato do Fluminense ter sido prejudicado no sábado, sem, porém, encontrar eco na diretoria tricolor, que se omitiu completamente após o jogo, submergindo na sua covardia e falta de caráter.

    Sem falar no podremente organizado campeonato carioca, um verdadeiro escárnio que deve estar fazendo figuras folclóricas como o Otávio Pinto Guimarães rolarem na tumba, socando a tampa do caixão (sem trocadilho) até desmantelar o esqueleto.

    ResponderExcluir
  21. Legal.
    O que faremos agora?

    ResponderExcluir
  22. Poxa depois dos anos 50... meu pai me falava que sempre foi assim. Ta mais do que na hora de acabarmos com isso.
    Apoio !

    ResponderExcluir
  23. Eu não vou a jogos do carioca desde o segundo jogo da final de 2005.

    ResponderExcluir
  24. O engraçado é que esse jogo de 2005 foi o unico jogo que meu irmão, flamenguista chato para caramba, foi em um estádio de futebol, eu levei ele e ele viu o flu ser campeão.

    Na verdade, foi o unico jogo de campeonato carioca que fui, o resto foram quase todos jogos de campeonato brasileiro, uns dois de copa do brasil, vários da libertadores e sul americana.

    ResponderExcluir
  25. bigmontz faz bem. Só vai aos jogos dos campeonatos realmente importantes.

    Coisa que, infelizmente, o Carioca já deixou de ser.

    Hoje, não é importante e, pior, não é é nem SÉRIO.

    ResponderExcluir
  26. Devia ser criado um movimento para levar sete boicote o trending topics do Twitter.

    Acho que os blogueiros de futebol que apoiam poderiam encabeçar esta campanha.

    ResponderExcluir
  27. Se boicote fosse seguido, ninguém mais veria o Carioca após a vergonha de 1971.

    ResponderExcluir
  28. Comentário de Cristiane no orkut:
    .
    Esse campeonato estadual é uma vergonha e tanta omissão da diretoria me faz entender que eles compartilham dessa palhaçada. Aquele Marcelo de Lima rouba descaradamente pro Flamengo e nenhuma diretoria e pronuncia....
    .
    O Botafogo é uns dos times mais prejudicados pela arbitragem, foi vice do Flamengo 1 milhão de vez por roubo. Nunca mais vou me esquecer do final do carioca onde Dodo fez o gol do título aos 47 minutos, o juiz anulou e ainda expulsou o dodo. Isso é uma falta de respeito com o torcedor.
    .
    Enquanto o estatuto do torcedor for descaradamente rasgado, acho que vale e mto a pena o boicote.

    ResponderExcluir
  29. Minoru, 1971 foi um episódio isolado. E, não sei se você sabe, o Botafogo tinha aquela vantagem do empate porque o Fluminense havia sido garfado no jogo do primeiro turno, contra o próprio Botafogo...

    ResponderExcluir
  30. Acho exagero o boicote. Principalmente por algo que tenha acontecido esse ano. O Flu perdeu por incompetência própria e dentro de campo. Erraram contra nós no último sábado mas o time teve chance de matar o jogo mesmo com gol irregular do Bostinha.

    Penso que se é para boicotar campeonatos dos quais o Fla se beneficia por roubo de arbitragem, deveríamos ter parado com o futebol em 1980...

    ResponderExcluir
  31. Essas cornetas são piores que as vuvuzelas!!!

    ResponderExcluir
  32. PC, não sabia de toda a história.

    ResponderExcluir
  33. A propósito, vi que vc respondeu no blog do Roberto Porto. Hehe...

    ResponderExcluir
  34. O gol do Herrera foi mais irregular do que o do Marcão na Sulamericana?

    ResponderExcluir
  35. Fernando Lôpo, muito mais irregular.

    O Marcão estava centímetros impedido, o Herrera metros.

    Além disso, Caio ajeitou com a mão antes de chutar...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.