quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quem for copeiro que me siga!


Amigos, o Tricolor triunfou em pleno Canindé. Alguns dirão que a Portuguesa não é adversário. Contesto: a Portuguesa é, sim, um baita oponente. A Lusa jamais havia perdido uma partida de Copa do Brasil em seus domínios. Além disso, este é o time que terminou o Campeonato de São Paulo na sexta posição, à frente de outros mais cotados, como o Palmeiras. Portanto, nada de diminuir nossa grande vitória em São Paulo.

O gol do triunfo foi de Fred, no segundo tempo. Gol de artilheiro, diga-se. Merece descrição detalhada: Fred recebeu na entrada da área, e matou a bola com a esquerda, já ajeitando para o chute de direita, inapelável. O goleiro paulista, coitado, só pulou para aparecer na foto.

A defesa esteve segura, mesmo após a expulsão de Marquinho, quando o Fluminense ficou com apenas dez homens. Tão criticado na última semana, o arqueiro Rafael não foi vazado, e pelo visto continuará titular. O técnico Cuca também deve ganhar uma merecidíssima sobrevida.

Demitir Cuca seria uma insanidade. Não há motivos morais para a demissão, visto que Cuca é uma boa pessoa, e o grupo de jogadores gosta dele. Tampouco há motivos matemáticos: o aproveitamento de Cuca é absolutamente excepcional, superior aos dos últimos campeões brasileiros.

Há que se elogiar também a disposição dos atletas do Fluminense. Não faltou ímpeto, não faltou molhar a camisa. Principalmente quando ficamos com dez, os jogadores se superaram, atuando com vontade inexcedível, a fim de segurar o placar.

Foi uma vitória magra, 1 a 0. Mas, em jogos de Copa, vitórias fora de casa são verdadeiras goleadas. Levamos uma boa vantagem para o jogo de volta, quinta que vem, no Maracanã. Sei que lotar o Maracanã é uma utopia. Porém, ver um público bom daria muita motivação ao time. Eu irei ao Estádio Mario Filho. Quem for copeiro que me siga!

PC

29 comentários:

  1. Sou copeiro e seguirei o Tricolor!!!

    ResponderExcluir
  2. eu vou ao maraca quinta.
    eu iria ao maraca quinta independente de qualquer resultado hoje.

    ''vamos que vamos''.

    ;***

    ResponderExcluir
  3. A pré temporada acabou, agora vamos ao que interessa.

    Vou comprar meu ingresso e ir a mais uma decisão no Maraca, mais uma final de copa do mundo, que nem aquelas do ano passado.

    Vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente tô longe e não irei ao Maraca domingo. Mas minha cabeça e meu coração estarão lá, torcendo, vibrando, incentivando, independente do resultado.

    ResponderExcluir
  5. Sigam-me os bons! [/chapolin]


    Gostei do Flu hoje. Jogou o suficiente, o que não gosto muito, mas dominou mais que n jogo contra botafogo.

    Acho realmente estúpido demitir Cuca. Fred foi muito claro em sua entrevista que é 100% contra a saída do técnico.

    ST ;)

    ResponderExcluir
  6. E, no caso do caos do flu atual, se o Fred diz que não é bom demitir o Cuca, melhor não demitir ele.

    ResponderExcluir
  7. achei o jogo bem frquinho,mas o importante é a vitória mesmo,vamos pra cima da portuguesa quinta \o

    ResponderExcluir
  8. Foi uma boa vitória. Quem tem Fred pode sonhar. Pena que exista um time completamente fora dos padrões brasileiro chamado Santos na competição. A pergunta que se tem de fazer é: Santos será campeão goleando de quanto?

    ResponderExcluir
  9. Esses times sensação costumam perder os campeonatos...

    ResponderExcluir
  10. O Flu tem que começar a tomar gosto por esse tipo de jogo, tem que voltar a "lutar até o fim". Também fiquei satisfeito por hoje, apesar de parte da imprensa começar seus comentários com 'apesar da péssima partida'; espero que depois de tantas merdas, como no fim de 2009, a torcida do Flu esteja ficando calejada com essas idiotices da imprensa.

    Fora isso, acho que o Marquinho foi um grande vacilão por hoje. Em minha opinião, se escondeu o tempo todo, e quando apareceu foi pra tomar o segundo a amarelo. Jogou a 'chance final' pro espaço. Ou não.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Estarei lá tb!
    O triunfo de hoje deve ser comemorado. E não podemos jogar a toalha já declarando o Santos campeão. Não esqueçam que o Flu sempre surpreende em campeonatos de mata-mata.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente não posso ir, mas estarei presente em alma, como sempre! rs

    ST

    ResponderExcluir
  13. Flu poderia fazer uma promoção para trazer a torcida de volta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Valeu pela vitória.
    Mas mais uma vez o time jogou muito mal.
    Não tem como gostar de um time que tem Leandro Euzébio e Cássio na zaga e nosso melhor lateral esquerdo é o Marquinhos!

    ST

    ResponderExcluir
  15. O Leandro Euzébio fez um grande partida.

    ResponderExcluir
  16. Galera, não dá pra jogar fino sempre.
    Joguinho em estádio pequeno após uma eliminação injusta...vcs tão querendo demais. Ganhamos, é o que importa. Aos trancos e barrancos é melhor, chama menos atenção.

    ResponderExcluir
  17. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Quarta, 14 Abril 2010 22:54 serginho13(Sergio Mota)
    Pode contar comigo e minha tropa de sempre(filhos, enteadas, etc...) Paulo Cezar.

    Mais uma grande análise do jogo ... e dos fatos.

    2 Quarta, 14 Abril 2010 23:12 Jefferson de Mello
    Prezados,

    Como estou vivendo em SP, acabei de chegar do Canindé, e apesar de achar que foi uma vitória louvável e extremamente importante para resgatar a confiança, ou melhor as esperanças, somente discordo que o time da Portuguesa seja bom.

    O que vimos foi um time da Portuguesa muito fraco, que perdeu varias chances por falta de categoria dos seus jogadores ao arrematar muito mal várias oportunidades, que diga-se de passagem foram dadas de presente por nossa zaga.

    Muito me preocupa a queda de rendimento do Conca, bem como a insegurança do Rafael.

    Excelente partida do Mariano, Diguinho, Everton e apesar de não ter feito uma boa partida, o Fred foi decisivo e mais uma vez mostra que é fundamental para o time.

    De qualquer forma, vamos que vamos, e se Deus quiser seguiremos bem nesta competição.

    Concordo plenamente que tirar o Cuca seria um erro, principalmente se não for para o substituir por um técnico de ponta!

    St,

    3 Quinta, 15 Abril 2010 01:58 Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida
    O gol de placa da noite foram as declarações do Fred após a partida. O Capitão matou a pau!

    Que o Cuca fique.

    []s e ST!

    ResponderExcluir
  18. 4 Quinta, 15 Abril 2010 02:20 Tomé
    Não compreendi no texto o comentário "nada de diminuir nossa GRANDE vitória". Bem, se discordar sobre ser uma grande vitória é diminuí-la, permita-me fazê-lo neste momento.

    Em primeiro lugar, apenas a título de ilustração, mesmo que tenha obtido uma classificação final superior à do Palmeiras no paulista, a Lusa jamais poderia, somente por isso, ser considerada um adversário mais perigoso que o porco. Na esmagadora maioria das situações, independentemente de posições finais no campeonato, a Lusa será um adversário mais fácil que o Palmeiras. São patamares diferentes de clubes e salvo as raras boas fases da Lusa, o Palmeiras será sempre um adversário de maior envergadura. O mesmo poderia ser dito caso nossa vitória fosse sobre Santo André e Grêmio Prudente, classificados para a semifinal do paulista e o outro exemplo viesse do eliminado Corinthians.

    Em segundo, se é verdade que a Portuguesa jamais perdeu em casa na Copa do Brasil (adiante demonstrarei o verdadeiro peso dessa constatação), também é verdade que seu último jogo antes do desta noite foi uma derrota em casa para o quase rebaixado Ituano. Isso significa que a Portuguesa, neste momento, não está numa fase boa. Como tem um elenco limitado, a soma das duas coisas (má fase + elenco limitado) a tornam um adversário que não pode jamais causar qualquer temor ou preocupação. Eliminá-los é obrigação.

    Sobre a saga do clube na Copa do Brasil, vejamos o real peso de suas não derrotas em casa nas nove participações anteriores a esta:

    97 - America/RN c 3x0 f 0x1, Grêmio c 1x1 f 1x2
    98 - Sport c 2x1 f 2x4
    99 - Rio Branco/ES c 4x0 f 1x1, Independência/AC f 3x1, Atletico/PR c 2x2 f 2x5
    2000 - America/MG c 4x2 f 2x3, Grêmio c 4x1 f 0x0, Atletico/MG c 0x0 f 0x0 penalties 1x4
    2001 - Figueirense f 3x2 c 2x1, São Raimundo/AM c 3x1 f 0x1, Atletico/PR c 1x1 f 1x3
    2002 - Palmas/TO c 5x2 f 0x1, Criciuma c 1x0 f 2x3, Bahia c 2x2 f 0x3
    2007 - Chapadão/MS f 2x0 Cruzeiro c 0x0 f 1x2
    2008 - Ji-Paraná/RO c 3x1 f 1x1, Volta Redonda c 2x0 f 0x0, Botafogo c 1x1 f 1x2
    2009 - Icasa c 1x1 f 1x1 penalties 3x4

    Analisando os resultados acima, exceto a eliminação sobre o Grêmio em 2000, estamos longe de visualizar uma performance histórica na competição que mereça maiores considerações. Não perderam em casa? Verdade. Mas isso nunca serviu para levar o time adiante na competição. Trata-se de uma performance abaixo da mediocridade, que alia-se ao mau futebol jogado pelo clube no momento e a seu elenco fraco para definir nossa obrigatoriedade de vitória no confronto, com ou sem vitória fora de casa.

    Deixando tudo isso de lado, o que me preocupa é a baixa performance do nosso time mesmo com a vitória. Nossa zaga tem dois zagueiros fraquíssimos (Euzébio e Cássio) e um mediano (Gum). A perfomance tem sido ruim mesmo com o setor congestionado com 3 elementos, num esquema que é sempre do meu agrado. Fico imaginando qualquer um dos três formando uma dupla num 4-4-2. Se for sem o Gum será um desastre. Se for com o Gum será muito ruim e levantará questionamentos sem sentido como "o que aconteceu com ele?". Nada, ora. Ele é apenas mediano e se jogar exposto num 4-4-2 ao lado de um companheiro fraco, vai comprometer. O erro é achar que ele é algo mais que mediano. Mesmo erro que fizeram na avaliação do Luiz Alberto e até do Edcarlos, gerando decepções descabidas. Não me refiro aqui a aspectos comportamentais em grupo, mas apenas à capacidade técnica dos atletas citados. Aliás, que ninguém nos ouça, mas o Edcarlos é MUITO MELHOR que Cassio e Euzébio. Se tivesse feito uma mísera partida no 3-5-2, atuando com proteção, isso teria ficado muito claro.

    (...)

    ResponderExcluir
  19. (...)

    Não temos um volante marcador confiável e nossa produção ofensiva (quase nula no jogo contra a Portuguesa) depende exclusivamente de lampejos do Fred, nosso único jogador realmente diferenciado e decisivo. Conca é bom jogador, mas não é decisivo. Precisa de auxílio, não de um camisa 10 que não marque, mas de um camisa 8 que ajude na marcação e chegue com perigo ao ataque. Um jogador como Ibson, Fernandinho ou Elias. Everton é um jogador dinâmico, mas não é forte na marcação, tampouco chega no ataque com a necessária desenvoltura. Não é ruim nas duas coisas, mas também não chega a ser bom. Alan, jogando em qualquer posição que não seja no comando no ataque, tem sido uma nulidade completa. Enerva até o mais zen dos tricolores.

    Rafael realmente está contaminado pelo estilo Victor Hugo de treinamentos e táticas. Sua saída nos lançamentos longos do adversário, que era uma de suas fortes características, está parecida com a do Frangando. Não está usando a área toda, espera o zagueiro definir o lance e dá chance ao atacante chegar para levar perigo. Julio Cesar está em má fase, mas não justifica barração pelo molambo jabazeiro Marquinho. Se for para o banco, que seja para o Dieguinho. Ademais, trata-se de um bom jogador e tem tudo para melhorar porque possui boa qualidade técnica. Precisa ser mais utilizado na bola parada, não apenas direta, mas principalmente nos cruzamentos e escanteios, arma utilizada com sucesso no Goiás e de eficiência duvidosa se concentrada no Conca.

    Para a Copa do Brasil, acho muito difícil o título. Passando pela Portuguesa (obrigação) teremos provavelmente Grêmio e Santos pela frente. Para o Brasileiro, se quisermos uma campanha digna, temos que trazer uns 4 jogadores de qualidade comprovada e que preencham nossas maiores necessidades. Não adianta gastar os tubos com um meia-de-ligação e ficar com Euzébio e Cássio no time. Foco nas prioridades sempre! A saber: pelo menos um zagueiro decente, um volante alto e com bom poder de marcação, um atacante de preparação e, se der, um camisa 8 dinâmico que marque razoavelmente bem e auxilie a armação ofensiva do time.

    Quanto ao Cuca, concordo que é precipitado demití-lo.

    ResponderExcluir
  20. 5 Quinta, 15 Abril 2010 03:31 Tomé
    Complementando:

    Os maiores vencedores da Copa do Brasil, Grêmio e Cruzeiro, já perderam em casa na história da competição. Aliás, os dois perderam para nós em seus domínios, respectivamente em 2005 e 2006. Isso não nos autoriza a dizer que é mais fácil enfrentá-los nos seus estádios do que enfrentar a até hoje invicta Portuguesa no Canindé. Muito pelo contrário.

    Em suma: a Portuguesa, em outras circunstâncias, poderia até ser um baita oponente, como foram Brasiliense em 2002, Ceará em 1994, Santo André em 2004, Paulista em 2005 e alguns outros clubes pequenos ao longo da história. Mas a regra geral nos mostra o contrário. E no caso em particular a Portuguesa de 2010, mesmo à frente do Palmeiras no paulista e com uma vitória sobre o São Paulo (que perdeu TODOS os clássicos que disputou em 2010), dados os fatos que a cercam, é um oponente bem mansinho.

    Assim, respeitosamente discordo do espírito do post, a meu ver exagaradamente empolgado com o feito de ontem.

    6 Quinta, 15 Abril 2010 09:51 MJS
    Será que o Cuca não percebeu que o Conca não tá aguentando ser a única cabeça pensante da meiúca.

    Para piorar o "Jênio" (com j mesmo no caso dele) insiste com Willians!!!

    Pq não testa o Equi caceta???????????

    7 Quinta, 15 Abril 2010 09:55 Oda
    Tomé

    PERFEITO

    ResponderExcluir
  21. 8 Quinta, 15 Abril 2010 10:05 Eduardo Manfredo
    Zaga segura? O que mais a saga tentou fazer foi entregar o ouro ontem.

    Digão já!!

    9 Quinta, 15 Abril 2010 10:19 Carlos Clark
    Jogo horrível, ótima vitória.

    10 Quinta, 15 Abril 2010 10:46 Marco Aquino
    Do jogo eu não desmereço a vitória.

    Porque?

    Pelos motivos apresentados pelo Tomé.

    O time é ruim, e o carioca mostrou isto, onde somente ganhamos uma clássico que não valia nada.

    Zaga e volantes são ruins.

    Então a vitória foi ótima, mas não pode mascarar o time ruim.

    11 Quinta, 15 Abril 2010 11:50 Thiago Rachid
    O time do Fluminense é tão ruim, que mesmo ganhando nos 90' reais, quando eu fui dormir após o jogo, sonhei que a Lusa virou o jogo.

    Nem dormindo o Fluminense me deixa em paz.

    12 Quinta, 15 Abril 2010 12:18 Carlos Clark
    ahahahahaahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  22. 13 Quinta, 15 Abril 2010 12:52 Anderson Ferraz
    Foi sim uma grande vitória! Mas poderia ser menos dramática se o Flu fosse um pouquinho mais organizado em campo.

    Agora, o Heber Roberto Lopes criou pinimba com o Fred. A botinada que o zagueirão da lusa mandou nele era para vermelho direto, mas quase que ele nem dá falta...

    -x-

    O Cuca me deixa puto com certas coisas! Vou listá-las...

    A insistência com o Marquinho.

    Ele vem substituindo o Julio Cesar insistentemente, segundo entendi, pelo fato do JC não fazer as jogadas básicas de ala, mas sim afunilar o jogo tanto que só consigo entender que quer forçar a barra para atuar de meia.

    Ontem o cara ganha a titularidade e faz o quê? AFUNILA TODAS AS JOGADAS!

    Na minha opinião, se troca lateral/ala por outro, não por meia improvisado. A substituição mais acertada seria o moleque Dieguinho, que apesar de imaturo ainda, pelo menos vai à linha de fundo com facilidade.

    Deixa o Marquinho de reserva do Everton.

    -x-

    Não aproveitamento do Equi Gonzáles.

    Quando o Conca saiu de campo, pensei: agora vem o Equi! Não é possível que o Cuca... Mas o quê?! Willians!?

    Acho o Willians um dos piores jogadores do elenco atual, pois além de ser totalmente improdutivo, ainda por cima é burro! Conseguiu levar um cartão em seus poucos minutos em campo e fazendo uma falta na intermediária, que resultou em jogada de perigo contra nós.

    Equi é um jogador que não considero craque, assim como também não considero o Conca, mas também tem toque refinado e já se mostrou decisivo em algumas partidas mais "cascudas" do final do ano passado, pois finaliza melhor.

    Ontem o Conca estava em uma noite atípica, errando passes de 2 metros, mas normalmente basta colar alguém nele para diminuir em muito a capacidade de criação do Flu.

    Enquanto não se ajustar essa situação da criação vamos ter problemas sérios.

    O que rolou de chutão da defesa pro ataque ontem...

    -x-

    Marcação.

    O Flu peca demais neste quesito. E olha que não falta gente para marcar! São 3 zagueiros, mais 2 volantes e ainda tem os alas.

    Seriam teoricamente 7 jogadores preferencialmente com esta função. E o que vemos? Inúmeras jogadas de ataque da Portuguesa pelos flancos em que a marcação chega depois da bola.

    Além disso, me lembro de pelo menos 4 finalizações dos caras dentro da área sem marcação.

    Fico imaginando a gente passando as fases e cruzando com o Santos... Vai ter zagueiro saindo pra fazer fisioterapia na coluna...

    Também não entendo como o Digão e o Dalton(antes de iniciar o litígio) ficaram de fora desse time.

    ResponderExcluir
  23. 14 Quinta, 15 Abril 2010 16:39 Carlos Clark
    OFF TOPIC

    O que é que o Fluminense (leia-se Mário Bittencourt) está tentando fazer no caso Dalton? Trata-se de pagar um king kong, pois está absurdamente mais que claro - como sempre esteve - que o cara quer dar o fora o mais rápido possível. Assina a porra do destrato e acaba com essa novela! Já deram mole e não tem mais clima! Entubem o erro grotesco e vida que segue! Ou vão querer ter o eterno insatisfeito no plantel?

    Enxergar a realidade não parece ser obrigatório para assumir cargos no Fluminense.

    15 Quinta, 15 Abril 2010 17:43 Bruno Leonardo
    Puxa, Paulo, já fui mais fã dos seus textos.

    Sinto que você tem desenvolvido uma certa síndrome de Pollyana ao analisar os jogos do Flu. Ok, você tem todo o direito de ser mais otimista que a média dos torcedores. O problema é que os fatos não ajudam muito a sustentar esse otimismo. O Flu jogou um péssimo futebol ontem e se safou graças a uma jogada isolada de talento do Fred. Quando enfrentamos adversários mais qualificados esse ano, ficamos pelo meio do caminho.

    Os bons números do Cuca já não seriam tão expressivos se tirássemos dessa conta os jogos contra os nanicos do Carioca ou da Copa do Brasil. Bons números contra clubes grandes só no ano passado. Só me posiciono contra a demissão do Cuca porque seria péssimo para os cofres do clube. Jogador não tem que gostar de treinador. Tem é que jogar bem.

    ResponderExcluir
  24. Você coloca esses comentários do Pavilhão só pra me irritar...

    Esse Tomé é uma piada. O cara escreve um testamento pra rebater o que vc não disse (que o Palmeiras é pior que a Portuguesa). Aí vem outro sujeito, o tal de Oda, e diz que esse lixo é perfeito.

    "Já fui mais fã do seus textos"...invejoso recalcado detected

    Fora os vuvuzelas...ruim é a cabeça dessa gente!

    ResponderExcluir
  25. É óbvio que eu não ia ler tudo o que esse Tomé escreveu, mas passei o olho e vejo ele dizendo que o Edcarlos é muito melhor que o Cássio...pqp

    Tomé, qq coisa é muito melhor que seus comentários!

    ResponderExcluir
  26. O problema do pessoal que comenta no pavtri é que a maioria é corneteiro demais e sem acha algo para falar mal, não tentam ver o que esta bom tbm.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.