sábado, 26 de abril de 2014

Resenha: Palmeiras 0 x 1 Tricolor

Foto: Photocamera.

Amigos, como é bom ver o Fluminense jogar como jogou hoje no Pacaembu. Esse futebol solidário, com um jogador ajudando o outro, tanto com a posse de bola como sem ela. Foram apenas quatro jogos de Cristóvão até aqui no comando técnico do Tricolor, mas já podemos dizer: temos um time. E um time que vai dar muito trabalho aos adversários.

Com organização tática e uma estratégia de jogo bem definida, sobressai o monstruoso talento de craques como Darío Conca. Amigos, como joga nossa majestade, o rei Darío Conca primeiro e único. O Fluminense pode até não ser campeão este ano, provavelmente não será mesmo. Somos, para variar, os patinhos feios do Campeonato - ninguém fora de Laranjeiras acredita no Fluminense. Mas nós temos Darío Conca. Só nós temos Darío Conca. E eu confesso que é aí que reside minha esperança de levantar o Campeonato Brasileiro.

Com seus passes formidáveis, desenhados no gramado com a facilidade dos gênios da arte, Darío Conca desmonta defesas inteiras. Em três ou quatro ocasiões, o craque deixou os atacantes tricolores de frente para o gol. Em uma delas, Fred rolou e Rafael Sobis marcou. Era o gol da vitória, o gol do triunfo pó-de-arroz em pleno Pacaembu.

Amanhã, os jornais darão nota 7 para nosso craque. Uma heresia, mas já estamos acostumados com a má vontade da imprensa com nossas três cores. Eu avalio em 9,5 e reafirmo: qualquer nota abaixo de 9 é uma ultrajante heresia.

No sábado que vem, o Maracanã presenciará a maior festa deste Campeonato até aqui. Já prevejo as outras torcidas brasileiras se perguntando, apunhaladas de perplexidade: como é que o Fluminense colocou 60 mil pessoas no estádio na terceira rodada?

Por incrível que pareça, eles não conhecem a nossa força. Mas nós vamos mostrar a eles do que somos capazes. E, empurrado por sua belíssima multidão, o Fluminense partirá para a terceira vitória. Quem viver verá.

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 7,5
Bruno - 7,5
Gum - 7,0
Elivélton - 6,5
Carlinhos - 7,5
Diguinho - 7,5
(Rafinha) - 6,5
Jean - 7,0
Wagner - 8,0
Darío Conca - 9,5
Rafael Sobis - 8,0
(Valencia) - 7,0
Fred - 8,0
T. Cristóvão Borges - 9,0

19 comentários:

  1. O time vem jogando muito. Esse futebol solidário e humilde tem que prevalecer. É assim que o Flu é mais perigoso!

    O elenco ainda é frágil. Se quisermos a taça, reforços precisam chegar! Precisamos de zagueiro! Precisamos de jogadores de velocidade!

    Que a diretoria cumpra o seu dever e que Cristóvão continue a manter esse espírito de humildade e união no grupo.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha para um ótimo clube, PC.

    ResponderExcluir
  3. O sintoma de novos tempos é tu ver o Jean vibrante!

    Pep Cristonvola tá fazendo o time do Flu voar com uma tática bem simples. 4222 clássico com a bola e para encaixar a marcação do meio o time defende no 4-2-3-1.

    O time valoriza a posse de bola esperando o momento para matar o jogo, muito do que o Abel tentou fazer no final de sua passagem no Flu, mas se lascou por conta da má fase do Jean que deixava a zaga exposta.

    Vai dar caldo. Vai dar caldo.

    ResponderExcluir
  4. O Flu precisa contratar um reserva para a armação já que não testamos o Higor e não sabemos o que esperar dele (era para termos testado ele e Eduardo no Carioca, mas o churrasqueiro não o fez). Um quarto zagueiro para ser titular e um reserva para o Carlinhos já que Ronan e Ailton não são confiáveis.

    O atacante de velocidade seria só uma cereja no bolo já que vejo o Walter como excelente reserva pro Sobis e pro Fred, além do Michael fazer bem a do Fred. Além disso, temos MJ, Biro² e Chiquinho. Ou seja, se vier alguém de velocidade pro ataque terá que ser alguém que realmente possa fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  5. Impressionante a mudança do time com Cristóvão. Não me lembro de uma mudança tão radical e tão imediata. Nem o Cuca em 2009...

    Só não gostei da entrada do Valencia no lugar do Sobis com 29 do 2º tempo.

    Substituição medrosa e desnecessária. O Palmeiras não ameaçava. É verdade q continuo sem ameaçar. Somente no último minuto quase marcaram.

    ResponderExcluir
  6. Não creio que tenha sido medrosa, ele adiantou o Jean que passou a fazer a ponta direita.

    ResponderExcluir
  7. Ou contratamos um atacante veloz para variar para o 4-2-3-1 quando Conca ou Wagner não puderem jogar ou contratamos pelo menos um reserva pra meiuca.

    Não vejo Marcos Jr e Biro-Biro como os caras pra fazerem esse 4-2-3-1 alternativo render.

    Nosso elenco é ótimo pra jogos como o de hoje. O time sai na frente e mantém a posse de bola com inteligência. Mas não vai ser sempre assim. Quando precisar partir pra cima pra virar ou empatar um jogo, um atacante veloz pode fazer falta.

    ResponderExcluir
  8. Isso aí, reforços são mesmo necessários, apesar de nossa inevitável empolgação.

    Temos, na prática, só 3 zagueiros no elenco, o que evidentemente não é suficiente. A ausência de um atacante veloz confiável também me preocupa.

    Se viessem Manoel e Wellington Nem, acho que já melhoraria muito. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  9. Caro PC,

    Permita-me discordar de vc quanto a termos três zagueiros. Na verdade não temos nenhum. É a maldição de Xerém depois que o clube deixou o Thiago Silva sair de graça para Portugal a ponto de muitos tricolores acharem que ele foi formado pelo Juventude.
    Quem viu a derrota para o Grêmio na Copa do Brasil Sub-17 compreenderá o que quero dizer.

    A sua ideia é ótima: Manuel + outro zagueiro e Wellington Nem que não se adaptou na Rússia e está sendo disputado por Inter e Grêmio.

    Se Peter e Barros pararem de frescuras pode ser que realmente dê caldo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  11. LÍDER, POR mais UMA SEMANA...........

    ResponderExcluir
  12. Finalmente, após vários anos, vejo PADRÃO DE JOGO e ORGANIZAÇÃO.

    Finalmente após vários anos, NÃO VEJO apenas chutão pra frente, bumba meu boi, nem o time recuado tentando garantir um magro 1 x 0 e nem levando sufoco no finalzinho do jogo.

    Em meia dúzia de dias, Cristovão conseguiu colocar o time jogando de forma que qualquer um entenda, com dinamismo, marcação e objetividade.

    Diguinho parece outro jogador, nem de longe lembra aquele botinudo que nunca saía de campo sem o amigo de infancia, o CARTÃO AMARELO:-)

    A substituição de Sóbis não foi pra recuar o time, foi pra dar mais "músculo" ao meio-campo pra ajudar na marcação.

    O que espero de Cristóvão, sabendo que o CB só termina em dezembro, dê entrosamento também aos reservas, porque todos sabemos que acontecerão:
    LESÕES,
    SUSPENSÕES,
    LONGAS VIAGENS,
    JOGOS DE 3 EM 3 DIAS
    e não dará tempo pra treinar absolutamente NADA, portanto, é bom que o reserva esteja preparadíssimo para render o titular, isso é meio caminho andado para o sucesso.

    No mais, estou surpreendido em como o nosso treinador conseguiu em meia dúzia de dias dar padrão de jogo e organização a um time que só dava chutão pra frente.

    Eu acho que ele viu o mesmo que eu sempre escrevo aqui no Jornalheiros:
    um time que tem 6, eu disse 6 jogadores a nível de seleção brasileira, tem obrigação de fazer muito mais, não pode ser só chutão pra frente e Fred que resolva...

    Notas:
    PREGUINHOS & RIVELLINOS:

    1)CRISTÓVÃO & EQUIPE: ninguém jogou mal.

    2)ÁRBITRO: excelente arbitragem à moda inglesa, muito tranquilo e sem espalhafatos, deixou o jogo correr com pouquíssimas interrupções, não deu qualquer chance aos "simuladores", "mergulhadores" e "enganadores" que se jogavam pro chão tentando cavar falta ou penalty, e mostrou cartões com justiça.Há muito tempo não via uma arbitragem tão LIMPA...

    3)TORCIDA:sempre junto do time e em bom número em SP, como sempre...

    4)FERNANDO PRASS:evitou a derrota por números maiores...

    ZANATAS & ITABERÁS:

    -Não há Zanatas & Itaberás, foi um jogo limpo de parte a parte, sem grandes polemicas.

    ST

    ResponderExcluir
  13. Houve um pênalti não marcado no Gum! Foi pênalti!

    Ainda no primeiro tempo, vi o Wagner cobrindo um avanço do Elivélton, que perdeu a bola! Incrível!

    ST

    ResponderExcluir
  14. É o futebol solidário que tanto elogiei, Leandro! :)

    ResponderExcluir
  15. Sobre a declaração do Walter: entendo e até aplaudo a insatisfação dele com o banco de reservas. Inclusive, acho que ele deveria, sim, ser titular do Fluminense, pois sou adepto da teoria de que craque tem que jogar. O treinador que se vire e arrume um lugar para todos. Em 70, Zagallo escalou Tostão, Pelé, Rivellino, Gérson e Jairzinho no mesmo time e deu muito certo.

    Agora, Walter não pode dizer o que disse em público. Muito menos da forma como disse. Precisa ser orientado nesse sentido.

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, parabéns pelo Blog!
    Não sei se lembras de mim, estive recebendo alguns conselhos seus, para o meu blog, só que parei de escrevê-lo. Voltei a acompanhar seu blog a pouco.

    Na situação que vivia o Fluminense com Renight, não podemos reclamar muito. Cristóvão chegou deu padrão tático e organização ao time, coisas que não víamos a tempos.Só reparei em uma coisa: O Fluminense é o Bayern por 75 minutos, nos 15 finais apaga, isso tem que ser visto, quase tomamos gol contra o Tupi e contra o Palmeiras no fim do jogo.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por seu comentário, Elson!

    De fato, nos dois últimos jogos o Fluminense quase sofreu gols no fim. Mas, de qualquer forma, a evolução tática do time nas últimas semanas impressiona. Cristóvão começou bem demais.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.