sábado, 5 de julho de 2014

Resenha: Seleção 2 x 1 Colômbia

Foto: Paulo Cezar Filho.

Amigos, começo falando do jogo, e que jogo. Diante de 60 mil pessoas no Castelão, a Seleção Brasileira fez uma partida fantástica contra a aguerrida Colômbia de James Rodríguez. Do primeiro ao último minuto, o escrete lutou com a garra que caracteriza as equipes campeãs. Apoiado pela torcida, esmagou o adversário, que, por mais qualificado que fosse, e era, haveria de capitular.

Thiago Silva passou a semana recebendo críticas injustas. "Um capitão não pode chorar", argumentavam. Pobres coitados, que ainda não perceberam que as lágrimas de Thiago são sinal de força, e não de fraqueza. Como as lágrimas de Oscar Schmidt, como as lágrimas de Ayrton Senna. Seis minutos após o apito inicial, lá estava Thiago, a assinalar um gol de coxa, aproveitando o córner cobrado por Neymar. A Seleção começava a construir mais uma vitória.

Me lembro agora de um ataque desesperador da Colômbia, em que quatro atacantes avançavam sobre dois dos nossos. Em condições normais, o gol aconteceria irremediavelmente. Mas um dos dois brasileiros no lance era Thiago Silva, e ele cortou o ataque com uma simplicidade quase infantil.

E se Thiago Silva é espetacular, ao seu lado na defesa David Luiz é outro monstro. Amigos, eu afirmo: a Seleção Brasileira tem hoje a melhor dupla de zaga de sua história. Thiago e David são dois craques que defendem e atacam, impedem gols aqui e marcam gols lá.

Trinta metros separavam a bola da cidadela colombiana. Para vencer o goleiro Ospina, o chute de David Luiz teria que ser perfeito. E foi: um tirambaço direto ao ângulo dos arcos. Brasil 2 a 0 em Fortaleza!

A Colômbia ainda marcou o gol de honra, com James, de pênalti. Mas a Seleção não sairia derrotada do Castelão nem por decreto. Após cinco minutos de acréscimo, o árbitro espanhol apitou pela última vez, e o Brasil está de volta à semifinal da Copa do Mundo.

Falando no árbitro, passo ao outro assunto, a notícia triste do dia, a lesão de nosso Neymar. Já alerto aqui há tempos: todo jogo, Neymar é covardemente caçado em campo. Nem preciso olhar as estatísticas para dizer que ele é o jogador que sofreu mais faltas na Copa do Mundo. Se os números disserem que não, devem estar errados.

Os árbitros fingem que não é com eles. O menino sofre com pancadas de cinco em cinco minutos, e os agressores quase nunca são punidos, ou mesmo advertidos. A impunidade, claro, incentiva os carniceiros a continuarem o serviço.

Uma hora iria acontecer o que aconteceu. Com uma joelhada desleal, o colombiano Zúniga tirou Neymar da Copa do Mundo, e tirou a Copa do Mundo de Neymar.

Eu considero a agressão imperdoável, mas mais culpados que Zúniga são os árbitros e dirigentes que fecham os olhos para a carnificina dos gramados, são os treinadores que a incentivam como se fizesse parte do esporte.

Em Belo Horizonte, na terça-feira 8, a Seleção enfrentará a Alemanha, sem Neymar, machucado, e sem Thiago Silva, suspenso. Este será o maior desafio deste escrete: se reinventar em 4 dias, para enfrentar a mais forte equipe européia.

Ainda acredito na conquista. Em 1962, Pelé se lesionou no segundo jogo, e mesmo assim fomos campeões. E se conseguimos substituir até nossa majestade o Rei Pelé, também será possível substituir Neymar. Somos a única nação do mundo que produz craques aos borbotões. E é por isso que a Copa do Mundo sorri quando vê um capitão de camisa amarela.

Sim, a Copa do Mundo vai sorrir na noite de 13 de julho, quando for erguida por Thiago Silva aos céus do Rio de Janeiro. Assim querem os deuses do futebol. Assim está escrito.

PCFilho

Notas do escrete:
Júlio César - 7,0
Maicon - 8,0
Thiago Silva - 10,0
David Luiz - 10,0
Marcelo - 7,0
Paulinho - 7,5
(Hernanes) - 7,0
Fernandinho - 7,0
Oscar - 6,5
Hulk - 7,5
(Ramires) - 7,0
Neymar - 8,0
(Henrique) -7,0
Fred - 7,0
T. Felipão - 7,0

12 comentários:

  1. O Brasil nesta Copa só leva gol bobo, graças a passes errados ou firulas.

    Ontem com a bola dominada no meio campo, Maicon quis dar um passe de trivela, os colombianos roubaram a bola e ganharam o penalty.

    Com o Chile, uma bobeira infantil deu no que deu.

    Contra os Camarões, uma firula de Marcelo e contra a Croácia, mais uma bobeira.

    Sobre a atuação quase perfeita do escrete ontem, destaco apenas os azarados Neymar e Hulk.
    Neymar pela contusão e Hulk, que não costuma perder gols como anda perdendo, nessa Copa já foram pelo menos 5 chances cara a cara.

    E como voce disse, em 1962 conseguimos substituir um Pelé machucado, portanto...:-)

    ResponderExcluir
  2. Estive a ver comentários na net sobre a lesão de Neymar, e até agora, advinhem o único filho da puta que (ainda) não lamentou:

    tá na cara que é o anão argentino cheirador de pó maradona, que só enxergou entradas dos jogadores brasileiros e sobre as entradas dos colombianos nem uma palavra.

    Um frustrado é sempre um frustrado, porque queria ser o melhor de sempre, mas nem sequer sabe se é ele, Di Stefano ou Messi o melhor da Argentina de todos os tempos.

    Vai se fuder filho de uma puta, Zico, Rivelino, Garrincha, Platini, Eusébio, George Best, Cruyff, Beckenbauer foram bem melhores que voce seu anão cheirador de cocaína!!!

    Uma palavra para o genial Messi, que apesar da imensa rivalidade entre Brasil e Argentina, imediatamente postou uma mensagem de apoio ao amigo Neymar.

    ResponderExcluir
  3. RBN, a musiquinha pegou no Castelão:

    1000 gols, 1000 gols, 1000 gols, 1000 gols, 1000 gols, só Pelé, só Pelé, Maradona cheirador! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Afinal os jornais portugueses omitiram(ou se esqueceram de publicar) que o cheirador de pó mandou mensagem de apoio a Neymar, ressaltando apenas as críticas ao árbitro.

    Como já escrevi aqui, a imprensa esportiva portuguesa, principalmente a de Lisboa, é do pior que existe.Qualquer merda que maradona fala, é endeusada, enquanto que Pelé aparece sempre polêmico tipo vilão, porque por mais que os portugueses queiram dizer que Eusébio era melhor, não há hipótese de comparação:-)

    Afinal o cheirador de pó é invejoso, destila veneno mas ainda tem um pouquinho de humanidade:-)

    ResponderExcluir

  5. Pena que o Neymar se machucou, notadamente do ponto de vista humano.
    O Neymar teria sido MUITO útil se fosse mais um no time. Acho que o Brasil vai melhorar sem ele, pois virará um time no sentido coletivo.
    Ele é "o cara" que a Globo escolheu como garoto propaganda de seus intreresss comerciais.
    Daí toda a forçação de barra.
    Nem ao menos é o melhor jogador da Seleção até agora, mesmo recebendo a maioria das boas bolas.
    Thiago Silva e Davi Luís são os monstros até agora.
    Para mim Robenn é o craque da Copa, disparado.

    ResponderExcluir
  6. Também acho que a seleção pode crescer sem o Neymar, jogando um futebol verdadeiramente coletivo.

    ResponderExcluir
  7. Penso que Hulk, sem a sombra e o estatuto de Neymar dentro do time, poderá crescer e ser mais determinante nas jogadas de ataque.

    Felipão deve deixá-lo mais solto e livrá-lo de ter que voltar pra marcar, colocando um carrapato tipo Ramires.

    Meu time pra 3ª feira em 4-4-2:

    JC, Maicon, Dante, David Luiz e Maxwell(porque tá fresco e devido ao falecimento do avô de Marcelo, que deve estar abalado).
    Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires(ou Hernanes) e Oscar; Fred e Hulk.

    Mas Felipão quase de certeza que vai escalar JC, Maicon, Dante, DL e Marcelo;LG, Paulinho e Oscar;Hulk, Fred e William.

    E a porra da Argentina, com aquele futebolzinho medíocre, fez um golzinho de sorte e está na semi-final.A Bélgica foi uma decepção completa, com tanto jogador de qualidade, errava mais passes de dois metros que um Diguinho inspirado:-).

    ResponderExcluir
  8. É, rbn!

    A Argentina jogou pouco e passou. O time da Bélgica é muito jovem e sucumbiu psicologicamente com o gol cagado da Argentina logo no início.
    Os garotos não tiveram maturidade.

    Mas ainda tô tranqüilo. Esses cagões já foram longe demais. Devem morrer nas semis.

    ResponderExcluir
  9. Perdoem-me pelo que escrevi apressadamente:

    O correto é ROBBEN, o nome da fera do mundial!

    ResponderExcluir
  10. Piada que ouvi de um peruano: os políticos estão todos torcendo para a Holanda, para que Robben.

    HEHEHE!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.