|
Foto: Bruno Haddad (Fluminense FC). |
E o Fluminense encerrou sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2015 com vitória: 2 a 1 sobre o Figueirense, no Maracanã, o templo maior do futebol tupiniquim. Com o resultado, o clube mais tradicional do país termina a primeira metade do Brasileirão na quarta posição, com 33 pontos ganhos em 19 partidas disputadas (campanha de 10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas).
Uma campanha que, preciso dizer, deveria ser ainda melhor, tendo em vista os pontos que nos foram garfados por arbitragens tendenciosas, em cinco ou seis jogos. Não, não estou chorando: qualquer análise honesta das arbitragens nos jogos do Fluminense concluirá que fomos, sim, muito prejudicados, neste primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Ainda assim, estamos a sete pontos do líder Corinthians, e a apenas três de Atlético Mineiro e Grêmio. O Fluminense está, sim, na briga pelo Campeonato Brasileiro, a despeito das apocalípticas previsões de rivais, de que não sobreviveríamos sem o antigo patrocinador. Coitados, não entendem uma vírgula sobre eternidade.
Cícero foi o dono do jogo deste domingo, 16 de agosto. O meia marcou o primeiro gol, de cabeça, e deu um lançamento espetacular para Fred marcar o segundo. A atuação de Cícero, nota dez, demonstra inequivocamente que ele será útil na caminhada tricolor na segunda metade do campeonato mais difícil do mundo.
Ronaldinho, o craque que acaba de chegar a Laranjeiras, melhora jogo a jogo. Ele está molhando a camisa dez, e está doido para levantar a taça que falta em seu vasto currículo. Não tenho o poder de ler os pensamentos de ninguém, mas desconfio que não há outro atleta que deseje tanto este Campeonato Brasileiro quanto ele.
Enderson Moreira, o técnico do Fluminense, está conseguindo dar forma ao onze tricolor, apesar das recentes mudanças no plantel e dos desfalques por lesões e suspensões. Neste domingo 16, contra o Figueirense, acertou na escalação e nas substituições.
Domingo que vem, dia 23, o Fluminense vai a Santa Catarina para encarar o Joinville, na estreia do returno do Brasileirão. Antes, na quinta-feira 20, receberemos o Paysandu no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Independentemente de o adversário estar na segunda ou na primeira divisão, precisamos respeitá-lo, como se fosse o próprio Barcelona em azul, grená e magia. O Paysandu chegou a esta fase da Copa do Brasil com méritos, tem uma torcida apaixonada, e será um oponente duríssimo.
Todos os tricolores, vivos, doentes e mortos, estão convocados para as batalhas dos próximos quatro meses, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Sim, nós somos muito importantes. Nossa voz nas arquibancadas pode ser a diferença entre a derrota e a glória.
O sábio profeta contempla as quatro belas faixas penduradas na úmida parede de pedra, deitado em uma cama improvisada, na distante caverna que habita. Ele coça sua longa barba branca, e se questiona: "será que dá?". Dá, sim. Um clube que fez o que nós fizemos em 2009 pode tudo, meu caro amigo. Pode ultrapassar o Grêmio, pode ultrapassar o Atlético Mineiro, pode ultrapassar o Corinthians, e pode até levantar o seu quinto Campeonato Brasileiro. Tudo, absolutamente tudo, é possível para o clube que protagonizou o maior milagre da história do esporte no mundo.
PCFilho
NOTAS DO ONZE:
Klever: Não foi exigido. 6,0
Wellington Silva: Ótimo ofensivamente. 8,0
Marlon: Cometeu pênalti bobo, mas esteve bem. 5,5
Gum: Soberano na defesa. 7,5
Gustavo Scarpa: Mesmo improvisado, teve grande atuação. 8,0
Edson: O time melhora com ele em campo. 6,5
Jean: Ótima atuação na ligação da defesa com o ataque. 8,5
Cícero: Fez o primeiro gol e deu lançamento espetacular para o segundo. O dono do jogo. DEZ
Ronaldinho: Boa participação no começo, cansou depois. 6,0
(Higor): Jogou pouco tempo. 6,0
Osvaldo: Incomodou a defesa catarinense no primeiro tempo. 6,5
(Wellington Paulista): Bela assistência para o gol de Cìcero. 7,0
Fred: Na bola do jogo, mostrou toda a sua categoria, e botou pra dentro. 8,5
(Lucas Gomes): Entrou bem. 7,0
T. Enderson Moreira: Escalação e substituições corretas. 7,0
Árbitro Diego Almeida Real: Teve uma atuação correta. Acertou na marcação do pênalti contra o Fluminense e na expulsão de João Vítor, do Figueirense. 7,0
Sem os pontos perdidos no apito, o FFC estaria a frente do SCCP.
ResponderExcluirSem contar as farras dos cartões contra nós e os cartões esquecidos contra os adversários, o que aumenta o tamanho do problema.
Nossa pontuação é atuações são no mínimo para chegarmos a Libertadores, mas a que se ter reação FORA DO CAMPO, para não acontecer de novo ficarmos de fora como no ano passado e em tantos outros, na conta dos sopradores.
Prestígio internacional e milhões de reais envolvidos nisto.
Rapaz,
ResponderExcluirAinda sinto o Flu um pouco preso...
Nao há muitas jogadas.
Insistimos muito em cruzamentos e lançamentos pra área.
Com os jogadores que temos, acho.que poderíamos criar mais e chutar mais de fora.
Scarpa é a melhor revelação do ano.
Motorzinho...
Queria ele no meio...
Mas já é melhor que todos os laterais esquerdos do elenco! Kkkk
Gustavo Scarpa tem muito talento, mesmo. Ganhando experiência, tem tudo para consolidar uma carreira sólida, no meio-campo ou, quem sabe, na própria lateral esquerda...
ExcluirRonaldinho é uma âncora pro time do fluminense, não tem arrancada não rouba bola, bolas paradas e tentativas de lançamentos , ele apesar da técnica está se resumindo a isso. Acho que renderia muito mais entrando num segundo tempo para controlar o meio de campo ou com um jogo ganho para prender bola, a característica do fluminense que nos trouxe até essa posição foi sempre um time compacto, com muita marcação no meio campo, toques curtos e velocidade sempre acionando o Fred. R10 deveria ficar no banco ou ser poupado algumas partidas , colocando Gerson em seu lugar e quando Vinícius voltar aí sim, é Vinícius e não tem conversa, unanimidade joga demais. Por isso, tirando r10, acho que o time ta se encontrando e se encaixando no time ideal que eu vejo: Cavalieri, W silva, Scarpa, Marlon e Gum, Edson, Jean e Cícero, W Paulista e Gerson (Vinicius quando voltar), Fred. E Osvaldo na briga.
ResponderExcluirO Edson meio que se pagou para fazer os outros brilharem: Tem que correr pelo Ronaldinho e cai muito menos pelos lados, pois o Cícero, que joga mais adiantado também tem esta característica. Joga mais contido do que antes.
ResponderExcluir...meio que se Apagou...
ResponderExcluirEdson faz os outros atletas jogarem melhor.
ExcluirCom ele em campo, o time melhora como um todo...
Com o Edson em campo, o Jean cresce também.
ResponderExcluirNão vejo a hora do Vinicius voltar. Teremos uma excelente opção no meio.
A zaga é Marlon e Gum e fim de papo!
ExcluirA zaga é Marlon e Gum e fim de papo! (2)