domingo, 16 de agosto de 2015

Fluminense 2 x 1 Figueirense

Foto: Bruno Haddad (Fluminense FC).

E o Fluminense encerrou sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2015 com vitória: 2 a 1 sobre o Figueirense, no Maracanã, o templo maior do futebol tupiniquim. Com o resultado, o clube mais tradicional do país termina a primeira metade do Brasileirão na quarta posição, com 33 pontos ganhos em 19 partidas disputadas (campanha de 10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas).

Uma campanha que, preciso dizer, deveria ser ainda melhor, tendo em vista os pontos que nos foram garfados por arbitragens tendenciosas, em cinco ou seis jogos. Não, não estou chorando: qualquer análise honesta das arbitragens nos jogos do Fluminense concluirá que fomos, sim, muito prejudicados, neste primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Ainda assim, estamos a sete pontos do líder Corinthians, e a apenas três de Atlético Mineiro e Grêmio. O Fluminense está, sim, na briga pelo Campeonato Brasileiro, a despeito das apocalípticas previsões de rivais, de que não sobreviveríamos sem o antigo patrocinador. Coitados, não entendem uma vírgula sobre eternidade.

Cícero foi o dono do jogo deste domingo, 16 de agosto. O meia marcou o primeiro gol, de cabeça, e deu um lançamento espetacular para Fred marcar o segundo. A atuação de Cícero, nota dez, demonstra inequivocamente que ele será útil na caminhada tricolor na segunda metade do campeonato mais difícil do mundo.

Ronaldinho, o craque que acaba de chegar a Laranjeiras, melhora jogo a jogo. Ele está molhando a camisa dez, e está doido para levantar a taça que falta em seu vasto currículo. Não tenho o poder de ler os pensamentos de ninguém, mas desconfio que não há outro atleta que deseje tanto este Campeonato Brasileiro quanto ele.

Enderson Moreira, o técnico do Fluminense, está conseguindo dar forma ao onze tricolor, apesar das recentes mudanças no plantel e dos desfalques por lesões e suspensões. Neste domingo 16, contra o Figueirense, acertou na escalação e nas substituições.

Domingo que vem, dia 23, o Fluminense vai a Santa Catarina para encarar o Joinville, na estreia do returno do Brasileirão. Antes, na quinta-feira 20, receberemos o Paysandu no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Independentemente de o adversário estar na segunda ou na primeira divisão, precisamos respeitá-lo, como se fosse o próprio Barcelona em azul, grená e magia. O Paysandu chegou a esta fase da Copa do Brasil com méritos, tem uma torcida apaixonada, e será um oponente duríssimo.

Todos os tricolores, vivos, doentes e mortos, estão convocados para as batalhas dos próximos quatro meses, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Sim, nós somos muito importantes. Nossa voz nas arquibancadas pode ser a diferença entre a derrota e a glória.

O sábio profeta contempla as quatro belas faixas penduradas na úmida parede de pedra, deitado em uma cama improvisada, na distante caverna que habita. Ele coça sua longa barba branca, e se questiona: "será que dá?". Dá, sim. Um clube que fez o que nós fizemos em 2009 pode tudo, meu caro amigo. Pode ultrapassar o Grêmio, pode ultrapassar o Atlético Mineiro, pode ultrapassar o Corinthians, e pode até levantar o seu quinto Campeonato Brasileiro. Tudo, absolutamente tudo, é possível para o clube que protagonizou o maior milagre da história do esporte no mundo.

PCFilho

NOTAS DO ONZE:
Klever: Não foi exigido. 6,0
Wellington Silva: Ótimo ofensivamente. 8,0
Marlon: Cometeu pênalti bobo, mas esteve bem. 5,5
Gum: Soberano na defesa. 7,5
Gustavo Scarpa: Mesmo improvisado, teve grande atuação. 8,0
Edson: O time melhora com ele em campo. 6,5
Jean: Ótima atuação na ligação da defesa com o ataque. 8,5
Cícero: Fez o primeiro gol e deu lançamento espetacular para o segundo. O dono do jogo. DEZ
Ronaldinho: Boa participação no começo, cansou depois. 6,0
(Higor): Jogou pouco tempo. 6,0
Osvaldo: Incomodou a defesa catarinense no primeiro tempo. 6,5
(Wellington Paulista): Bela assistência para o gol de Cìcero. 7,0
Fred: Na bola do jogo, mostrou toda a sua categoria, e botou pra dentro. 8,5
(Lucas Gomes): Entrou bem. 7,0
T. Enderson Moreira: Escalação e substituições corretas. 7,0

Árbitro Diego Almeida Real: Teve uma atuação correta. Acertou na marcação do pênalti contra o Fluminense e na expulsão de João Vítor, do Figueirense. 7,0

9 comentários:

  1. Sem os pontos perdidos no apito, o FFC estaria a frente do SCCP.
    Sem contar as farras dos cartões contra nós e os cartões esquecidos contra os adversários, o que aumenta o tamanho do problema.
    Nossa pontuação é atuações são no mínimo para chegarmos a Libertadores, mas a que se ter reação FORA DO CAMPO, para não acontecer de novo ficarmos de fora como no ano passado e em tantos outros, na conta dos sopradores.
    Prestígio internacional e milhões de reais envolvidos nisto.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz,
    Ainda sinto o Flu um pouco preso...
    Nao há muitas jogadas.
    Insistimos muito em cruzamentos e lançamentos pra área.
    Com os jogadores que temos, acho.que poderíamos criar mais e chutar mais de fora.
    Scarpa é a melhor revelação do ano.
    Motorzinho...
    Queria ele no meio...
    Mas já é melhor que todos os laterais esquerdos do elenco! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Scarpa tem muito talento, mesmo. Ganhando experiência, tem tudo para consolidar uma carreira sólida, no meio-campo ou, quem sabe, na própria lateral esquerda...

      Excluir
  3. Ronaldinho é uma âncora pro time do fluminense, não tem arrancada não rouba bola, bolas paradas e tentativas de lançamentos , ele apesar da técnica está se resumindo a isso. Acho que renderia muito mais entrando num segundo tempo para controlar o meio de campo ou com um jogo ganho para prender bola, a característica do fluminense que nos trouxe até essa posição foi sempre um time compacto, com muita marcação no meio campo, toques curtos e velocidade sempre acionando o Fred. R10 deveria ficar no banco ou ser poupado algumas partidas , colocando Gerson em seu lugar e quando Vinícius voltar aí sim, é Vinícius e não tem conversa, unanimidade joga demais. Por isso, tirando r10, acho que o time ta se encontrando e se encaixando no time ideal que eu vejo: Cavalieri, W silva, Scarpa, Marlon e Gum, Edson, Jean e Cícero, W Paulista e Gerson (Vinicius quando voltar), Fred. E Osvaldo na briga.

    ResponderExcluir
  4. O Edson meio que se pagou para fazer os outros brilharem: Tem que correr pelo Ronaldinho e cai muito menos pelos lados, pois o Cícero, que joga mais adiantado também tem esta característica. Joga mais contido do que antes.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Edson faz os outros atletas jogarem melhor.

      Com ele em campo, o time melhora como um todo...

      Excluir
  6. Com o Edson em campo, o Jean cresce também.
    Não vejo a hora do Vinicius voltar. Teremos uma excelente opção no meio.
    A zaga é Marlon e Gum e fim de papo!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.