sábado, 27 de fevereiro de 2016

Cotado para assumir o Flu, Levir Culpi criticou presença tricolor no Brasileirão em 2000


Com a demissão de Eduardo Baptista, o Fluminense procura um novo treinador para seu time profissional de futebol, e o nome mais cotado para assumir o comando técnico do Tricolor é o do experiente Levir Culpi, que treinou o Atlético Mineiro entre 2014 e 2015, tendo conquistado a Copa do Brasil de 2014.

Levir Culpi é o nome predileto do presidente tricolor Peter Siemsen, que já tentou contratá-lo em 2011, após a saída de Muricy Ramalho. Na época, ele treinava o Cerezo Osaka, do Japão, e recusou a proposta do Fluminense, alegando que não poderia abandonar o Japão no momento delicado que o país asiático vivia, após o terremoto, a tsunami e a crise nuclear de Fukushima.

Em 2000, quando treinava o São Paulo, Levir deu uma declaração polêmica, que desagradou os torcedores do Fluminense. Às vésperas do jogo São Paulo x Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro (que o Fluminense liderava), ele foi questionado sobre a presença do Tricolor na competição, e respondeu: "Não fico revoltado, mas acho que a inclusão do Fluminense foi injusta. Outros times trabalharam para estar na primeira divisão e foram prejudicados".


Trecho do caderno de esportes da Folha de S. Paulo, edição de 09/09/2000.

Para entender o caso, é necessário voltar até 1999, ano em que o Fluminense disputou e conquistou a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Assim, na ordem natural das coisas, o Fluminense disputaria a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2000. Entretanto, por problemas alheios ao Fluminense, ocorridos durante a disputa da primeira divisão de 1999, não houve segunda divisão no ano 2000. A CBF entregou a organização do Campeonato Brasileiro ao Clube dos Treze, que então implementou a chamada Copa João Havelange, com 116 participantes (o Fluminense entre eles, naturalmente). Então, a pergunta que os críticos nunca respondem é: como o Fluminense poderia ter disputado uma segunda divisão que não aconteceu?

O curioso é que um dos pivôs dos problemas de 1999 foi o próprio São Paulo, que escalou o atleta Sandro Hiroshi de maneira irregular em algumas partidas, o que acabou gerando transferência de pontos na tabela de classificação para Botafogo e Internacional (mas não para outros clubes, que também enfrentaram o São Paulo com Hiroshi). O Botafogo, que havia perdido por 6 a 1 para o São Paulo, ganhou os pontos do jogo na justiça desportiva, e graças a eles escapou do rebaixamento, ultrapassando o Gama, do Distrito Federal. O clube candango sentiu-se prejudicado e ingressou com uma ação na justiça comum, iniciando assim a confusão que originou a Copa João Havelange (sem nenhuma participação do Fluminense no processo).

Os 116 clubes do Campeonato Brasileiro de 2000 foram divididos em três módulos: 25 no módulo azul (considerado "de elite", com todos os integrantes do Clube dos Treze, incluindo o Fluminense), 36 no módulo amarelo e 55 no módulo verde-e-branco. Todos os clubes eram integrantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com chances de se sagrar campeão e de obter uma vaga na Copa Libertadores da América (feito que o São Caetano, integrante do módulo amarelo, acabou conseguindo, ao ser vice-campeão).

O Fluminense perdeu aquela partida para o São Paulo por 2 a 0, mas provou, em campo, de maneira incontestável, que merecia voltar à primeira divisão: terminou o módulo azul na terceira posição, atrás apenas de Cruzeiro e Sport Recife, e à frente do próprio São Paulo, que terminou em sexto. Na fase de mata-mata, o Tricolor seria eliminado pelo São Caetano, que fora o segundo colocado do módulo amarelo e terminaria sendo o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2000.

Para o Campeonato Brasileiro de 2001, a CBF retomou a organização, e naturalmente se baseou nos resultados do ano anterior para a escolha dos participantes, incluindo o Fluminense, que novamente demonstrou sua força e seu mérito, chegando à semifinal tanto em 2001 quanto em 2002. Desde então, o Fluminense nunca mais foi rebaixado, tendo conquistado o título de Campeão Brasileiro duas vezes, nos anos de 2010 e 2012.

Portanto, essa estória de que "o Fluminense deve a Série B" não passa de conversa para boi dormir. Caso Levir Culpi venha mesmo a assumir o comando técnico tricolor, poderia começar com um pedido de desculpas pelas declarações infelizes de 2000. De qualquer forma, que tenha sorte e que devolva o Fluminense ao topo das tabelas das competições, lugar a que pertence desde 1902 e para sempre.

PCFilho

2 comentários:

  1. O mundo dá voltas, PC! Muitas voltas!!!
    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo, Leandro... muitas voltas...

      O sujeito fala besteira sem motivo, depois tem que se explicar...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.