quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Fluminense deveria demitir Eduardo Baptista?

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Há dez dias, logo antes de o Fluminense iniciar a sequência de clássicos contra Cruzeiro, Flamengo e Botafogo, perguntei no Twitter se o treinador Eduardo Baptista deveria ser demitido. Mesmo com 63% dos tricolores já apoiando a dispensa na ocasião, escrevi aqui o post 5 razões pelas quais o Fluminense NÃO deveria demitir Eduardo Baptista (opinião que ainda mantenho - caso o leitor queira entender meu posicionamento, clique e leia o post).

Após os clássicos, com uma vitória por 4 a 3 sobre o Cruzeiro no Mineirão, uma derrota por 2 a 1 para o Flamengo no Mané Garrincha e uma derrota por 2 a 0 para o Botafogo no Kléber Andrade, repeti a enquete no Twitter, e o apoio à demissão já beira os 90%:

Bom, além das cinco razões que já expus na semana passada, acrescentarei mais uma agora: mesmo que o treinador do Fluminense fosse um esquimó que nunca viu uma partida de futebol na vida, este não seria o principal problema tricolor hoje.

O Fluminense precisa de uma mudança generalizada de pensamento. E eu não escrevo isso me aproveitando dos últimos três anos de insucessos: já defendo a refundação do Fluminense desde o período em que estávamos no topo do futebol nacional, quando levantamos dois Campeonatos Brasileiros em três anos. Já ali, quando tínhamos o melhor time do país, eu alertava para a necessidade de o Tricolor se reinventar. Então, não posso, de forma alguma, ser acusado de oportunista.

Vejam só: nosso time profissional treina em um local cuja última reforma de fato aconteceu há 94 anos; nossa dívida total é estimada em meio bilhão de reais; nosso contrato de televisão nos relega ao terceiro escalão do futebol brasileiro, a despeito de sermos indiscutivelmente uma das cinco maiores potências dos últimos anos; trocamos de treinador a cada cinco meses; nossos elencos são montados sem critério, de modo que já em fevereiro a improvisação de nosso melhor apoiador na lateral nos parece uma opção defensável; não sabemos sequer em que estádio atuaremos como mandantes nos próximos sete meses, apesar de esta situação ter sido absolutamente previsível; não temos um patrocinador para o espaço mais valioso da camisa; enfim, eu poderia continuar listando nossos dramas por páginas e mais páginas.

Algum tricolor em sã consciência realmente acredita que nosso problema é somente Eduardo Baptista? Que a troca do treinador nos fará favoritos a alguma coisa? Que este time passará a jogar por música? Nem com Guardiola, amigos, nem com Guardiola em carne, osso e cérebro no comando técnico do plantel.

Querem uma mudança que seria 10 vezes mais efetiva que a demissão de Eduardo Baptista? As cartas de renúncia dos principais responsáveis pelo caos tricolor, a começar por Peter Siemsen, o presidente reeleito em meio a uma campanha de rebaixamento em 2013, a terminar por Mário Bittencourt, o advogado que também faz as vezes de vice-presidente de futebol, em um evidente conflito de interesses. Infelizmente, não vai acontecer.

Querem pedir a demissão de Eduardo Baptista, incentivando esta bizarra ciranda de treinadores do Fluminense, o clube que mais troca de técnico no mundo? Peçam, é direito inalienável de todo torcedor, e não serei eu a impedi-los.

Só não me peçam para acreditar que isto melhorará o Fluminense de alguma forma, porque estou convicto de que isto não ocorrerá. E o mais provável é que, daqui a cinco meses, estaremos aqui novamente discutindo se o sucessor de Eduardo Baptista deveria ou não ser demitido.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.