sábado, 27 de fevereiro de 2016

Descanse em paz, Léo Briglia


Faleceu nesta quinta-feira 25, em sua cidade-natal Itabuna, na Bahia, o futebolista Léo Briglia, campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957 pelo Fluminense e da Taça Brasil de 1959 pelo Bahia.

Nascido no dia 29/08/1928, Emmanuel Briglia de Magalhães foi um atacante com muito faro de gol. Em três temporadas no Fluminense, entre 1956 e 1959, ele jogou mais de 100 partidas com a camisa tricolor, tendo marcado 59 gols.

No ano de 1957, Léo Briglia teve sua melhor temporada como profissional. No primeiro torneio disputado, o Rio-São Paulo, ajudou o Fluminense a se sagrar campeão invicto. No dia 26 de maio de 1957, no Pacaembu, marcou um gol de cabeça aos 41 minutos do segundo tempo, garantindo o empate em 2 a 2 contra o Santos do jovem Pelé. Três dias depois, marcou mais um gol no Pacaembu, na vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa, jogo que garantiu a taça para o Fluminense.



No dia 21 de julho de 1957, 55º aniversário do Fluminense, Léo teve uma atuação memorável, marcando dois gols na goleada de 5 a 2 sobre o Vasco, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Nesta competição, ele marcou 19 gols em 19 partidas disputadas, uma média impressionante de um gol por jogo, numa época em que o Campeonato Carioca era o mais importante do país, com nível técnico elevadíssimo. Infelizmente, devido a uma contusão severa no joelho, ele ficou de fora da partida final, contra o Botafogo. E sua ausência foi sentida, porque o Fluminense perdeu por 6 a 2 e acabou vice-campeão (como observação, vale sempre lembrar as suspeitas de doping coletivo do time do Botafogo neste jogo).

Com seu excelente desempenho no Fluminense, Léo Briglia foi pré-convocado por Vicente Feola para a Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 1958, tendo sido cortado às vésperas da viagem, novamente devido aos problemas no joelho. Ele foi substituído por Dida, do Flamengo, que começaria o Mundial como titular, até também se lesionar. Curiosamente, as lesões de Léo e Dida acabaram abrindo espaço para o jovem Pelé, que assumiria a titularidade no jogo contra a União Soviética - para nunca mais sair, evidentemente.

Em 1959, Léo Briglia transferiu-se para o Bahia, e foi peça fundamental na conquista da primeira Taça Brasil, competição predecessora da Copa do Brasil. Ele foi o artilheiro daquele torneio, com 8 gols marcados (os mais importantes, um decidindo a semifinal contra o Vasco, e um na virada sobre o Santos de Pelé na finalíssima).

Descanse em paz, Léo Briglia.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.