1902: foi realizada a primeira reunião da diretoria do Fluminense, na residência do presidente Oscar Cox, à Rua São Salvador, nº 5. Além de Cox, participaram o vice-presidente Louis da Nóbrega, o primeiro-secretário Mário Rocha e o tesoureiro Domingos Moitinho. Decidiram que o clube não alugaria o terreno da Rua Dona Mariana, primeiro local cogitado para a construção do seu campo.
1926: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio do America, na rua Campos Sales, o Fluminense venceu o Villa Isabel por 5 a 0, gols de Ripper (2), Lagarto (2) e Alfredinho.
1929: em uma noite de festa do futebol do Rio de Janeiro, 40 mil pessoas foram ao Estádio de Laranjeiras, para assistir a duas grandes partidas. Na preliminar, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Botafogo (os gols tricolores foram de Alfredinho, Ary e Meireles (2)). No jogo principal, a Seleção Carioca derrotou o Bologna, da Itália, por 3 a 1. A Seleção Carioca atuou com a seguinte escalação: Joel (America); Pennaforte (America) e Hildegardo (America); Nascimento (Fluminense), Floriano (America) e Fortes (Fluminense); Ripper (Fluminense), Oswaldo (America), Luiz de Carvalho (Botafogo), Nilo (Botafogo) e Theóphilo (São Cristóvão). Os gols foram de Giuseppe Muzzioli para o Bologna, e Luiz de Carvalho, Nilo e Oswaldo para a Seleção Carioca.
1931: em jogo amistoso, no Estádio do America, na rua Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Waldemar, Ary e Eduardo Long.
1943: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Canto do Rio por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Maracaí e Pedro Amorim.
1953: em partida do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Orlando Pingo de Ouro e Marinho.
1970: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Flávio e Celso (contra).
1971: o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Ivair, em partida válida pela Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca, que o Fluminense já havia conquistado). Nos dias seguintes, o Tricolor confirmaria sua hegemonia no Rio de Janeiro, levantando também a Taça Guanabara.
1973: diante de 101.363 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0, na prorrogação da decisão do segundo turno do Campeonato Carioca, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. Com o resultado, o Fluminense conquistou a Taça Francisco Laport. O gol da vitória tricolor foi marcado pelo centroavante Dionísio, aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação, de cabeça. Em agosto, o Tricolor se sagraria campeão estadual, vencendo o Flamengo na decisão.
1998: o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Marítimo, de Portugal, no Estádio de Laranjeiras, em jogo amistoso comemorativo do 96º aniversário do Tricolor. O gol da partida foi do atacante Roni.
2010: em jogo da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, no Engenhão. O gol do Fluminense foi do atacante Emerson Sheik, aos 14 minutos do segundo tempo. O Tricolor acumulava 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, na campanha que culminaria na conquista do terceiro Brasileirão de sua história.
2012: em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu para o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Porto Alegre. Foi a primeira derrota tricolor na competição - o Flu seguia com 25 pontos ganhos na tabela de classificação, com 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.
****
Aniversariantes do dia:
José Hélio Alexandre de Souza, o Hélio (1964), centroavante com 21 gols marcados em 48 partidas disputadas pelo Fluminense, entre 1989 e 1990. Foi campeão do Torneio de Kiev de 1989.
Luciano Williames Dias (1970), zagueiro com 4 atuações pelo Fluminense no ano 2000.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.