quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 11 de janeiro


1941: na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1940, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 1 para a Seleção Paulista. O escrete do Distrito Federal atuou com: Tadeu [America]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Flamengo]; Afonsinho [São Cristóvão], Zarzur [Vasco] e Alcebíades [America]; Adílson [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Isaías [Madureira], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Carreiro [Fluminense]. Os gols paulistas foram de Carlos Leite, Lima e Luizinho, e o gol de honra carioca foi marcado pelo ponta tricolor Adílson. O segundo jogo da decisão seria disputado no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, quatro dias depois (vide 15 de janeiro).

1942: encerrando a espetacular temporada de 1941, o Fluminense, campeão Carioca e do Torneio Extra, conquistou também o Campeonato Carioca de Reservas, vencendo o America por 3 a 2, no campo da Rua Campos Sales, graças aos gols de Pedro Nunes, Adílson e Hércules. A escalação do jogo final foi: Max; Bilulu e Machado; Mário Ramos, Og e Bioró; Adilson, Juan Carlos, Hilleman, Pedro Nunes e Hércules. Aparentemente, o melhor time do Rio de Janeiro era o Fluminense, e o segundo melhor era o reserva do Fluminense...

1953: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca de 1952, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Vasco, diante de uma multidão de 103.080 presentes (78.243 pagantes) no Maracanã. Alfredo e Chico marcaram para o Vasco, e Didi e Telê para o Fluminense. O resultado praticamente garantiu o título para o Vasco, que, faltando duas rodadas para o término, já somava 32 pontos, contra 28 do Fluminense (num cenário em que a vitória valia dois pontos). O Vasco se sagraria campeão já na rodada seguinte, e o Fluminense terminaria vice-campeão, empatado com o Flamengo.

1959: o Fluminense ganhou por 4 a 2 da Seleção de Jequié, em amistoso disputado na cidade baiana, graças aos gols de Léo Briglia (dois), Mário e Waldo. Esta vitória iniciou uma sequência invicta que duraria doze partidas (e não seria a maior da temporada). Estava começando um ano histórico, em que o Tricolor conquistaria o Campeonato Carioca, com uma das mais sensacionais campanhas de todos os tempos.

1981: na semifinal do torneio internacional para a inauguração dos refletores do Estádio do Canindé, em São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com a Portuguesa. O gol tricolor na partida foi de Neinha. Os anfitriões venceram a disputa de pênaltis por 4 a 3. Na outra partida, o Sporting de Lisboa venceu o Corinthians por 1 a 0.

****

Aniversariantes do dia:

Armando Baglini, o Fogueira (1910), centroavante paulista, que atuou no Fluminense entre 1938 e 1939, participando das conquistas do Torneio Municipal e do Campeonato Carioca de 1938. Marcou 24 gols em 36 jogos com a camisa tricolor.
Fogueira, Campeão Carioca em 1938.

Gérson de Oliveira Nunes, o Gérson (1941), um dos maiores craques da história do futebol brasileiro, titular da mítica Seleção de 1970, campeã do mundo no México. Tricolor de coração desde a infância, Gérson construiu sua carreira em Flamengo, Botafogo e São Paulo, mas fez questão de encerrá-la no Fluminense, entre as temporadas de 1972 e 1974. Marcou 5 gols em 57 partidas com a camisa tricolor, e conquistou o Torneio de Verão e o Campeonato Carioca de 1973. Autor de passes longos espetaculares com sua perna esquerda, Gérson é reconhecido como o lançador mais preciso da história do futebol. O genial "Canhotinha de Ouro" marcou 14 gols em 70 partidas oficiais pela Seleção Brasileira.
Gérson em ação pelo Fluminense, contra o Atlético Madrid, na Espanha, em 1972.

Emerson Martins Figueiredo, o Emerson (1978), zagueiro que integrou o elenco profissional do Fluminense entre 1998 e 2000. Marcou 5 gols em 81 jogos com a camisa tricolor. Participou das conquistas da Copa Rio de Janeiro de 1998 e da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.

Júnio César Arcanjo, o Juninho (1983), meio-campista mineiro, com 4 gols marcados em 58 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2005 e 2006. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2005.
Juninho comemorando um gol pelo Fluminense.

Daniel Sampaio Simões, o Danielzinho (1996), meio-campista revelado pelo Fluminense, com 12 atuações pelo time profissional tricolor, entre 2016 e 2017. Já marcou um gol pela equipe principal, na partida contra o Brasil de Pelotas em 2017 (vide 26 de abril).
Danielzinho.

PCFilho

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Os lançamentos dele eram de uma precisão milimétrica.

      Reza a lenda que Pelé pedia um lançamento de 70 metros e Gérson perguntava: quer no mamilo direito ou no esquerdo? 😂😂😂😂

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.