sábado, 20 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 20 de janeiro


1918: em amistoso internacional, no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Dublin, do Uruguai. Pensalfini abriu o placar para os orientais no primeiro tempo, e o centroavante inglês Welfare marcou o gol de empate do Fluminense nos minutos finais do jogo. Esta foi a primeira partida do Tricolor contra um clube do país vizinho.

1934: em amistoso interestadual, no Estádio de Lourdes, em Belo Horizonte, o Fluminense voltou a vencer o Atlético Mineiro, desta vez por 2 a 0, graças aos gols de Tintas e Vicentino (a vitória da semana anterior fora por 3 a 1 - vide 14 de janeiro).

1937: em sua terceira partida no Torneio dos Campeões, o Fluminense ganhou por 6 a 2 da Portuguesa, campeã paulista, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram anotados por Romeu Pellicciari, Russo, Hércules (dois, um de falta), Brant e Sobral (ou Vicentino para algumas fontes). O Torneio dos Campeões, um quadrangular com os campeões do Distrito Federal, de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, foi uma das primeiras tentativas de organização de um campeonato nacional de clubes.

1941: na terceira e decisiva partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1940, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Paulista, conquistando o título no critério do saldo de gols. O escrete campeão brasileiro jogou assim: Tadeu [America] (Alfredo [Madureira]); Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Flamengo]; Afonsinho [São Cristóvão], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Adílson [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Leônidas da Silva [Flamengo], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Carreiro [Fluminense]. Zizinho e Adílson abriram 2 a 0 para os cariocas, e Luizinho marcou os dois gols paulistas.

1946: em jogo amistoso, no Estádio Baenão, em Belém, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Remo, gols de Orlando Pingo de Ouro (dois), Pascoal e Geraldino. Este foi o primeiro duelo do Tricolor contra o Clube do Remo na história.

1948: no Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, foi lançada a pedra fundamental do Estádio do Maracanã. Iniciava-se ali a construção do palco que se tornaria a principal casa do Fluminense, a partir de 1950.

1952: é campeão! Na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca de 1951, diante de 78.835 presentes (68.820 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 0, e conquistou o título máximo da cidade! O ponta Telê, que jogou de centroavante, foi o grande destaque do jogo, marcando os dois gols da vitória tricolor. O onze do Fluminense no jogo final foi o seguinte: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Vitor, Édson e Laffayette; Lino, Didi, Telê, Orlando Pingo de Ouro e Róbson. O ano do cinquentenário do Fluminense começava com a conquista do Rio de Janeiro, e em julho e agosto teria uma glória mundial...

1957: diante de 20.249 presentes (16.573 pagantes) no Maracanã, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paraense por 6 a 0, gols de Pinga, Vavá (dois), Índio (dois) e Didi. A escalação carioca foi a seguinte: Castilho [Fluminense]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Zózimo [Bangu], Dequinha [Flamengo] e Nilton Santos [Botafogo]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Vavá [Vasco], Didi [Botafogo] e Pinga [Vasco]. Com o resultado, o escrete do Distrito Federal classificou-se à fase final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1956.

1960: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1959, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, a Seleção Carioca venceu a Seleção Potiguar por 4 a 2. Os cariocas, sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, jogaram com: Manga [Botafogo]; Joel [Bangu], Darci Faria [Bangu] e Altair [Fluminense]; Amaro [America] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Rossi [Botafogo], Pinga [Vasco], Décio Esteves [Bangu] e Babá [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Pinga (três) e Babá.

1963: no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1962, no Maracanã, a Seleção Carioca venceu a Seleção Cearense por 5 a 1. A escalação do escrete carioca tinha três atletas tricolores: Castilho [Fluminense]; Jair Marinho [Fluminense], Mário Tito [Bangu], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Carlinhos [Flamengo] e Gérson [Flamengo]; Joel [Flamengo], Henrique Frade [Flamengo], Dida [Flamengo] e Nilo [America]. Os gols cariocas foram de Dida (dois) e Gérson (três, um de pênalti). A partida de volta seria três dias depois, em Fortaleza (vide 23 de janeiro).

1998: em sua estreia na Copa do Brasil, o Fluminense venceu o ABC por 4 a 1, no Machadão, em Natal, graças aos gols de Magno Alves (três) e Gil Baiano, eliminando o adversário sem a necessidade do jogo de volta.

2010: o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Bangu, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Fred (dois, ambos de pênalti) e Alan. Os três triunfos em três jogos no ano eram o prenúncio de uma temporada que seria histórica...

2011: o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, no Engenhão, em sua estreia no Campeonato Carioca. O gol foi do centroavante Fred, de cabeça, aos 36 minutos do segundo tempo.

2013: o Fluminense derrotou o Nova Iguaçu por 2 a 0, em São Januário, em sua primeira partida no Campeonato Carioca. Os dois gols do jogo foram assinalados pelo meia Wagner, ambos de cabeça.

****

Aniversariantes do dia:

Oscar Alfredo Sebastião Cox (1880), o idealizador, fundador e primeiro presidente do Fluminense Football Club. Oscar Cox também atuou pelo time do Fluminense, realizando ao todo nove partidas entre 1902 e 1908, tendo participado das campanhas vitoriosas dos Campeonatos Cariocas de 1906 e 1908. O personagem mais importante da história tricolor recebe até hoje homenagens, como o busto que se encontra na sede de Laranjeiras, desde 2015.
Oscar Cox, o Pioneiro, nasceu em 20 de janeiro de 1880,
filho de George Emmanuel Cox e Minervina Dutra Cox.

Hélvio Pessanha Moreira, o Hélvio "Piteira" (1924), zagueiro natural de Campos dos Goytacazes, com 86 partidas pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1945 e 1949. Participou da vitoriosa campanha tricolor no Torneio Municipal de 1948. Depois, fez uma bonita carreira no Santos, e em 1955 chegou a atuar na Seleção Brasileira. (Mais sobre Hélvio no site Tardes de Pacaembu.)
Hélvio "Piteira", zagueiro tricolor.

Adilson Rodrigues, o Adilson (1947), ponta-esquerda natural de Campinas, integrante do time do Fluminense que conquistou o Campeonato Carioca de 1973. Marcou 4 gols em 47 jogos com a camisa tricolor, entre 1972 e 1973.

Sebastião Ricardo Drubscky de Campos, o Ricardo Drubscky (1960), treinador mineiro, com uma curta passagem no comando técnico do Fluminense, no primeiro semestre de 2015.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.