sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 8 de dezembro



1916: no jogo disputado em substituição à partida anulada de 22 de outubro, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 1, em General Severiano, pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Oswaldo Gomes (de pênalti), Zezé e Chico Netto (de pênalti). Com o resultado, o Fluminense terminou a competição em 4º lugar, com 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, 24 gols-pró e 25 gols-contra. O America terminou campeão. Nos três anos seguintes, o time tricolor faria história, conquistando o tricampeonato da cidade.

1918: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, na rua Paysandu, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Mangueira, resultado que confirmou matematicamente a conquista do bicampeonato. Os gols tricolores foram de Welfare e Machado. Houve homenagens emocionadas ao atacante Archibald French, atleta do Fluminense que foi uma das vítimas fatais da gripe que assolava a cidade do Rio de Janeiro (a epidemia foi o motivo da paralisação forçada de dois meses no Campeonato). As celebrações pela conquista do título foram discretas, em respeito às milhares de vítimas da gripe (estima-se que, entre outubro e dezembro, período oficialmente reconhecido como pandêmico, 65% da população carioca tenha adoecido - foram registradas 14.348 mortes na cidade).

1929: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 1 para a Seleção Paulista. A escalação do Distrito Federal foi esta: Joel [America]; Pennaforte [America] e Hildegardo [America]; Nascimento [Fluminense], Fausto [Vasco] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os gols foram de Petronilho, De Maria e Feitiço (dois) para os paulistas, e de Paschoal para os cariocas.

1940: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 0, gols de Romeu Pellicciari e Tim. No mesmo dia, Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1, resultado que deixou o Fluminense na liderança da competição. Com 23 jogos, o time tricolor somava 16 vitórias, 4 empates e 3 derrotas - bastaria vencer o São Cristóvão na rodada final para ser mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 22 de dezembro).

1943: na segunda partida da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Fluminense* por 4 a 0, e se classificou para a decisão da competição. Com quatro atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Batatais [Fluminense]; Domingos da Guia [Flamengo] e Augusto [São Cristóvão]; Biguá [Flamengo], Rui Campos [Fluminense] e Afonsinho [Fluminense]; Pedro Amorim [Fluminense], Ademir Menezes [Vasco], Pirillo [Flamengo], Perácio [Flamengo] e Djalma [Vasco]. Os gols cariocas foram de Perácio, Ademir Menezes, Pedro Amorim e Pirillo.
* a Seleção Fluminense era composta por atletas dos clubes do estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói; a Seleção Carioca era composta por atletas dos clubes da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.

1946: no segundo jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 1 da Seleção Mineira, apesar de ter atuado desfalcada dos atletas dos quatro melhores times da cidade (Fluminense, Botafogo, Flamengo e America disputavam o Supercampeonato e não puderam ceder seus jogadores). Os gols da vitória carioca foram de Chico e Jair Rosa Pinto. Na decisão contra os paulistas, a Seleção Carioca se sagraria campeã, em março de 1947, já com sua escalação completa.

1942: em amistoso, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Uberaba, no Estádio Boulanger Pucci, na cidade mineira, graças aos gols de Eunápio de Queiroz (dois) e Murilinho. Foi uma revanche da derrota por 2 a 0, dois dias antes.

1949: em partida amistosa, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense venceu o São Paulo por 4 a 2, graças aos gols de Carlyle, Silas e Rodrigues Tatu (dois, um de pênalti).

1957: diante de 87.369 presentes (78.289 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Telê e Léo Briglia, e o rubro-negro de Henrique Frade. Faltando duas rodadas, o Fluminense liderava, com 33 pontos (15 vitórias, 3 empates e 2 derrotas), seguido pelo Botafogo com 32 (14 vitórias, 4 empates e 2 derrotas) e por Flamengo e Vasco com 31 (o Fla com 13 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, e o Vasco com 14 vitórias, 3 empates e 3 derrotas).

1962: o Fluminense perdeu para o Botafogo por 1 a 0, diante de 57.476 presentes (51.886 pagantes) no Maracanã, pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, e deu adeus às chances de conquistar o título. A partida foi muito disputada, com o gol da vitória alvinegra marcado por Amarildo, aos 39 minutos do segundo tempo. O Botafogo terminaria campeão, e o Fluminense em terceiro lugar.

1963: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, diante de 40.505 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bangu, de virada, ultrapassando o adversário na tabela. Os alvirrubros abriram o placar com Bianchini, e os tricolores viraram graças aos gols de Evaldo e Oldair (dois). Faltando uma rodada, o Flamengo liderava com 38 pontos (17 vitórias, 4 empates e 2 derrotas), o Fluminense era o vice-líder com 37 (16 vitórias, 5 empates e 2 derrotas), e o Bangu vinha em terceiro com 36 (16 vitórias, 4 empates e 3 derrotas). Na última rodada, o Fla-Flu decidiria o Campeonato, diante da maior multidão da história do clássico (vide 15 de dezembro).

1990: em jogo válido pelo Torneio Adolpho Bloch, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Edemílson.

1994: na partida de ida da semifinal da Copa Rio de Janeiro, no Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Americano. O jogo de volta seria dois dias depois, em Laranjeiras (vide 10 de dezembro).

2013: em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bahia, de virada. Os anfitriões abriram o placar com William Barbio, e os tricolores viraram graças aos gols de Wagner e Samuel. O resultado livrou o Fluminense do rebaixamento matematicamente (ao fim da rodada, o Fluminense aparentemente estava rebaixado, em 17º lugar; porém, descobriu-se que Flamengo e Portuguesa escalaram atletas suspensos na última rodada - o que, conforme preconizava o regulamento, acarretaria uma punição de 4 pontos para cada um, o suficiente para o Fluminense ultrapassar ambos, e terminar em 15º).

****

Aniversariantes do dia:

Nélio dos Santos Pereira, o Nélio (1943), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense entre 1963 e 1964. Foi um dos inscritos na Seleção Brasileira dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, embora não tenha chegado a viajar para o Japão.

Gilberto Moacir Schubert, o Ijuí (1961), lateral-direito gaúcho que atuou no Fluminense em 1983, ano em que participou de duas partidas na campanha do título do Campeonato Carioca.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.