1912: em um jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Mangueira, com um gol de Edgard Gulden.
1918: em partida válida pela antepenúltima rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua General Severiano, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo, e virtualmente garantiu o título de bicampeão da cidade. Os gols do jogo foram de Zezé e Welfare para o Fluminense, e de Dias e Galvão Bueno para o Flamengo. Com a chegada da epidemia de gripe espanhola ao Rio de Janeiro, a prefeitura proibiria aglomerações de pessoas, e o Campeonato seria suspenso por dois meses. Oficialmente, seriam registradas 14.348 mortes pela gripe no Rio de Janeiro, das quais 24 de sócios do Fluminense - um deles o atacante Archibald French, que faleceria em 29 de outubro, tendo feito neste Fla-Flu o último jogo de sua carreira. O Fluminense confirmaria matematicamente o bicampeonato na partida seguinte, contra o Mangueira (vide 8 de dezembro).
1929: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Paysandu, o Fluminense derrotou o anfitrião Flamengo por 1 a 0, graças ao gol do ponteiro-direito Ripper, no primeiro tempo. O placar só não foi maior devido à ótima atuação do goleiro rubro-negro Pinheiro, que efetuou ao todo 29 defesas.
1935: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Portuguesa da Ilha, com gols de Orozimbo, Russo e Sobral (dois).
1946: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 6 a 3 do Madureira. Os gols tricolores na partida foram de Rodrigues Tatu (dois, um de falta e um de pênalti), Pascoal, Ademir Menezes, Simões e Orlando Pingo de Ouro. Em quatorze partidas na competição, o Fluminense acumulava dez vitórias e quatro derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos, e jogariam o Supercampeonato, no qual o Tricolor se sagraria campeão.
1956: em partida disputada no Estádio do Maracanã, válida pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 0, gols de Jair Francisco (dois) e Waldo.
1963: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do São Cristóvão, gols de Oldair (dois) e Manoel.
1973: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Sport Recife, com um gol do centroavante Dionísio, aos 26 minutos do primeiro tempo.
1979: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense goleou o Bangu por 5 a 0, graças aos gols de Robertinho, Parraro (três) e Kléber. Curiosamente, estes seriam os três únicos gols de Parraro com a camisa do Fluminense.
1984: no Estádio Nacional de Seul, capital da Coréia do Sul, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Seleção de Camarões, e sagrou-se campeão do Torneio de Seul! Os gols da vitória tricolor foram marcados por Assis, Romerito e Washington, todos ainda no primeiro tempo do jogo. Fluzão, campeão em mais um continente!
|
Flagrante do jogo entre Fluminense e Seleção de Camarões, em Seul. |
|
O troféu do Torneio de Seul. |
1998: na décima e última rodada da primeira fase da Série B do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o ABC, no Machadão, em Natal. O gol tricolor foi de Nelsinho (contra). O resultado encerrou a campanha de 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, que rebaixou o Fluminense para a Série C, consumando uma tragédia inimaginável. Felizmente, a partir do ano seguinte, o Tricolor voltaria a trilhar caminhos de glória, sob o comando técnico de Carlos Alberto Parreira: "Aceito esse desafio pelo Fluminense. Sua grandeza, seu real propósito de se reorganizar, de comprovar que não há qualquer mácula na história em chegar a essa condição, desde que haja espírito para lutar e melhorar. Não faria isso por mais clube algum".
1999: em partida disputada no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Serra por 1 a 0, gol de Marco Brito, aos 44 minutos do segundo tempo. O Tricolor seguia na campanha do título, na jornada de retorno à elite do futebol nacional.
2001: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo, graças aos gols de Andjelkovic e Paulo César. O Botafogo marcou seu gol de honra nos acréscimos do segundo tempo, com Artur.
2004: em partida movimentada, válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico de Porto Alegre, o Fluminense venceu o Grêmio por 3 a 2. Os gols foram, na sequência, de Edmundo (Fluminense 1 a 0), Cláudio Pitbull (1 a 1), Roger Flores (Fluminense 2 a 1), Roberto Santos (2 a 2) e Ramon Menezes (Fluminense 3 a 2).
2010: em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense perdeu por 3 a 0 para o Santos. Esta foi a primeira e seria a única derrota daquele time por mais de um gol de diferença na competição. Com 52 pontos ganhos em 28 jogos (15 vitórias, 7 empates e 6 derrotas), o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista do terceiro Brasileirão de sua história.
2012: em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, no Engenhão, graças ao gol de Fred, aos 27 minutos do segundo tempo. O Fluminense acumulava 62 pontos na tabela de classificação, com 18 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, seguindo firme para conquistar o quarto Brasileirão de sua história.
****
Aniversariantes do dia:
Goldenir Cazanbon (1926), ponta-esquerda que integrou o elenco do Fluminense entre 1947 e 1948.
Leandro Eugênio Soares (1979), lateral-esquerdo que jogou no Fluminense em 2005, ano em que participou de três partidas da campanha vitoriosa no Campeonato Carioca.
PCFilho
Em 6 de outubro de 1931, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, faleceu Oscar Cox, o Pioneiro, idealizador, fundador e primeiro presidente do Fluminense.
ResponderExcluir