terça-feira, 7 de julho de 2009

Quinze vezes Roger Federer


Amigos, há um mês escrevi aqui sobre o décimo-quarto torneio de Grand Slam do suíço Roger Federer, conquistado no saibro de Roland Garros. No último domingo, veio o décimo-quinto troféu, na grama de Wimbledon. Pela sétima vez seguida, o mito suíço chegava à final do torneio britânico. Nas cinco primeiras, sagrou-se pentacampeão, igualando a marca do lendário Björn Borg. Em 2008, perdeu a final para um genial Rafael Nadal, em dia perfeito. Domingo, voltou a vencer. Em uma batalha espetacular contra o americano Andy Roddick, Roger Federer obteve uma de suas mais belas vitórias.

No primeiro set, A-Rod mostrou uma consistência impressionante em seu jogo. No décimo-primeiro game, ele conseguiu salvar quatro break-points, verdadeira façanha para quem está enfrentando o maior tenista da história. Depois, Federer cedeu uma quebra a Roddick, ao cometer três erros não-forçados. Fim de primeiro set, Roddick 7-5.

No segundo set, todos esperavam um suíço avassalador, para espantar de vez a zebra. Mas Andy Roddick continuava impossível. Seus saques violentíssimos deixavam Federer sem ação. Por sua vez, o suíço também confirmava seus serviços. Resultado: 6-6, e tie-break. A-Rod percebeu então que sua grande chance era vencer esse desempate. Jogando com muita agressividade, o americano conseguiu abrir 6-2 no tie-break. Tinha, portanto, quatro set points, sacando em dois deles. Se vencesse uma das quatro batalhas, Roddick abriria uma vantagem colossal: 2 sets a 0. Porém, estava lá a defender estas quatro bolas um homem chamado Roger Federer. E ele salvou, um a um, todos os quatro set points. (OK, confessemos que, em um deles, A-Rod vacilou, errando um smash fácil de acertar.) Placar final do segundo set: Federer 7-6 (8-6).

O terceiro set também transcorreu sem quebras de serviço, terminando em mais um tie-break. Novamente, o suíço genial impôs seu jogo, vencendo o desempate. Placar do terceiro set: 7-6 (7-3).

Muitos já apontavam o título de Federer como certo. Mas Roddick estava complicando o jogo, e não seria diferente no quarto set. Os serviços do americano continuaram intactos. Nem mesmo o maior tenista da história consegue quebrá-los. Já A-Rod conseguiu uma quebra, a segunda do jogo. E assim fechou o quarto set: 6-3.

Nas finais dos torneios Grand Slam, o quinto e decisivo set não possui tie-break. O jogo é prolongado até um dos oponentes abrir dois games de vantagem. Para Federer, isso significava que seria necessário quebrar o serviço de Roddick pelo menos uma vez. 5 a 5, 6 a 6, 7 a 7, 8 a 8, 9 a 9, 10 a 10, 11 a 11, 12 a 12, 13 a 13, 14 a 14... Amigos, foi o quinto set mais longo da história de Wimbledon.

Encerro a crônica com emocionantes palavras de Muhammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos: "Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them: A desire, a dream, a vision. They have to have last-minute stamina, they have to be a little faster, they have to have the skill and the will. But the will must be stronger than the skill."

Em tradução livre: "Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm bem dentro deles: um desejo, um sonho, uma visão. Eles têm que ter uma resistência de último minuto, eles têm que ser um pouco mais rápidos, eles têm que ter a habilidade e a vontade. Mas a vontade precisa ser mais forte que a habilidade."

Roger Federer é um campeão. Ele tem a tal resistência de último minuto. Ele tem uma vontade inexcedível. 16-14 no quinto set, e 3 sets a 2 no jogo. Por isso, conquistou seus 15 troféus de Grand Slam. Por isso, é o maior da história.

PC

4 comentários:

  1. Muito interessante essa frase do Ali.
    O Federer definitivamente cumpre os requisitos de um campeão.

    ResponderExcluir
  2. No circuito de agora, só o Nadal está no nível do Federer. O resto está muito abaixo. O Roddick até que tentou, mas ele não tem tanta categoria. Não sei o que está havendo com o tênis. O nível tem caído bastante. No feminino, quem é a melhor? A irmã do Safin? As Williams? No masculino, pelo menos jogam dois tenistas de nível mundial. Mesmo assim, é muito pouco.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.