domingo, 7 de junho de 2009

O maior da história

Paris, 7 de junho de 2009.

Roger Federer é o maior da história. Hoje, aos 27 anos, o tenista suíço conquistou o que faltava: a taça de Roland Garros. Esta crônica é uma homenagem ao mais completo tenista de todos os tempos. Sinto-me abençoado por poder ver este verdadeiro gênio em ação.

Neste domingo, Federer igualou o recorde de Pete Sampras, com 14 conquistas de Grand Slam. Mas seu feito é maior, porque ele conquistou os 4 torneios (o americano nunca venceu Roland Garros). Aliás, Federer é o sexto tenista na história a conquistar os 4 campeonatos do Grand Slam. Precederam-no Fred Perry (Grã-Bretanha, completou a façanha em 1935), Don Budge (EUA, 1938), Rod Laver (Austrália, 1962), Roy Emerson (Austrália, 1964) e Andre Agassi (EUA, 1999).

Roger Federer detém outros recordes espetaculares. Ele é, por exemplo, o tenista que passou mais tempo seguido liderando o ranking de entradas: incríveis 237 semanas consecutivas, entre 02/02/2004 e 17/08/2008. Ele também foi pentacampeão consecutivo de Wimbledon (2003-2007) e do US Open (2004-2008), e neste último ainda pode continuar a seqüência. Na era profissional, apenas um tenista conseguiu ser pentacampeão consecutivo de um dos torneios do Grand Slam antes de Federer: o lendário sueco Björn Borg (1976-1980, em Wimbledon).

O jogo de hoje foi fácil: vitória por 3 a 0 sobre o sueco Robin Soderling, com parciais de 6-1, 7-6 (7-1) e 6-4. Há quem diga que foi fácil demais, já que o oponente não era um top ten, mas isso pouco importa: foi a consagração de um gênio do esporte.

Roger Federer ainda tem muitos anos de carreira, e pode aumentar ainda mais o seu vasto arsenal de títulos. O espanhol Rafael Nadal, que surge como seu grande oponente, já conquistou 6 torneios de Grand Slam na carreira (só faltando o US Open para completar a coleção). Os confrontos entre os dois já renderam alguns jogos históricos, e certamente ainda renderão mais alguns. Toda vez que o destino os põe frente a frente, eu paro o que estiver fazendo para assistir à batalha. E aconselho o leitor a fazer o mesmo, porque somos privilegiados por podermos testemunhar esses dois craques da história do tênis.

Parabéns, Roger Federer. As quatro taças do Grand Slam são suas, para sempre. Você é o maior da história.

PC

5 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5344521973018399958&na=4

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=5335742&tid=5344527775519216854

    ResponderExcluir
  3. Acho o Nadal melhor.
    Mas o Federer é que mais conquistou títulos...até agora!

    ResponderExcluir
  4. Detalhe que apenas ele e Agassi ganharam os 4 grands slams em 4 pisos diferentes, já que nas outras vezes, a maioria dos grand slams era jogada na grama...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.