quarta-feira, 17 de junho de 2015

Feliz aniversário, Maracanã!

Foto do dia da inauguração: desfile das alunas da Escola Nacional de Educação Física.
17/06/1950, Agência O Globo.

Há exatos 65 anos, no dia 17 de junho de 1950, o maior e mais charmoso palco do futebol brasileiro recebia o seu primeiro jogo, disputado entre as seleções juvenis de Rio de Janeiro e São Paulo.

A Seleção Paulista venceu por 3 a 1, mas o primeiro gol coube a um jogador do Rio de Janeiro: Valdir Pereira, o Didi, então um jovem talento do Fluminense - o mesmo homem que, oito anos mais tarde, lideraria a Seleção Brasileira na conquista da nossa primeira Copa do Mundo, na Suécia.

O gol de Didi não tardou: aconteceu logo aos dez minutos de jogo. O meia tricolor recebeu um cruzamento na medida de Silas e acertou um chute forte, indefensável para o goleiro paulista Osvaldo. Seis minutos depois, num rápido contra-ataque, Rubens chutou, o goleiro carioca Ernani deu rebote, e Augusto empatou o jogo para o selecionado de São Paulo.

A virada da Seleção Paulista de Novos se deu somente nos minutos derradeiros do jogo, com gols de Ponce de Leon, aos 40 minutos do segundo tempo, e Augusto, aos 44.

A Seleção de Novos do Rio da Janeiro atuou com a seguinte escalação, na organização tática 2-3-5: Ernani (Luiz Borracha); Laerte e Wilson; Mirim, Irani e Sula; Aloísio, Carlyle (Simões), Silas (Dimas), Didi (Ipojucan) e Esquerdinha.

Já a Seleção de Novos de São Paulo foi escalada assim: Osvaldo; Homero e Dema; Santos, Brandãozinho e Alfredo; Renato (Leopoldo), Rubens (Luizinho), Ponce de Leon (Carboni), Augusto e Brandãozinho II.

Uma semana após aquele jogo entre cariocas e paulistas, no dia 24, o Maracanã receberia a partida de inauguração da Copa do Mundo: Brasil 4 x 0 México, com gols de Ademir (2), Jair e Baltazar.

Desde então, o estádio recebeu milhares de partidas e milhões de espectadores, tendo sido palco de grandes emoções do povo carioca. Seis décadas e meia e muitas reformas depois, o Maracanã segue sendo o principal templo do futebol brasileiro.

Feliz aniversário, Maracanã!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.