Amigos, nesse fim de semana começa o Campeonato Brasileiro, principal competição do país nos dias de hoje. Vinte agremiações darão sangue, suor e lágrimas pela glória suprema da nação. Quem erguerá a taça no dia 6 de dezembro?
A míope crônica esportiva nacional sai cravando favoritos sem pensar. Citam São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras, por exemplo. Aqui, do meu espacinho, discordo dos especialistas. Essas quatro equipes estão focadas na Libertadores e, se forem longe, certamente pouparão suas equipes no certame nacional. Quando voltarem o foco à Série A, pode ser tarde demais.
Outros times que são cantados em verso e prosa pelos cronistas são Corinthians, Internacional e Flamengo. Os três campeões estaduais realmente fizeram boas campanhas no início do ano. Porém, não entendo como isso pode credenciar as equipes ao título nacional. Sinceramente, vencer Bangus, Cantos do Rio e Internacionais de Santa Maria não credencia clube nenhum a título nenhum. Os estaduais não podem servir como parâmetro para análise.
Os leitores mais críticos já devem estar babando bovinamente: "Ele está achincalhando os críticos, e não dará a opinião dele!". Calma, amigos, calma! Opinarei aqui, sim. E fugirei do lugar comum. O São Paulo é o atual tricampeão, de modo que é quase unanimidade. Eu disse "quase unanimidade", porque há pelo menos um cronista que não considera o clube do Morumbi favorito: eu.
Tenho três favoritos, e nenhum deles é citado na imprensa. São Fluminense, Botafogo e Sport Recife. Já escuto as gargalhadas ecoando pela cidade e pelo país. Provavelmente divulgarão meu texto por aí, dizendo "olhem o que esse maluco escreveu!". Alguns pedirão, com o olho rútilo e o lábio trêmulo: "Interna! Interna!".
Explicarei minha visão. O Botafogo não tem mais a Copa do Brasil para se preocupar. Além disso, possui bons jogadores, como o goleiro Renan, o zagueiro Juninho e o meia Maicossuel. Há também o técnico Ney Franco: ele desfila competência e humildade por onde passa. Essas duas características são essenciais à alma de um campeão. Minha única ressalva com relação ao Alvinegro é a ausência da torcida. Se ela comparecer ao Engenhão, transfigurando-o em um caldeirão, acreditem em mim: o Botafogo lutará pelo título que não vem desde 1995.
Já o Sport Recife é a única equipe brasileira que realmente demonstrou força esse ano, contra adversários de peso. Foi sorteado para o "grupo da morte" da Libertadores, e todos o eliminaram antecipadamente. Ninguém acreditava no Sport, ninguém! E então aconteceu a classificação sublime, em primeiro lugar. A atual campeã da Libertadores sucumbiu, e o Colo-Colo do Chile também. Na Ilha do Retiro, o Sport é muito forte. Se conseguir manter o ritmo fora de casa, o rubro-negro de Recife lutará pelo bi.
Na minha feliz condição de tricolor nato, confesso e hereditário, também aponto o pó-de-arroz como favorito. Mas não é só a minha tradicional parcialidade que contribui para o meu palpite. Amigos, o Fluminense tem Parreira, e tem um grande elenco. A estrutura inexiste, é verdade. Os próprios jogadores do Flu declararam que o Atlético Goianiense está melhor que o Tricolor nesse aspecto. Mas o pé-de-uva tem visão, e eu espero que ele cobre a estruturação da amadora diretoria da rua Álvaro Chaves. Se um mínimo de estrutura for oferecido, a
torcida tricolor empurrará o Fluminense ao tricampeonato. Tenho a certeza profética da taça, conforme já escrevi
aqui, ainda em janeiro. O pó-de-arroz será tricampeão.
PC
Favoritos: 1) Inter 2) Cruzeiro 3) Palmeiras 4) São Paulo.
ResponderExcluirEssa imprensinha de merda só fala besteira!!! Apontam favoritos demais, assim é fácil!!!
ResponderExcluirEu aponto Inter e São Paulo como canditatos principais ao título.
Se o Fluminense conseguir o entrosamento (como o Inter o conseguiu no final do ano passado e acabou "papando" a Sulamericana) em uns 10 jogos passo a acreditar no Tricolor. Temos elenco, técnico, uma tradição inigualável e uma das melhores torcidas do país.
A janela de transferências pode ser decisiva para definir o campeão e deve ser ainda mais decisiva na definição das vagas na Libertadores.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá estou "seguindo" o seu blog. Achei ótimo tudo aqui, com pensamentos bem pessoais que tanto combinam com o meu!
ResponderExcluirEm relação ao seu post, estou mais confiante que o Fluminense 'leva' a Copa do Brasil, como foi citado.. o Goiás já passamos por eles, que venha o Corinthians (o que dizem ser o tal polêmico timão), não descarto eles assim tão fácil, afinal eles apresentaram um bom elenco esse ano, será um tanto difícil para o Fluminense.. mas passamos até pelo Boca (comparo, mesmo sabendo que o elenco não é o mesmo), o Corinthians mediante a isso não é muita coisa! Um abraço, e ST.
sente-se bem PC?
ResponderExcluirbotafogo,sport e Fluminense?
pra mim os 3 serão meros coadjuvantes ficando em posicoes intermediarias,no maaaaaaximo lutando pela 4ª vaga na libertadores,mesmo assim duvido muito
para mim os favoritos são
inter,cruzeiro,são Paulo,se um dos 3 nao for campeão pra mim seria uma surpresa grande,correndo por fora o cornorinthians e gremio.
Muito sensata sua opinião quanto ao botafogo (não estar disputando a copa do brasil, jogadores que desequilibram como juninho e maicosuel, além de reforços que estão vindo) e um técnico que trabalha bem e no jeito mineirinho). Botafogo proporcionará belas exibições.
ResponderExcluirÉ mais fácil pegar um modelo econométrico, tipo aqueles de bancos e seguradoras (como o Ben Stiller fez em "Quero ficar com Polly"), e ver as chances de cada time. Ou então escutar o que a Mãe Diná tem a dizer. O Campeonato Brasileiro é uma competição chatíssima. 6 meses de enrolação, excesso de times (sendo que só uns 5 ou 6 são decentes) e interesses obscuros por trás de tudo. A verdade é: qualquer time pode cair e qualquer time pode subir. Cara eu venço e coroa você perde.
ResponderExcluirAcredito tb no Botafogo. Na decisao do estadual, vcs notaram que o Flamengo nao fez gol contra o Botafogo. Eles foram marcados por falhas individuais em gols contra. Decisao em penalty qualquer um ganha. Alem disso, o time jogou uma final sem tres tirulares. E mesmo assim, empatou na pressao. Se o Sao Paulo nao intervir com arbitragem comprada, o que tem feito nos ultimos anos(nao soh em seus jogos mas em outros onde os resultados manipulados a seu favor acontecem ) o Botafogo realmente vai lutar por titulo. Enfim um blog sensato e nao bairrista
ResponderExcluirbom a respeito do botafogo concordo com meu amigo do blog.O Botafogo normalmente vem sempre aparecendo bem no campeonato brasileiro nos ultimos anos , só q por alguns motivos: como salários atrasados, jogadores q pediram rescisão de contrato por falta de pagamento.
ResponderExcluirEm 2007 por exemplo o botafogo estava em primeiro lugar no primeiro turno absoluto no campeonato, só q depois q o dôdo foi detido por dopping o time caiu de produção e estava sendo um dos favoritos ao titulo.
vc uma pedra né? soh pode...
ResponderExcluirPassei a última semana inteira contando os dias pra começar o Brasileirão... e já é amanhã!
ResponderExcluirNO DIA EM QUE EU MORRER, SAIBA O QUANTO EU TE AMEI, FLUMINENSE!
Acredito no Flu nesse brasileirão também. Campeão é difícil afirmar pois o campeonato é longo, mas espero boa participação. O botafogo eu acho que padece pela falta de elenco, provou na final do carioca que cai vertiginosamente sem o Maicosuel. No doupitaco em mais niguém pois não acompanhei seus jogos, mas o Cruzeiro fez boa partida pela libertadores na quinta. O difícil é engolir a imprensa querendo empurrar a mulambada como favoritos ao título. Se bem que todo ano eles são e no fim...
ResponderExcluirQuanto ao nosso amado tricolor, já notaram o tom de longo prazo que houve em algumas declarações do Parreira? Isso me agrada.
ResponderExcluirEu acho que esse tom de longo prazo se deve à associação entre Flu e Traffic, o Parreira é empregado dos dois.
ResponderExcluirIsso também me agrada.