sexta-feira, 8 de maio de 2009

Fluminense entre os oito

Amigos, após muita emoção e muito drama no Maracanã, estamos classificados. A massa pó-de-arroz não compareceu em peso: havia pouco mais de 15 mil torcedores no Estádio Mário Filho. Se o Fluminense quiser mesmo conquistar o bi da Copa do Brasil, é necessário que a massa apareça. Espero que, a partir do confronto contra o Corinthians, aconteça o seguinte: os tricolores vivos e mortos subam as rampas, os vivos saindo de suas casas e os mortos saindo de suas tumbas. Somente assim, imbuída do sentimento do triunfo, a torcida do Fluminense empurrará o seu clube para a glória.

Thiago Neves, sempre ele, fez 1 a 0 para o quadro pó-de-arroz, já no segundo tempo. O empate em 0 a 0 ou 1 a 1 nos favorecia, de modo que o Fluminense passou a ter uma vantagem espalhafatosa. Mas a vantagem é a caveira dos times, amigos. O time pode até sofrer um gol que continua classificado, e o que acontece? Ele sofre um gol. A vantagem geralmente faz com que a equipe recue, e com isso atraia o ataque do oponente. Assim, o objetivo do recuo - não sofrer gols - acaba comprometido. Parreira fez exatamente isso: substituições para deixar o Fluminense na defensiva. E então aconteceu o óbvio ululante, que eu já antecipava na arquibancada amarela: gol do Goiás.

Os momentos finais foram de muita tensão. O atacante Fred foi importantíssimo: prendeu a posse de bola no ataque, gastando um tempo precioso. A milionária contratação já começa a mostrar sua capacidade de decisão. Torcida tricolor, tenha paciência, pois Fred já mostrou que merece envergar a amarelinha do escrete. É só questão de tempo e de entrosamento para que ele comece a arrombar furiosamente as redes adversárias. Enfim, após quatro minutos de acréscimo, o juiz encerrou a partida em 1 a 1.

Eis a verdade amarga e cruel, e ao mesmo tempo doce e santa: fomos classificados pelo regulamento esdrúxulo. Como é que, após dois empates, um time pode ser declarado vencedor, e o outro perdedor? Há quem argumente que é melhor do que decidir nos pênaltis. Pode ser, mas eu continuo achando injusto. Imaginem que beleza se as duas equipes partissem para um jogo-desempate, em campo neutro. O Goiás não mereceu ser eliminado, e mesmo assim o foi. Se houvesse mais uma partida, o time esmeraldino poderia talvez provar que era capaz de seguir na Copa. Mas não terá essa chance.

E o personagem da quinta-feira? Preciso pescá-lo entre os 22 jogadores, e mais os agregados. Não tenho dúvidas: Fred foi importante, mas meu eleito é o "centenário" Thiago Neves. Repito o que já escrevi aqui algumas vezes: o camisa 10, ontem 100, é craque. E a bola reconhece o craque: vai até ele como uma cadelinha adestrada, e lambe-lhe as chuteiras. Thiago Neves chuta a bola onde quer, com uma precisão cirúrgica. E foi o seu gol que salvou o Fluminense. Por isso, o homem do créu é o personagem da quinta-feira.

Tricolores, continuemos humildes na nossa jornada, com as duras e feias sandálias nos pés, e um passarinho em cada ombro. Faltam seis jogos para o bi.

PC

19 comentários:

  1. Concordo com você PC... O TN realmente desequilibrou a partida ao nosso favor, nada mais justo no seu jogo de número 100... Espero ver esse desempenho ainda melhor nos próximos jogos e com Conca voltando, cada vez mais perto do título da CB e ano que vem, Libertadores... Tenho fé no meu Tricolor e por mais que quase tenha infartos na frente da TV (querendo muito estar no Maraca) eu acredito que seremos campeões!!!

    Vamos Nense!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Enfrentar o Corinthians vai ser foda...
    Tudo tá dando certo pra eles!!! E pelo sorteio vão jogar a primeira em casa, o que pra mim é vantagem.
    Tá difícil de surgir o entrosamento, jogadores importantes se machucam e ficam fora por um bom tempo, por exemplo Leandros Amaral e Bonfim e Diguinho.
    Destaco hoje as atuações de Fred, Fernando Henrique, Thiago Neves e Leandro Bonfim que jogou pouco, mas jogou muito!!!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto estava 1x0 eu pensava que ia acertar o palpite que dei no último post... Mas quando ví Tarta sair e Fabinho entrar, minhas esperanças foram por água abaixo.

    Abre o olho Parreira!!!!

    Pelo menos acertei que ia ser sofrido.

    ST!

    ResponderExcluir
  4. Pam, Ramón e Alan: obrigado pelos comentários.

    Ramón: temos que parar o Gordo!!!

    Alan: sofrimento é apelido. Se meu coração fosse mais fraco, já tinha ido pro brejo.

    ResponderExcluir
  5. PC se vc fosse a criança de 8 anos! :P

    Ahhh como fiquei nervosa ontem, tô até com os ombros tensos e o tornozelo contundido!

    ResponderExcluir
  6. Fred embora não esteja marcando é extremamente importante. Notem no momento do nosso gol como ele puxa a defesa com ele deixando TN sozinho. E ontem o Parreira não foi feliz nas substituições mas estava com o regulamento debaixo do braço. Lastimo somente a bola na trave no fim do primeiro tempo, teria sido uma pintura.

    ResponderExcluir
  7. Euripedes lembrou bem, aquela bola na trave foi uma obra prima!

    ResponderExcluir
  8. TN mandou muito bem mesmo nesse jogo! E acho justo esse critério de desempate, o time que tem capacidade de marcar mais na casa do adversário merece sim ser classificado, até pq é mais difícil marcar na casa do adversário! Um abraço... Seremos Campeões, mesmo não jogando bem!

    ResponderExcluir
  9. Euripedes e Carlos Peres, obrigado pelos comentários!

    Carlos, um time que teve competência para marcar dois gols fora de casa também mostrou deficiência ao sofrer dois gols fora de casa. É uma faca de dois gumes...

    ResponderExcluir
  10. Voltei pra comentar mais uma coisa, repararam como tomamos dois gols muito semelhantes nesses dois jogos? O segundo no Serra Dourada e o de ontem.

    E complementando eu acho injusto o critério também, porém, enquanto nos favorece eu aprovo :P

    ResponderExcluir
  11. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5333203819365405910&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  12. acho justo o criterio de desempate com gols fora de casa.. é sempre muito dificil jogar na casa do adversario e marcar gols entao... um terceiro jogo ia ser muita encheção de saco.. um porre!

    ResponderExcluir
  13. Fluminense x corinthians,sem sombra de duvidas,corinthians extremo favorito,e se a torcida resolver nao comparecer novamente,melhor entregar logo a vaga para o corinthians

    relembremos ano passado

    sport x palmeiras,palmeiras favorito
    sport x internacional,inter favorito
    sport x vasco,vasco favorito
    sport x corinthians,corinthians favorito

    mas eles tinham uma arma secreta que foi o diferencial,a temida Ilha do Retiro,e todos,um por um foram caindo diante do humilde time do sport

    agora é a hora da torcida passar a ser o diferencial,pois se decidir ir apenas na final,talvez(e muito provalvemente sem a ajuda da torcida)nem chegaremos até la

    torcida tricolor,a verdadeira GUERRA começa AGORA!

    sem nós,o time nao chegará a lugar algum

    ResponderExcluir
  14. Concordo em grande parte com o Renato...
    Só discordo do favorito extremo, pra mim o Corinthians é favorito apenas.
    Mas é isso aí!
    Temos que comparecer!
    Não fui ontem, mas vou no próximo.
    Vale lembrar também que o Ronaldo vai atrair muita torcida pra esse jogo e, por esse aspecto, vai favorecer o Tricolor!

    ResponderExcluir
  15. Foi Feio passar pelo goias da forma que passamos? Foi...porem vai ser a mesma coisa contra o Corinthians e acredito que vamos passar! Ai não tem ninguem que segure!Depois de 17 anos vamos fazer justiça....que venha o Inter!

    ResponderExcluir
  16. Como eu queria ganhar roubado do "Interregional" e dar o troco de 92...aí só vai ficar faltando a LDU na Libertadores...hahahaha

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.