sábado, 1 de agosto de 2009

Os regulamentos da CBF

Amigos, outro dia escrevi aqui sobre o inacreditável regulamento da Série D (clique aqui para ler sobre a obra de arte). Eu havia sido alertado pelo amigo Bruno Vargas, que costuma acompanhar os campeonatos alternativos deste país. Pois bem, esses dias o Bruno voltou a me ligar. O assunto da vez foi a Série C. Eu esperava que, com a criação da Quarta Divisão, a Terceirona passasse a ser um campeonato normal. Mas não... a nossa querida CBF parece gostar de experimentar regulamentos esquisitos.

Conforme o Bruno foi me contando a situação atual do Paysandu na Série C, me lembrei do caso do Fluminense na longínqua Série B de 1998. O regulamento era tão esdrúxulo que o Tricolor chegou à última rodada podendo tanto se classificar à segunda fase, quanto cair para a Série C. Evidentemente, achei que tal aberração nunca mais se repetiria. Ledo engano. Com a palavra, o Bruno:

"Em 2003, o Paysandu atravessava uma excelente fase, disputava a Libertadores e até venceu o Boca Juniors fora de casa, se tornando o segundo clube brasileiro a derrotar o clube argentino em La Bombonera em jogos da competição (o primeiro foi o Santos de Pelé, na finalíssima de 1963).

Seis anos depois, o Papão da Curuzu disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e vive uma situação bastante inusitada. Aliás, quem disputa esses campeonatos que a CBF "organiza" tem que se preparar bastante, pois tudo pode acontecer.

Vamos aos fatos: 20 clubes disputam a série C. São 4 grupos de 5 (regionalizados), e os clubes jogam em turno e returno se classificando os 2 primeiros de cada grupo, perfazendo um total de 8 clubes.

Bom, pra começar já considero a fórmula um absurdo. Um clube joga 8 partidas, não consegue se classificar e... já está de férias. Ainda estamos em julho! Depois disso já tem mata-mata e os 4 vencedores já estão na série B! Que campeonatinho mais sem vergonha, meu Deus do céu! 10 joguinhos para definir tudo! Só pode ser piada.

Bom, neste domingo acontece a última rodada desta primeira fase. O Paysandu está na segunda colocação do grupo A, e precisa de um empate contra o Sampaio Corrêa no Estádio Nhozinho Santos para se classificar. Se vencer o jogo, pode terminar em primeiro do grupo. E se perder... bom, se perder o Paysandu estará... rebaixado se o Rio Branco-AC derrotar o Águia-PA na Arena da Floresta. Isso mesmo, rebaixado para a série D.

A pergunta que não quer calar: caramba, como é que um time que está praticamente classificado perde um jogo e cai para a série D!? É isto mesmo. Segundo o regulamento da competição, após a primeira fase o último colocado de cada um dos grupos está automaticamente rebaixado.

Confira a classificação embolada do grupo A, faltando somente os jogos Sampaio Corrêa x Paysandu e Rio Branco x Águia de Marabá:
Time P J V E D GP GC SG
Águia-PA 11 7 3 2 2 11 10 1
Paysandu 11 7 3 2 2 11 12 -1
Luverdense 11 8 3 2 3 8 9 -1
Rio Branco-AC 9 7 3 0 4 13 11 2
Sampaio Corrêa 8 7 2 2 3 10 11 -1

Pois é, o Paysandu faz até uma campanha razoável (3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). Imaginem se o Papão perde o jogo de domingo por causa de um erro de arbitragem, por exemplo?

Custava a CBF criar uma fórmula um pouco menos perigosa?

Não precisa ser nenhum gênio não: façam 2 grupos de 10 (também regionalizados) se classificando os 4 primeiros de cada grupo, com os 2 últimos sendo rebaixados. Nesse caso, são 18 joguinhos para cada clube e pronto."

Se vocês acham que a bizarrice dos regulamentos da CBF acaba aqui, sugiro uma leitura atenta desta notícia do site do Clube do Remo, sobre a possível classificação para a Copa do Brasil de 2010: http://www.clubedoremo.com.br/noticia.php?ler=1577. É de arrepiar!

PC
(com colaboração de Bruno Vargas e Tadeu N. Ferreira)

5 comentários:

  1. ahaahhah mto bom... tricolores, contem agora também com a torcida do remo com vcs!

    ResponderExcluir
  2. A CBF é uma organização criminosa, imoral e corrupta. É muita safadeza. É coisa de terceiro mundo.

    PS: Remo e Paysandu na terceira divisão, enquanto que a gente tem que aturar Barueri e Santo André.

    ResponderExcluir
  3. Para saber o que a CBF representa basta olhar quem está no seu comando, Ricardo Teixeira...

    Acho que dá até pra escrever um post relatando as "aventuras" deste indivíduo imoral.

    ResponderExcluir
  4. Bom, o Paysandu se classificou no fim das contas.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.