
Amigos, faltava meia hora para o Fla-Flu começar, e eu estava ali, do lado de fora do Maracanã, observando o lerdo e fluvial escoamento da multidão. E eu via nos olhos de cada tricolor, e de cada rubro-negro: todos, todos tinham sede de Fla-Flu. Cheguei à conclusão óbvia: o povo carioca é uma gente sedenta de Fla-Flu.
Renato e Andrade anunciaram aos quatro ventos: "vamos escalar os reservas". Pensei comigo mesmo, "estão tentando diminuir o Fla-Flu". Tarefa impossível, meus caros, tarefa impossível! Podem escalar onze pernas-de-pau de cada lado, e o Fla-Flu continua Fla-Flu, eletrizante, hipnotizante, a cada minuto melhor que o minuto que passou.
O clássico dos reservas foi, como se esperava, de baixíssimo nível técnico. O Flamengo levava perigo com seus chutes de longe: duas bolas na trave em menos de dez minutos assustaram os tricolores. Já o Fluminense dependia das arrancadas fulminantes de Alan. O príncipe pó-de-arroz movia cada músculo de seu corpo na tentativa de penetrar a defesa rubro-negra, mas ela parecia uma bastilha inexpugnável.
Ao fim do jogo, o placar eletrônico do Estádio Mário Filho anunciava a melancólica verdade: Fluminense 0, Flamengo 0. O empate que é a derrota mútua das duas equipes. O zero-a-zero que é um tapa na cara do torcedor que pagou ingresso para ver gols.
Vejam só: jogo de reservas, baixo nível técnico, zero a zero no placar. E, no entanto, via-se satisfação no olhar de cada torcedor descendo as rampas do Maracanã. Sim, eu repito: satisfação! É como dizia o Profeta: não interessa que seja ou não um grande jogo. Só as partidas medíocres precisam ter qualidade. O Fla-Flu vale emocionalmente. Ou por outra: é Fla-Flu e basta.
Antes do jogo, formávamos uma multidão sedenta de Fla-Flu. Após o jogo, éramos uma gente satisfeita de Fla-Flu, um povo lavado de Fla-Flu.
Para saciar a nossa sede, dia 26 tem mais. O povo carioca agradece. Abençoado seja o Fla-Flu. Amém.
PC
(crédito da foto: Agência/Photocâmera)
Vídeo dos melhores momentos (Sportv):
PC, obrigado do novo.
ResponderExcluirhj eu estava trabalhando mais dia 26 eu vai ser la.
Belo texto.
ResponderExcluirBelo não...belíssimo.
Como sempre, incrível por traduzir o que sentimos a cada fim de jogo. Parabéns pelo texto! Foi assim mesmo que estavam todos os torcedores de hoje!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog!
Eu não fui ao jogo,mas vc conseguiu descrever perfeitamente o espírito que ontem reinou nessa partida.Parabéns pelo seu talento!
ResponderExcluircastiguei meus olhos ao ver esse jogo.
ResponderExcluirsimplesmente medonho
bendita seja a eterna luta do bem contra o mal (FINALMENTE EU CONSEGUI COMENTAR =D) beijos pc :)
ResponderExcluirObrigado a todos pelos comentários. :)
ResponderExcluirO cabeça de área das categorias de base que entrou no fim da partida é muito melhor que o Ruimelligton Monteiro!!
ResponderExcluir