Amigos, segue o calvário do Fluminense: perdemos mais uma, desta vez para o Coritiba, em pleno Maracanã. 3 a 1. Ao que tudo indica, o enterro já tem data e local marcados: 6 de dezembro, Estádio Couto Pereira. Diante do mesmo Coritiba.
Na volta para casa, escutei pós-de-arroz rosnando contra os jogadores, rosnando contra Renato Gaúcho, rosnando contra a diretoria, rosnando até contra si mesmos. Nos últimos vinte anos, torcer para o Fluminense tem sido sinônimo de sofrer. Sofrer muito.
Sou um otimista irremediável. Quem lê esse espaço sabe disso. Quem me conhece pessoalmente sabe disso. Mas nem mesmo o meu exagerado otimismo consegue ver salvação para o Fluminense. Após a derrota para o Goiás,
escrevi aqui que o Fluminense é o coitadinho de 2009. Infelizmente, a cada rodada que passa, tenho mais certeza disso.
Escapar do rebaixamento é um problema de dificílima solução para o Fluminense de 2009. Mas já chega para mim, não gosto de escrever sobre coisas ruins. As próximas linhas serão para elogiar o que o Fluminense teve de melhor hoje. O que me fez sorrir nas arquibancadas do Maracanã. O fiapo de esperança que eu tinha ao olhar para o campo. Kieza.
O nome completo do camisa 9 é Welker Marçal Almeida. Não sei por que cargas d'água, apelidaram-no de Kieza. Mas eu gosto do apelido. Tem a mesma pronúncia da palavra italiana "chiesa", que quer dizer "igreja". Nesses tempos difíceis, em que o torcedor pó-de-arroz precisa de muita fé, nada melhor que possuir uma igreja em campo, a balançar as redes adversárias.
Os números não mentem: em nove jogos pelo Tricolor, Kieza já fez cinco gols. E isso no meio de uma crise danada, uma tempestade sem fim. Imaginem se estivéssemos em tempos de bonança: o eterno Waldo e seus 314 gols já se sentiriam ameaçados.
Mas não são apenas os números de Kieza que me fazem sorrir. Não, é muito mais do que isso: é sua comovente entrega nas batalhas. Sempre que o Fluminense entra em campo com Kieza, eu tenho uma certeza profética: a sua camisa terminará o jogo encharcada de suor.
Vejam como os deuses do futebol são justos: deram ao Fluminense uma impiedosa e merecida derrota, sim. Mas não deixaram de compensar o esforço épico de Kieza: deram-lhe um gol de classe, um gol de raça, um autêntico golaço. Seu quinto tento envergando o manto tricolor.
É por isso que peço: palmas para Kieza. Ele é o meu personagem do domingo. Ele é o nosso Fio de Esperança. Que Telê Santana, o Fio de Esperança original, inspire o garoto Kieza. Pois são os seus gols que hão de nos salvar da degola.
PC
Kieza é o único que salva o time !
ResponderExcluirOs outros são tudo um bando de sangue - suga ( menos o Conca ) .
Porque pra mim saia todo mundo !
acho melhor hoje todos nos atermos ao grande campeonato mundial de atletismo em Berlim... e o Bolt hein?? supercão.
ResponderExcluirMe contaram que o Bolt humilhou mesmo. Outro recorde mundial. Impressionante.
ResponderExcluirHoje assisti a uma das piores exibições do Flu, muito triste de se ver. O time continua tomando gols estúpidos, vide o segundo do coxa. No lance anterior ao terceiro gol paranaense, FH botou pra escanteio uma bola que ia claramente pra fora. Ruy e Edcarlos perderam gols feitos...Luiz Alberto e Ed sobem a cada cobrança de escanteio, vos pergunto, pra quê? Não levam uma gota de perigo ao adversário, e deixam nossa defesa muitíssimo exposta...cansei de ficar escrevendo sobre o que está errado nessa m...
ResponderExcluirNão adianta culpar o Renato, ele faz o que pode. Aos jogadores cabe um pouco mais de entrega. À diretoria, reforços e vergonha na cara pra pedir pra sair!
Outro destaque negativo foi Ney Franco...armou bem o coxa, mas continua promovendo o anti-jogo, seus times batem e fazem cera sem parar, é por isso que esse cara não ganha nada por onde passa.
ResponderExcluirna minha opinião,vem sendo o melhor jogador do time a alguns jogos,ele e roni se entenderam bem,e se falta técnica,a vontade irradia dos dois,pena que nao contagia os outros.
ResponderExcluirobs:vi muita gente falando que Diogo é horroroso,etc.Posso estar errado mas acho que Diogo jogou bem,teve que marcar 3 jogadores muito habilidosos SOZINHO,e a maioria dos desarmes que eu vi foram dele,mas obviamente nao tem como marcar 3 jogadores ao mesmo tempo,correu muiiito,melhor do sistema defensivo disparado
Renato
ResponderExcluirConcordo sobre o Diogo. Ele tomou uma canetada sensacional hoje, mas é fato que estava sobrecarregado.
-----
No orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5370609600079336662&na=1&nst=1
Vai me desculpar, mas dizer que "Renato Gaucho não tem nada a ver com isso... ele faz o que pode"?!?!
ResponderExcluirQuem pensa assim MERECE o que tem...
A primeira coisa que ele fez foi REATIVAR O CÂNCER DO FFC - A panelinha do FH...
Dalton, Fabio Santos e Alan difícilmente jogam pois não fazem parte...
É triste!!!
Com um time que "começa com FH" NUNCA GANHAREMOS NADA EXPRESSIVO!!!
O máximo será um "quase"...
a coisa tá feia pros cariocas
ResponderExcluirnabranco, o que vc faria no lugar do Renato?
ResponderExcluirEscalaria o MELHOR TIME para o FFC e não o mais conveniente para a " panela"...
ResponderExcluirNão entrariam no time: FH, Joao paulo, Luis Alberto, WM...
Não sugiro uma escalacao pois acho que deva variar de jogo para jogo (depender se eh em casa/fora, do adversario e sua colocacao).
Citação posterior no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5381002562306701005&na=1&nst=1
ResponderExcluir