sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Noite de Conca no Maracanã


Amigos, não foi apenas mais uma vitória do Fluminense. O Alianza Atlético, time sem condições de disputar uma competição internacional de futebol, apelou para a violência. E os jogadores tricolores mostraram que futebol se ganha na bola, e não na pancadaria. O juiz argentino expulsou três peruanos e um brasileiro, mas poderia ter aplicado mais cartões vermelhos aos peruanos, que distribuíram bordoadas durante os noventa minutos. Lembro-me de uma jogada na lateral, em que um dos peruanos bateu em Ruy, e saiu correndo para fora do campo. Achei que ele ia agredir também o gandula e o bandeirinha. Mas eles foram poupados, ainda bem.

Chega de falar de violência, quero escrever sobre futebol, que é o importante. Quando o Alianza Atlético fez 1 a 0, eu me lembrei da maior zebra da história tricolor. Em 1971, o Fluminense, campeão brasileiro de 1970, fazia campanha irretocável na Libertadores, com quatro vitórias em quatro jogos. Bastava vencer o Deportivo Itália no Maracanã para obter a classificação. Na Venezuela, o quadro pó-de-arroz massacrara o mesmo time por impiedosos 6 a 0. Mas no Maracanã, o Deportivo Itália fez 1 a 0, e o Fluminense não conseguiu nem empatar. Fiquei receoso: será que viveríamos novamente uma zebra tão melancólica?

Não, não viveríamos zebra nenhuma. Darío Conca, ícone da raça argentina, empatou ainda no primeiro tempo, com um golaço espetacular de falta. A cobrança foi perfeita, e é bom ressaltar: já é a segunda cobrança perfeita de Conca nesta Copa Sul-Americana. O meia argentino é o primeiro grande personagem da noite de quinta-feira no Estádio Mário Filho.

O segundo é Alan, o príncipe pó-de-arroz. Ele fez o segundo gol, o gol da virada, já no segundo tempo. E que pintura foi, com direito a "drible da vaca" no goleiro peruano. Um tento antológico, presentaço para os dez mil presentes no Maracanã. Melhor ainda foi a declaração do príncipe pó-de-arroz ao final da batalha: ele disse que se espelha em Assis! Ah, como é bom ver um tricolor de verdade molhando a camisa do Fluminense. Melhor: um tricolor que respeita a gloriosa história do Fluminense.

O terceiro nome do jogo é Adeílson, que entrou ainda no primeiro tempo, substituindo Kieza, vítima maior da violência peruana. Pois bem: Adeílson completou a goleada, com dois gols, em duas jogadas que começaram nos pés de Conca. Placar final: Fluminense 4, Alianza Atlético 1. Noite de Conca no Maracanã.

Já estamos entre os oito melhores da Copa Sul-Americana. Nosso próximo adversário será o Club de Fútbol Universidad de Chile, pelas quartas-de-final. A taça continental começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves. Faltam seis jogos para a conquista.

PC

Ficha técnica: Fluminense 4 x 1 Alianza Atlético/PER.
Oitavas-de-final da Copa Sul-Americana de 2009.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Data: 01/10/2009.
Fluminense: Rafael; Ruy, Digão, Luiz Alberto e João Paulo (Cássio); Fabinho (Roni), Diguinho, Marquinho e Conca; Alan e Kieza (Adeílson). Técnico: Cuca.
Alianza Atlético/PER: Carlos Laura; Rafael Farfán, Espinoza, Ismael Márquez e Kerwin Peixoto; Colan (Benitez), Ruben Mori, Arevalos (Plaza) e Marcio Valverde; Saulo Aponte e Juan Alberto Maraude. Técnico: Teddy Cardama.
Árbitro: Sergio Pezzota (ARG).
Auxiliares: Roberto Reta e Ariel Bustos (ambos da Argentina).
Gols: Marcio Valverde, aos 16'/1T (0-1); Conca, aos 40'/1T (1-1); Alan, aos 13'/2T (2-1); Adeílson, aos 23'/2T (3-1) e aos 33'/2T (4-1).
Cartões amarelos: Fabinho, Marquinho e Ruy (FLU); Farfán, Valverde, Colan, Marquez e Mori (ALI).
Cartões vermelhos: Luiz Alberto (FLU); Valverde, Mori e Farfán (ALI).
Público: 9.275 pagantes / 10.256 presentes.

5 comentários:

  1. Noite maravilhosa!!!
    Muito bom pegar uma baba dessas de vez em quando. Agora o negócio fica sério!! Conca jogou demais outra vez, Alan e Adeílson vêm crescendo.

    Vamos pra cima Fluzão
    Quero gritar campeão!!!

    ResponderExcluir
  2. Por tudo que aconteceu em 2008, o Flu merece ganhar a Copa Sulamericana.

    ResponderExcluir
  3. Será que teremos um confronto carioca na semifinal?

    ResponderExcluir
  4. Adéilson ja havia entrado bem contra o avaí,entrou MUITO bem hoje(apesar de que contra o alianza nao quer dizer muita coisa),vem ganhando espaço.

    mesmo num jogo fácil desses,joão paulo e marquinho foram MEDÍOCRES,erraram TUDO que tentaram,marquinho perdeu um gol feito,sorte que adeilson tava la pra conferir.


    em tempo,alguém sabe o que o Roni fumou? '-'

    ResponderExcluir
  5. "A taça continental começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves. Faltam seis jogos para a conquista." arrepiaaaaaante pc!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.