domingo, 10 de janeiro de 2010

2010 começa bem



O primeiro jogo da temporada, contra o Rio Branco, foi um bom começo para o Fluminense. O "time de guerreiros", apelido que a torcida consagrou, venceu o amistoso por 2 a 0, no Estádio Engenheiro Araripe.

Apoiado por 8 mil torcedores, o Fluminense teve que enfrentar o calor escaldante e o péssimo estado do gramado. Além disso, a equipe do Rio Branco estava muito bem postada, criando muitas dificuldades para o Tricolor. O quadro capixaba é que começou melhor, desperdiçando boas chances, e obrigando o goleiro Rafael a praticar boas defesas. No Flu, se destacavam Dalton, sempre aparecendo como homem-surpresa no ataque, e Everton, com um jogo bastante dinâmico.

O Fluminense começou com Rafael; Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diguinho, Conca, Everton e Júlio César; Maicon e Fred. Como o 3-5-2 não dava resultados, o técnico Cuca já fez a primeira alteração ainda na etapa inicial. Tirou Cássio e pôs Kieza, e o 3-5-2 virou 4-3-3, com Maicon jogando aberto pela extrema. A situação da partida não mudou muito, e o Tricolor só teve uma boa chance antes do intervalo, com Kieza cabeceando por cima.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com cinco alterações: Ricardo Berna, Alan, Dieguinho, Equi González e Thiaguinho nas vagas de Rafael, Fred, Júlio César, Conca e Mariano, respectivamente. Pouco depois, Marquinho entrou no lugar de Maicon. O desentrosamento tricolor era evidente. E o Rio Branco se aproveitava para atacar esporadicamente, mas sem muito sucesso. Aos 20, Cuca pôs Diogo e Maurício nas vagas de Diguinho e Everton.

E foi Diogo que começou a construir a vitória do Fluminense. O volante fez belo lançamento para Alan, que tocou na saída do goleiro: 1 a 0, aos 36. No finalzinho, Marquinho chutou cruzado, e Maurício escorou para o gol: 2 a 0. Foi o cartão de visitas do time de guerreiros em 2010.


Mas o meu primeiro personagem do ano de 2010 ainda não é um jogador profissional. O nome dele é Wellington Silva. Na Copa São Paulo de Juniores, bastava ao Fluminense uma vitória contra o São Bernardo. Porém, em falhas da defesa tricolor, o São Bernardo abriu 2 a 0, ainda no primeiro tempo. E então começou a brilhar a estrela do garoto de 16 anos.

O primeiro gol foi dele, após um "deixa-que-eu-deixo" dos dois zagueiros adversários, atrapalhados por Stéfano. A bola sobrou para Wellington Silva, e ele não perdoou: 2 a 1.

O gol do empate tricolor merece ser exposto numa galeria de museu. Ainda no campo de defesa, Wellington Silva abusou da habilidade para passar entre dois adversários. Em seguida, driblou mais um e levantou a cabeça. Ao ver Gean arrancar pela esquerda, efetuou um lançamento milimétrico. Após o chute cruzado, Stéfano empatou.

O gol da vitória veio bem ao estilo do Fluminense: no último minuto. E de novo através dos pés de Wellington Silva: após penetrar a área, driblou o goleiro do São Bernardo e foi derrubado: pênalti. Bruninho cobrou com paradinha, e garantiu a vaga tricolor na segunda fase.

Com a atuação de gala, sob pressão, Wellington Silva demonstrou que já está preparado. Apesar da pouca idade, faço coro por seu aproveitamento nos profissionais. Antes, é claro, Wellington Silva há de liderar os pequenos guerreiros em mais uma conquista. A Copa São Paulo começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer em Álvaro Chaves.

PC

Melhores momentos da partida dos profissionais, gravados pelo amigo Rafael Venturim:

O golaço do jogo dos juniores, em grande jogada de Wellington Silva:

4 comentários:

  1. Os garotos tão sendo treinados vendo videos dos gols em final de partida que nos deram vitorias em jogos importantes no passado.

    Quanto ao Wellington Silva, acho que ele deve ser aproveitado no profissional mesmo ja que daqui a 2 anos ele sai do clube.

    ResponderExcluir
  2. PC, o passe pro primeiro gol foi do Equi, quase certeza disso. Só fiquei com dúvida pq o GE postou Diogo.

    ResponderExcluir
  3. E que continue assim... :)
    É bom estar de volta!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Achei o time dos garotos muito pouco compacto. Estavam abusando de passes longos, o melhor jeito de perder a posse de bola.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.