quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Craques holandeses

Desde que me entendo por gente, sou fã do futebol holandês. Desde a década de 70, a Laranja Mecânica nos brinda com grandes times e grandes craques. O post de hoje é uma homenagem a dois desses craques: Johan Cruijff e Marco van Basten.

Comecemos por Cruijff. Hendrik Johannes Cruijff nasceu em Amsterdã, a 25 de abril de 1947. Comandou o Carrossel Holandês de 1974, tido como uma das equipes mais perfeitas da história do futebol mundial. Cruijff começou nas categorias de base do Ajax de Amsterdã, para tentar superar uma deficiência que tinha nos pés, que o obrigava a utilizar aparelhos ortopédicos. O deficiente que não conseguia andar sem ajuda se transformou em um dos maiores craques de todos os tempos. Com a chegada de Rinus Michels ao comando do Ajax, seu futebol evoluiu muito, e o clube holandês ganhou sua primeira Liga dos Campeões da Europa. Nos dois anos seguintes, repetiria a conquista, já sem Michels, que se transferira para o Barcelona. Caminho que Cruijff também seguiu, em 1973, na maior transferência da história do futebol até então (5 milhões de florins). No Barcelona, não conquistou tantos títulos, provavelmente por causa da violência que o perseguia nos gramados espanhóis. Mas em 1974 levou a Holanda ao vice-campeonato da Copa do Mundo, encantando o planeta com o "futebol total".

Cruijff aposentou-se em 1978, mas voltou à ativa nos Estados Unidos, um ano depois. Em 1981, voltou à Espanha, para jogar pelo Levante. Depois, retornou ao Ajax, e encerrou a carreira no Feijenoord. Se me pedissem para preencher o campo "posição" em um formulário descrevendo Johan Cruijff, eu escreveria: "todas, menos o gol".
(Cruijff com a camisa laranja)

Vídeo com grandes momentos de Cruijff:

Enquanto Cruijff se despedia dos gramados, no início da década de 80, surgia um novo craque no futebol holandês: o atacante Marcel van Basten. Nascido em Utrecht, a 31 de outubro de 1964, van Basten também começou a carreira de jogador no Ajax. Anos depois, iria para o Milan, da Itália. Ao lado do compatriota Ruud Gullit, conquistou a Liga dos Campeões da Europa pelo rossonero. Pela Seleção da Holanda, também ao lado de Gullit, van Basten conquistou a Eurocopa em 1988.

Vídeo com grandes momentos de van Basten:

PC
(sugestão do meu irmão Ramón)

4 comentários:

  1. Eu me dei de natal a blusa retro da Holanda.. a do Johan Cruijff .. a da foto mesmo, com as duas listras .. Tão bonita ! ^^

    DoddyOliveira

    ResponderExcluir
  2. Considero a Holanda de 74 um dos 3 melhores times de todos os tempos. Taticamente é de longe o melhor.

    Vídeo muito maneiro sobre esse timaço:

    http://www.youtube.com/watch?v=M5YLG57a2GE

    ResponderExcluir
  3. O Cruijff chutava com as duas. partia pra cima dos caras. o kaka tem certa semelhança com ele, vendo esse vídeo. eu acho que band passou os jogos da copa de 74 há um tempo atrás. a holanda dando show, botando todo mundo na roda.

    ResponderExcluir
  4. mas PC, tem muito mais craque holandês aí: Neeskens, Krol, Rensenbrink (copa de 1978).

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.