sexta-feira, 28 de maio de 2010

150 vezes Conca

Amigos, o argentino chegou a Álvaro Chaves no início de 2008, vindo do Vasco. Darío Leonardo Conca é baixinho, avesso a entrevistas, tímido, e bom de bola. Sem vaidades, nunca exigiu a camisa dez, embora diversas vezes tenha demonstrado que merece vesti-la.

Dois anos e quatro meses após a estréia, Conca completará domingo, no Mineirão, 150 jogos com a camisa do Fluminense. Em alguns deles, teve excelentes atuações. Em outros, esteve apagado. Em todos, sua camisa terminou encharcada de suor, porque da luta ele nunca foge. Sua entrega em campo sempre é comovente.

Até hoje, Conca assinalou 28 gols pelo Tricolor. Alguns deles ainda estão impressos nas retinas tricolores pelo Brasil. Por exemplo, o gol da semifinal da Libertadores de 2008, contra o Boca Juniors, num Maracanã lotado. Um espetáculo de arrancada pelo flanco esquerdo, o chute cruzado, o desvio em Ibarra, e a bola balançando as sagradas redes do Estádio Mario Filho. Foi talvez o gol mais importante de toda aquela campanha maravilhosa. Na final da mesma Libertadores, em Quito, Conca voltaria a marcar um gol importante, em magnífica cobrança de falta.

Seu gol mais bonito, a meu ver, seria marcado no Brasileirão de 2008, contra o Flamengo. A bola rebatida pela defesa voou na direção do pé esquerdo do argentino. (Fato: a bola sempre procura o craque.) O chute, de primeira, teve uma execução impecável. Foi um canhonaço forte e preciso, no ângulo, para acordar a coruja. Golaço de antologia no Maracanã!

Em 2009, me recordo especialmente de dois gols, duas arrancadas que demonstram que Conca joga na vertical, qualidade rara nos dias atuais. O primeiro contra o Friburguense, na serra, o segundo contra o Corinthians, em São Paulo. Duas pinturas semelhantes às obras de arte de um outro futebolista argentino, que atende pelo nome de Maradona. (Ainda não entendo porque don Diego não convoca Conca para a albiceleste...)

O repertório de um bom meio-campista não se faz apenas de gols, mas também de assistências. E nesse capítulo Conca tem um vasto acervo de lindas jogadas. Amigos, vocês se lembram do passe cinematográfico, pelo alto, para o gol de Maicon contra o Atlético Paranaense, no ano passado? E do passe na medida para Rodriguinho no último Fla-Flu? São apenas dois exemplos, dentre dezenas de lances que eu poderia ter escolhido.

Conca tem ainda uma outra qualidade, que poucas vezes vejo ser exaltada: o argentino não se machuca. É impressionante, seus colegas sempre indo e vindo do Departamento Médico, e Conca sempre jogando, geralmente os noventa minutos. Não é à toa que já está completando 150 jogos pelo Fluminense.

150 ainda é um número baixo, uma marca pequena perto das de outros ídolos. Conca ainda está longe dos 700 jogos de Castilho, dos 550 jogos de Telê, dos 400 jogos de Waldo. Mas ainda é jovem, tem muitos anos de futebol pela frente. E, para nossa felicidade, não dá mostras de querer ir embora.

Que Conca complete 200, 250, 300 partidas com nossa camisa. E que conquiste os títulos que ainda faltam para completar seu currículo de ídolo em Álvaro Chaves.

Olê, olê, olê, olá, Conca, Conca...

PC

10 comentários:

  1. Pra mim é ídolo!
    Todo mundo que mandou bem na Libertadores de 2008 é ídolo!

    Jogador de vontade e técnica comoventes. Seus driblinhos de futsal são sensacionais! Só quem não gosta muito deles é o Toró...

    ResponderExcluir
  2. Merecida homenagem!
    Esse sim é O cara!

    ResponderExcluir
  3. "...150 jogos com a camisa do Fluminense. Em alguns deles, teve excelentes atuações. Em outros, esteve apagado. Em todos, sua camisa terminou encharcada de suor, porque da luta ele nunca foge. Sua entrega em campo sempre é comovente."

    Esse jogador jamais pode ser criticado ! Jamais !

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza.
    Na final da Libertadores e na luta contra o rebaixamento.
    E assim, chega a 150 jogos o casamento entre Dario Conca e o Fluminense.
    Não há muito o que dizer, simplesmente porque não existem palavras que possam definir com perfeição o quanto é grata ao argentino a sofrida torcida tricolor.
    Conca chegou às Laranjeiras em um momento de sonho para o clube.
    E poderia ter ido embora quando veio o pesadelo.
    Quem sabe até, se houvesse partido para um centro maior ou para o próprio São Paulo, por exemplo, não estivesse junto a Verón e Messi na África do Sul.
    Mas, para nossa felicidade, o baixinho preferiu ficar
    Apenas dinheiro, fama ou qualquer uma dessas outras efemeridades que movem o futebol moderno não parecem seduzí-lo.
    Para ele, o importante é ser feliz.
    Nessa quinta, o capitão Fred afirmou, com todas as letras, que Conca é o craque do Fluminense. Uma falácia, se você possui um conceito superficial do adjetivo.
    No entanto, ser craque não é apenas ser técnico ou fazer muito gols.
    É também, por sua luta, inspirar seus companheiros.
    É também misturar-se à perfeição a toda a história de glórias e conquistas de uma massa que não cansa de dizer: obrigado, Conca!
    Um bom sábado e um abraço para vocês!

    ResponderExcluir
  6. RJ,

    Clap! Clap! Clap!

    O bom do meu blog é isso: os comentários ficam melhores que os próprios textos!

    ResponderExcluir
  7. Pra mim é idolo, por tudo que fez, faz e por vestir a camisa do Flu, coisa que muitos não fazem.
    Que ele fique mais 500 jogos.

    ResponderExcluir
  8. Ainda precisa fazer muito pra ser idolo.

    ResponderExcluir
  9. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Sexta, 28 Maio 2010 19:56 Leo_20
    A garra argentina é incontestável (Guiñazu, Mascherano, Tevez e D'Ale são exemplos recentes no futebol BR)! Assim tb foi com Doval, autentico camisa 9.

    A entrega em campo do nosso 11 é o mínimo que podemos exigir dos outros 10 em campo, confirmado em 2009 com o "time de guerreiros" !!!

    Conca so tornou intocável pela sua bravura, pelo toque de classe, pela genialidade escassa de hj em dia. Não é a toa que há muito Conca era obsessão do nosso comandante.

    Acho q caberia mais um 3 argentinos no nosso elenco (não nos esqueçamos de Equi). Moralez, do Velez, é um bom meia, destro. O futebol argentino tá fraco, falido, acho q poderíamos reforçar nossa meiuca e cozinha com um desses jogadores que sempre primam pela garra, que gostariamos tanto voltar a ver ("time de guerreiros").

    2 Sexta, 28 Maio 2010 20:07 Cesar Augusto de Lima Brandao Guimaraes
    Parabéns ao Conca. Grande jogador, honra nosso pavilhão e ainda é um profissional exemplar.

    Conversei com ele no saguão do embarque do Aeroporto de Assunção, na volta do jogo do Cerro (voltamos no mesmo voo) e me pareceu um cara bem bacana e esclarecido.

    Me lembro de ter perguntado qual era sua preferência na Final: LDU ou River e ele não ficou em cima do muro, cravou River.

    Justificou dizendo que, além da qualidade da LDU, é muito difícil jogar na altitude de Quito.

    Dá-lhe Conca.

    3 Sábado, 29 Maio 2010 12:17 Caíque Maciel
    Muricy poderá realizar um sonho antigo em 2010: Ter o craque argentino entre seus comandados.

    4 Sábado, 29 Maio 2010 14:23 Marcel Mota
    Conca já está merecendo se consagrar como ídolo do Fluminense faz tempo, só falta um título. Que seja o Brasileiro 2010.
    ST.

    5 Sábado, 29 Maio 2010 14:59 serginho13(Sergio Mota)
    O gol que, na minha opinião, melhor define a presença do Conca no Fluminense, nem foi dele.

    Foi aquele do Fábio Neves, o do empate, na vitória de 3 X 2 contra o Avaí, após roubada de bola na raça do Argentino.

    Um Fluminense abatido, perdia de 2 X 1 em pleno Maracanã, enquanto o Avaí tocava a bola esperando o primeiro tempo terminar.

    Num misto de raça e revolta, Conca parte pra cima do Anderson, rouba a bola, invade a área e toca pro Fábio Neves marcar.

    Foi o início de nossa reação no Brasileiro de 2009.

    Grande Conca!

    Mesmo quando não está num bom dia, sempre joga com garra e determinação, sendo por isso, o maior ídolo da torcida tricolor!

    ResponderExcluir
  10. 6 Sábado, 29 Maio 2010 15:16 Rodrigo MG
    Perfeita descrição do Conca

    " Em alguns deles, teve excelentes atuações. Em outros, esteve apagado. Em todos, sua camisa terminou encharcada de suor, porque da luta ele nunca foge. Sua entrega em campo sempre é comovente. "

    7 Sábado, 29 Maio 2010 22:01 Tricolor Padrão
    Pra mim o Conca é craque. Porém discordo quando dizem que ele é o nosso camisa 10. Ele não tem perfil pra ser um 10. E é um ótimo camisa 8. E só.

    8 Sábado, 29 Maio 2010 23:28 Marco, de Brasilia
    Conca é nosso novo Romerito e tem lugar garantido na galeria de heróis e ídolos tricolores de todos os tempos.

    9 Domingo, 30 Maio 2010 12:37 Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida
    Paulo Cézar e PavTri,

    Parabéns pelo texto e pela idéia da homenagem. É muito importante prestigiar esse jogador que a cada dia se torna mais símbolo/exemplo da atitude de um atleta tricolor.

    Que novos "Concas" sejam vistos em Laranjeiras.

    []s e ST!

    10 Domingo, 30 Maio 2010 14:13 Leandro Monteiro Ottoni Trindade
    Conca é idolo!!!

    11 Segunda, 31 Maio 2010 09:35 Rodrigo Palmito
    Sergio Mota e colegas tricolores,
    Este jogo no BR-09 foi a primeira vez que levei meu filho no maraca, nunca vou me esquecer. Ele ainda estava na barriga da mamãe, mas mostrou que é pé quente!
    Como nosso amigo nos lembrou e compartilho de sua opinião, foi o início da arrancada.
    E quarta feira vou levar o Guilherminho de novo, como o estádio vai ficar fechado um bom tempo, quero guardar mais uma bela recordação. Tomara que ele continue com 100% de aproveitamento rsrsrs
    Alguns colegas de trabalho me chamam de Conca, não pelo futebol(quem dera...), mas é uma abreviação do meu sobrenome, Concolato.
    Saudações Tricolores, e todos no maraca na quarta!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.