quinta-feira, 27 de maio de 2010

Denúncia de censura no Maracanã


Amigos, a vitória do Fluminense sobre o Flamengo foi, sem dúvida, de lavar a alma de qualquer tricolor. Saímos todos em êxtase do Maracanã, festejando uma vitória que vale bem mais que os três pontos na tabela.

Houve, porém, uma ocorrência muito triste antes do jogo, no Estádio Mario Filho. Um grupo de torcedores comuns havia organizado um protesto pacífico contra as arbitragens que prejudicaram o Tricolor nas três primeiras rodadas (em especial a última, de Leonardo Gaciba, no jogo Corinthians 1 x 0 Fluminense). A manifestação consistiu em simplesmente estender uma faixa com os dizeres "O MINISTÉRIO DA SAFADEZA ADVERTE: ROUBE COM MODERAÇÃO".

Convenhamos: a frase (de autoria do amigo Fabiano) é criativa e bem humorada. A aprovação era quase unânime, todos os torcedores que liam apreciavam, riam, ou aplaudiam a iniciativa.

Infelizmente, o GEPE (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) não concordou com o protesto. Quinze minutos após estendermos a faixa, fomos obrigados a retirá-la, por ordem do comandante do dia. Os tricolores ao redor indignaram-se. Exigimos explicações, mas o máximo que ouvimos foi "ordem superior" e "a frase não tem a ver com o clube" (!!!???).

(a quem interessar possa, informo que o trio de arbitragem olhou na direção da faixa demoradamente, logo após entrar em campo, momentos antes da retirada)

Frise-se que a proibição da exibição da faixa não se deu por causa do local específico em que ela estava, e sim por causa de seu conteúdo. Amigos, sabem qual é o nome disso?

Censura. Cerceamento à liberdade de expressão.

Nenhum nome é citado diretamente, ninguém é ofendido moralmente, não há sequer palavrão. As manifestações verbais usuais contra as arbitragens nos estádios são muito menos educadas que nossa frase escrita. E, no entanto, fomos vergonhosamente censurados pela força policial.

Deixo no ar perguntas que não sei responder. Precisaremos de uma liminar para estender nossa faixa novamente? Tivemos nosso direito à livre expressão desrespeitado? Deveríamos ser indenizados por isso? A quem devemos recorrer? Com a palavra, os homens da Lei.

PC

PS: em uma rápida busca na internet, encontrei um protesto similar da torcida do Vasco em São Januário, em 2009, este citando o nome de Leonardo Gaciba (foto abaixo). Em 2007, uma torcida em Natal também realizou um protesto nesses moldes. Por que fomos censurados, e eles não?
(protesto da torcida do Vasco em 2009)

27 comentários:

  1. Fomos censurados pq CERTAMENTE os "homens" das ordens superiores torcem pra esse timinho q ficou perdidinho em campo ontem! E ficaram com medo pois sem o apito amigo eles são um NADA!
    Atitude rídicula nos tempos atuais!
    Essa faixa ainda aparecerá na nossa torcida!
    ST

    ResponderExcluir
  2. O que importa é o que o trio de arbitragem leu e entendeu a msg.
    E o melhor foi a nossa vitória.
    ST

    ResponderExcluir
  3. PC o GEPE é o mesmo grupo de policiais ridículos que não deixaram a gente entrar no Fri-Flu, alegando super lotação?

    ResponderExcluir
  4. PC, provavelmente o tal comandante se sentiu ofendido! Mas a faixa deve ser mantida. Insistam no protesto. Sobre a faixa do Vasco, acho que não barraram por causa do Eurico. Talvez por isso, não sei. Mas pelo menos vencemos e tudo caminha para, finalmente, termos um lateral esquerdo.

    ResponderExcluir
  5. Estava na Fiel e acho que vi essa faixa entre a Fiel e a Força Flu..foi isso ?!
    Realmente um absurdo, tanto o despreparo dos policiais, quanto a roubalheira das arbitragens e principalmente essa censura !!!!

    ResponderExcluir
  6. Um acinte esta atitude da arbitragem. Acredito que tenham sido dois motivos:

    - era em jogo que envolvia o Flamengo

    - o árbitro era Marcelo de Lima Henrique, que vestiu a carapuça

    Abraços solidários,

    Vinícius Faustini

    www.otempoeoplacar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigação levarmos a faixa no próximo jogo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  8. PC... que a faixa seja sempre levada... que seja aberta nos "esquentas" antes dos classicos... e com a midia ja ciente do ocorrido... novas atitudes deverão ser tomadas...

    e omo um amigo ai mencionou... era contra a MULAMBADA, e contra o JUIZ deles... o que vc queria???

    era tanto "apego" e intimidade.. que em determinado momento do jogo Juan se dirigiu a ele dizendo "-Porra Marcelo???" rs ST

    ResponderExcluir
  9. Acho que a faixa devia ir a todo jogo e, além disso, levar uma com a frase: "Sem Censura!"

    ResponderExcluir
  10. Acho que a faixa devia ir a todo jogo e, além disso, levar uma com a frase: "Sem Censura!"

    [2]

    ResponderExcluir
  11. PC n desista dessa faixa...continue o protesto

    ResponderExcluir
  12. Continuem com o protesto. Vamos em frente, tricolores! Não podemos esquecer da forma como o Fluminense tem sido roubado. Se a diretoria não faz as vezes, que a torcida, então, compre a "briga".

    ST

    ResponderExcluir
  13. POis é amigo.

    Eu estava lá com você. mas não vamos desistir

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, a Polícia Militar não deve fazer segurança em eventos privados. Se organizo uma festa com fim lucrativo eles nãovêm fazer a segurança da minha efsta. Outra coisa, quem poderia fazer um juízo de valor sobre a possibilidade de uma faixa seria um juiz, e NUNCA um Policial Militar, tive um problema séria aqui em SP para levar pó de arroz no jogo do Flu e o comandante do Batalhão de Choque disse que eu não poderia levar o talco pois seria um ato de ostilidade e de violência, ou seja, uma artitrariedade imensa na mão de um PM.
    Devemos questionar mais este poder que deram aos PMs nos estádios sem ninguém para fiscalizá-los.
    Pelo menos ganhamos dos urubus. Lembrando que nem na época da ditadura militar tinhamos um controle tão rigoroso para entrar nos estádios.

    ResponderExcluir
  15. Sugiro que coloquemos o nome do Gaciba... ele merece a "homenagem"!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. simples , so levar de novo na proxima quarta feira

    vamos ver se irao retirar agora

    ResponderExcluir
  17. NÃO DESISTAM DESSE PROTESTO. SE POSSÍVEL FOR, EM JOGOS FORA LEVEM ESSA FAIXA. INSISTAM, MOVAM AÇÃO NA JUSTIÇA SE NECESSÁRIO. É INJUSTIFICÁVEL ESSA PROIBIÇÃO.

    ResponderExcluir
  18. "Primeiramente, a Polícia Militar não deve fazer segurança em eventos privados."


    Nesse caso você ta errado. O Maracanâ é um bem do estado e ele tem todo o direito de proteger seu patrimonio. Alem disso se a PM nao fosse o mandante é que teria que arcar com as despesas da segurança e se desse tumulto a culpa seria do mandante do jogo.


    Agora eu concordo com quem ficou indignado. Não existe essa de "faixa tal pode", "faixa tal não pode". Ou pode ou não pode independente do conteúdo (quer dizer que se a torcida resolvesse estender uma faixa de "Viva Senna" nao poderia? O policial fez foi embromar mesmo).


    Tá na cara que foi uma típica manobra mulambenta.

    ResponderExcluir
  19. Achei a atitude da PM plenamente compreensível.
    Como o fra ganharia sem seu maior ídolo na atualide? Primeiro perderam pra La U, depois o Adriano foi embora, cogita-se a saída de outros, até aí tudo bem, mas até o MLH??

    A polícia só quis preservar o espetáculo.

    ResponderExcluir
  20. Olá PC.Sou editor do Jornal "o torcedor" e gostaria de utilizar esse texto no jornal com créditos para você. o que acha? Entre em contato comigo.
    claudiokote@gmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Resta saber quem era o "Comandante do Dia" e entrar com uma representação.

    Teria sido rubro-negro Major Busnelo?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.