segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Resenha: Tricolor 0 x 0 Botafogo


Amigos, terminou sem gols a peleja entre Fluminense e Botafogo, neste domingo, no Engenhão. O cruel empate eliminou de vez o sonho alvinegro do título, e impediu o Tricolor de retomar a liderança. Faltando oito rodadas para o fim, chegou a hora de fazer as contas da arrancada para o título.

O aproveitamento do Fluminense nos clássicos deste Campeonato Brasileiro é curioso: 1 vitória (sobre o Flamengo, no turno) e 4 empates. Apesar da invencibilidade, foram muitos pontos perdidos, que podem fazer falta na reta final. (Por isso, considero fundamental um triunfo contra o Vasco no clássico seguinte, daqui a algumas semanas.)

O aproveitamento do Fluminense no Engenhão neste Campeonato também não é lá essas coisas: 2 vitórias, 3 empates, e 2 derrotas. "Não é lá essas coisas", uma vírgula: é ruim demais, principalmente levando-se em conta que o campo deveria ser a casa do Tricolor. Aqui abro parênteses para emitir uma opinião: os nossos jogos deveriam ser no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, até o fim do ano. É lá que os jogadores se sentiram em casa. É lá que a torcida melhor funcionou. Fecho parênteses.

A rodada deste fim de semana foi boa para o Fluminense, no final das contas. Afinal, o Cruzeiro perdeu, e o Corinthians também empatou. Aqui afirmo: a briga pelo título será entre Cruzeiro, Fluminense e Corinthians, na ordem os primeiros colocados atuais. Em dezembro, ou os mineiros levantarão seu segundo Campeonato, ou nós levantaremos nossa terceira taça, ou os paulistas levantarão seu quinto troféu.

Sobre o Clássico Vovô: foi uma batalha interessante, com boas chances perdidas pelos dois quadros. O Fluminense teve mais torcida e maior volume de jogo, e por isso merecia mais a vitória. Mas o Botafogo também foi guerreiro, e conseguiu arrancar do vice-líder um suado empate.

Os melhores em campo foram Emerson e Diguinho, os dois tricolores que retornaram das lesões. Os dois encharcaram a camisa de suor, até a última gota, como de costume. Estavam dispostos a vencer todas as divididas. (Do lado do Botafogo, Leandro Guerreiro foi o melhor, na minha míope visão.)

Outro que teve atuação impecável foi Ricardo Berna, o goleiro escalado de última hora. Demonstrou muita segurança, foi arrojado nas saídas de gol, e realizou uma grande defesa. Quem diria: o Fluminense, sofrendo com os dois goleiros principais (Fernando Henrique e Rafael), pode acabar encontrando a solução no seu terceiro arqueiro.

Domingo que vem, voltaremos a Curitiba, onde sofremos ano passado, com os noventa minutos mais dramáticos dos últimos tempos. Tenho fé de que lá, na capital paranaense, o Tricolor retomará a liderança.

O Profeta continua lá em sua caverna, coçando sua longa barba branca, coberto por uma bela manta branca, e calmamente repetindo o vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

12 comentários:

  1. e ai PC, blz.
    Não se pode dizer que um empate em clássico seja resultado ruim, até por que o empate em minha opinião foi justo. Mas a de se ressaltar a queda de rendimento do tricolor, vc sabe que acho que ele tem o melhor elenco, então fico avontade para dizer que caiu, e muito, o desempenho.
    Estava olhando tabela e o tricolor não vai ter vida fácil, são muitos os jogos com equipes que brigam pela ponta, é bom Muricy arrumar a casa rapidinho, se não ela cai nego véio...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei, PC,

    Achei nossa discussão nos últimos dias, muito mais produtiva que o jogo vovô de ontem.

    Deixo claro e de antemão,que a torcida do AQIP é para o FLu, após é claro o Joel dar adeus a batalha pela conquista do título. Obiviamente que eu não torceria ontem para o Flu voltar a ser lider, mas o apoio agora é para isso.

    É fácil entender o que eu digo, se analisar bem o blog do AQIP, a perseguição é contra outro.

    A união dos 3 contra 1.

    Mauro Axlace.
    Aqipossa

    ResponderExcluir
  3. não tenho duvidas que vamos conquistar o título!

    Desde de que chegamos no G1 e oscilamos para o G2, ninguém até agora passou da gente.

    isso não é sorte ou azar de campeão?

    ResponderExcluir
  4. Tirando o fato do Berna mostrar segurança, concordo com tudo. ;)

    Boa, PC!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Fala PC, como um amigo abaixo, tb discordo quando fala que o Berna mostrou segurança, cada bola levantada que ele saía do gol me dava calafrios...

    Abraço e ST

    ResponderExcluir
  6. Amigos, pelo menos o Ricardo Berna SAÍA do gol.

    Com FH e Rafael, eu já tava começando achar que era proibido goleiro sair do gol...

    ResponderExcluir
  7. PC, parabéns novamente. Como falei, divulgarei o post na comunidade do Fluminense.

    ST

    ResponderExcluir
  8. Só digo uma coisa, esse empate de ontem estava previsto na simulação, se não me engano.

    Então, vamos lá que segundo as minhas contas a gente levanta nossa terceira taça de campeão brasileiro.

    []'s

    E realmente o Berna pelo menos sai do gol e esta com sorte, visto que as bolas não estou entrando no gol como com o Rafael, que está numa maré de azar do caramba..rs.

    ResponderExcluir
  9. Link do tópico sobre a resenha na maior comunidade do Fluminense do orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5529324129345722583&na=4

    ResponderExcluir
  10. PC, acho que o problema com o Berna sair do gol nem foi dele que fez o certo, mas do posicionamento dos zagueiros que estavam sempre pelo caminho, talvez pela falta de hábito de um goleiro que saia. No mais sou mais o Flu que com a volta de Emerson e Diguinho ganhou muita qualidade, pena que eles cansem.

    ST

    ResponderExcluir
  11. Se é pra jogar no 4-4-2 tem que botar o Tartá no lugar do Marquinho. Esse foi o terceiro jogo ruim dele.

    Como estamos sem o Deco, prefiro o 3-5-2 dando mais liberdade pra Mariano e Carlinhos. Ontem o Mariano ficou preso na defesa o jogo todo pq o Gum não tava dando conta do Jobson sozinho.

    Gostei do Berna.

    ResponderExcluir
  12. Po tem q mandar mais jogos pra volta redonda...engenhão não!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.