Amigos, terminou sem gols a peleja entre Fluminense e Botafogo, neste domingo, no Engenhão. O cruel empate eliminou de vez o sonho alvinegro do título, e impediu o Tricolor de retomar a liderança. Faltando oito rodadas para o fim, chegou a hora de fazer as contas da arrancada para o título.
O aproveitamento do Fluminense nos clássicos deste Campeonato Brasileiro é curioso: 1 vitória (sobre o Flamengo, no turno) e 4 empates. Apesar da invencibilidade, foram muitos pontos perdidos, que podem fazer falta na reta final. (Por isso, considero fundamental um triunfo contra o Vasco no clássico seguinte, daqui a algumas semanas.)
O aproveitamento do Fluminense no Engenhão neste Campeonato também não é lá essas coisas: 2 vitórias, 3 empates, e 2 derrotas. "Não é lá essas coisas", uma vírgula: é ruim demais, principalmente levando-se em conta que o campo deveria ser a casa do Tricolor. Aqui abro parênteses para emitir uma opinião: os nossos jogos deveriam ser no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, até o fim do ano. É lá que os jogadores se sentiram em casa. É lá que a torcida melhor funcionou. Fecho parênteses.
A rodada deste fim de semana foi boa para o Fluminense, no final das contas. Afinal, o Cruzeiro perdeu, e o Corinthians também empatou. Aqui afirmo: a briga pelo título será entre Cruzeiro, Fluminense e Corinthians, na ordem os primeiros colocados atuais. Em dezembro, ou os mineiros levantarão seu segundo Campeonato, ou nós levantaremos nossa terceira taça, ou os paulistas levantarão seu quinto troféu.
Sobre o Clássico Vovô: foi uma batalha interessante, com boas chances perdidas pelos dois quadros. O Fluminense teve mais torcida e maior volume de jogo, e por isso merecia mais a vitória. Mas o Botafogo também foi guerreiro, e conseguiu arrancar do vice-líder um suado empate.
Os melhores em campo foram Emerson e Diguinho, os dois tricolores que retornaram das lesões. Os dois encharcaram a camisa de suor, até a última gota, como de costume. Estavam dispostos a vencer todas as divididas. (Do lado do Botafogo, Leandro Guerreiro foi o melhor, na minha míope visão.)
Outro que teve atuação impecável foi Ricardo Berna, o goleiro escalado de última hora. Demonstrou muita segurança, foi arrojado nas saídas de gol, e realizou uma grande defesa. Quem diria: o Fluminense, sofrendo com os dois goleiros principais (Fernando Henrique e Rafael), pode acabar encontrando a solução no seu terceiro arqueiro.
Domingo que vem, voltaremos a Curitiba, onde sofremos ano passado, com os noventa minutos mais dramáticos dos últimos tempos. Tenho fé de que lá, na capital paranaense, o Tricolor retomará a liderança.
O Profeta continua lá em sua caverna, coçando sua longa barba branca, coberto por uma bela manta branca, e calmamente repetindo o vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".
PC
e ai PC, blz.
ResponderExcluirNão se pode dizer que um empate em clássico seja resultado ruim, até por que o empate em minha opinião foi justo. Mas a de se ressaltar a queda de rendimento do tricolor, vc sabe que acho que ele tem o melhor elenco, então fico avontade para dizer que caiu, e muito, o desempenho.
Estava olhando tabela e o tricolor não vai ter vida fácil, são muitos os jogos com equipes que brigam pela ponta, é bom Muricy arrumar a casa rapidinho, se não ela cai nego véio...
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
Ei, PC,
ResponderExcluirAchei nossa discussão nos últimos dias, muito mais produtiva que o jogo vovô de ontem.
Deixo claro e de antemão,que a torcida do AQIP é para o FLu, após é claro o Joel dar adeus a batalha pela conquista do título. Obiviamente que eu não torceria ontem para o Flu voltar a ser lider, mas o apoio agora é para isso.
É fácil entender o que eu digo, se analisar bem o blog do AQIP, a perseguição é contra outro.
A união dos 3 contra 1.
Mauro Axlace.
Aqipossa
não tenho duvidas que vamos conquistar o título!
ResponderExcluirDesde de que chegamos no G1 e oscilamos para o G2, ninguém até agora passou da gente.
isso não é sorte ou azar de campeão?
Tirando o fato do Berna mostrar segurança, concordo com tudo. ;)
ResponderExcluirBoa, PC!
Abs
Fala PC, como um amigo abaixo, tb discordo quando fala que o Berna mostrou segurança, cada bola levantada que ele saía do gol me dava calafrios...
ResponderExcluirAbraço e ST
Amigos, pelo menos o Ricardo Berna SAÍA do gol.
ResponderExcluirCom FH e Rafael, eu já tava começando achar que era proibido goleiro sair do gol...
PC, parabéns novamente. Como falei, divulgarei o post na comunidade do Fluminense.
ResponderExcluirST
Só digo uma coisa, esse empate de ontem estava previsto na simulação, se não me engano.
ResponderExcluirEntão, vamos lá que segundo as minhas contas a gente levanta nossa terceira taça de campeão brasileiro.
[]'s
E realmente o Berna pelo menos sai do gol e esta com sorte, visto que as bolas não estou entrando no gol como com o Rafael, que está numa maré de azar do caramba..rs.
Link do tópico sobre a resenha na maior comunidade do Fluminense do orkut:
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5529324129345722583&na=4
PC, acho que o problema com o Berna sair do gol nem foi dele que fez o certo, mas do posicionamento dos zagueiros que estavam sempre pelo caminho, talvez pela falta de hábito de um goleiro que saia. No mais sou mais o Flu que com a volta de Emerson e Diguinho ganhou muita qualidade, pena que eles cansem.
ResponderExcluirST
Se é pra jogar no 4-4-2 tem que botar o Tartá no lugar do Marquinho. Esse foi o terceiro jogo ruim dele.
ResponderExcluirComo estamos sem o Deco, prefiro o 3-5-2 dando mais liberdade pra Mariano e Carlinhos. Ontem o Mariano ficou preso na defesa o jogo todo pq o Gum não tava dando conta do Jobson sozinho.
Gostei do Berna.
Po tem q mandar mais jogos pra volta redonda...engenhão não!!
ResponderExcluir