Neste ano, com as obras no Mineirão, Cruzeiro e Atlético têm mandado seus jogos em diversos estádios de Minas Gerais. Um deles é o Parque do Sabiá, em Uberlândia, onde jogarão Cruzeiro e Fluminense neste domingo. Foi nesse estádio que, em dezembro de 1987, a Seleção Brasileira utilizou o modelito acima, com patrocínio da Coca-Cola.
O jogo com o Chile foi a única partida da história da Seleção com um patrocínio na frente da camisa. Vale lembrar que, neste mesmo ano, a Coca-Cola patrocinou também quase todos os grandes clubes do futebol brasileiro.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi duramente criticada, e resolveu abandonar a idéia do patrocínio na camisa. O Jornal do Brasil noticiou: "a vitória não abafou as reações contrárias à publicidade da Coca-Cola na camisa da CBF: os telefones da redação não pararam, tantas as reclamações".
A Seleção terminou o primeiro tempo perdendo, com gol de Martínez. Mas virou o placar na segunda etapa, com gols de Valdo (chute forte de esquerda, da entrada da área, em jogada iniciada pelo estreante Mílton) e Renato (de cabeça, após cruzamento de Valdo). É interessante notar que todos os jogadores utilizados pela Seleção no amistoso jogavam em clubes brasileiros. O São Paulo tinha 4 atletas (Gilmar, Zé Teodoro, Nelsinho e Pita), assim como o Atlético Mineiro (Batista, Luisinho, Sérgio Araújo e Renato). O Fluminense contava com três jogadores (Ricardo Gomes, Eduardo e Washington). Completavam a escalação: Douglas, do Cruzeiro; Raí, do Botafogo de Ribeirão Preto; Mílton, do Coritiba; e Valdo, do Grêmio. Jogadores de Sport Recife, Guarani, Flamengo e Internacional, os finalistas do Campeonato Brasileiro, não puderam ser convocados.
PC
Ficha Técnica: Brasil 2 x 1 Chile
Data: 09/12/1987.
Motivo: Amistoso.
Local: Parque do Sabiá (Uberlândia).
Árbitro: F. Valdez (Paraguai).
Público: 14.604 pagantes.
Renda: CZ$ 3.050.400,00.
Brasil: Gilmar; Zé Teodoro, Batista (Ricardo Gomes), Luisinho e Nelsinho (Eduardo); Douglas, Raí (Mílton, depois Washington) e Pita; Sérgio Araújo, Renato e Valdo. Técnico: Carlos Alberto Silva.
Chile: Osben; Reyes, Rivera, Huerta (Bigorra) e Leonel Pedreros; Pizarro, Manuel Pedreros (Hugarte) e Suazo; Salgado (Zamorra), Hurtado e Martínez.
Gols: Martínez (1T); Valdo e Renato (2T).
Link para esse texto em post do "Minhas Camisas"
ResponderExcluirPost citado no orkut:
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=70521693&tid=5750327976551999785&na=3&npn=28&nid=70521693-5750327976551999785-5828328628529668242
O Raí já era do São Paulo neste dia. Foi contratado no meio do ano para disputar a Copa União.
ResponderExcluirMinha fonte para os times dos jogadores da Seleção foi a Enciclopédia da Seleção Brasileira, de Ivan Soter. Neste livro, Raí aparece ainda como jogador do Botafogo de Ribeirão Preto.
ExcluirBoa noite amigo, bela matéria.
ResponderExcluirTenho uma duvida, Mauro Galvão jogou este amistoso ou ao menos foi convocado?!
Obrigado
Meus contatos
Whatsapp (31) 9 9499-7177
rafaelmartins.psa@gmail.com