sábado, 2 de novembro de 2013

Formiga persistente


Uma formiga rasteja por uma corda elástica com 1 metro de comprimento. Ela começa em uma das pontas, e anda a um centímetro por minuto. Infelizmente, ao final de cada minuto a corda é instantânea e uniformemente esticada em um metro adicional. Heroicamente, a formiga persiste, e continua rastejando. Um dia ela alcançará a outra ponta da corda?

PCFilho

10 comentários:

  1. Prezado PC,

    Creio que a solução esteja no seguinte:
    - A formiga anda um cm/minuto e assim que completa o percurso a corda aumenta e carrega a formiga;
    - A formiga no primeiro minuto anda 1cm numa corda de um metro que vira 2m e seu percurso 2cm, ou seja anda, 1%;
    - No segundo minuto anda 1cm em 2m e que vira 1,5 cm em 3m, ou seja 0,5% e assim por diante, um somatório de 1/t(integral) ou ln(t);
    - Deve ser algo como ln(t)=100 ou t=~2,69x10^43.
    É por aí?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jaime,

    Sim, é por aí. Sua solução para o tempo transcorrido só não se encaixa perfeitamente no problema proposto porque você usou a integral contínua, ao invés do somatório discreto. (que, a rigor, deveria ser utilizado, já que o problema é discreto)

    ResponderExcluir
  3. Segue a minha resposta para o problema:

    Por mais incrível e contra-intuitivo que pareça, sim, a formiga chegará um dia à outra ponta da corda. Há diversas maneiras matemáticas de demonstrar isso, embora a prova rigorosa não seja muito simples. A maneira que eu prefiro usar para explicar é a seguinte: o objetivo da formiga é percorrer 100% da corda. A cada minuto que passa, por mais que a corda estique, e por mais devagar que a formiga esteja, ela está se aproximando desse objetivo, pois ela nunca anda para trás. (lembrando sempre que o espaço já percorrido também estica) Logo, mesmo devagarinho, a formiga um dia chegará aos 100% da corda.

    Agora, vai demorar, e vai demorar muito. Pelas minhas contas (feitas com ajuda do computador), a formiga alcançará o final da corda após 1,509269 × 10^43 minutos. Isto é o equivalente a mais ou menos 286.961.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de séculos. rsrsrs. Para efeito de comparação, calcula-se que a idade do universo (do Big Bang até hoje) não chegou ainda aos 14 bilhões de anos. :)

    Para quem já estudou "um pouco mais" de matemática: ao final do primeiro minuto, a formiga andou 1/100 do caminho. Ao final do segundo minuto, ela andou 1/100 + 1/200 do caminho. Então, ela atingirá o final em t minutos, quando 1/100 (1/1 + 1/2 + 1/3 + … + 1/t) igualar ou exceder 1. A expressão entre parênteses é a série harmônica, que pode ser tão grande quanto desejado. Logo, um dia a formiga chegará lá. :)

    ResponderExcluir
  4. Mais algumas curiosidades:

    - quando a formiga atingir o final da corda, ela terá esticado tanto que terá dado 3,76611104 × 10^35 voltas ao redor da Terra. Isso, claro, se a corda estiver na linha do equador. :)

    - mesmo que a formiga seja (muito) mais lenta, e mesmo que a corda estique (muito) mais violentamente, um dia a formiga completará sua jornada. :)

    ResponderExcluir
  5. Prezado PC,

    Muito bom!
    Depois de vencer a contra-intuição fica mais fácil.
    A diferença realmente é significativa (~80%).
    A conclusão, então, é que não é possível, pois a formiga não vive esse tempo todo, certo?

    ResponderExcluir
  6. Jaime,

    Há diversos "obstáculos" para transformar o problema em realidade. Cito pelo menos três:
    - a formiga não chega nem perto de tamanha longevidade;
    - nem mesmo a Terra e o Sistema Solar chegarão perto de tamanha longevidade;
    - a linha do equador da Terra não chega perto de ter espaço suficiente para guardar a corda esticada;
    - não existe material elástico o suficiente para esticar tanto.

    Eu deveria ter enunciado o problema avisando que a formiga é imortal, que o planeta em que estamos é gigantesco, que o sistema solar dele será eternamente estável, e que a corda é feita de um material infinitamente elástico. HAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  7. PC, o enunciado está perfeito. O fato da corda esticar 100 vezes nais que o deslocamento da formiga por minuto leva a números extraordinários. Números que chamam a atenção e destacam a questão de algum dia se chega ao outro lado, mesmo que falemos de 10^43 minutos.
    Reduzindo significativamente o esticamento para 2cm e o deslocamento mantido em 1cm, ambos por minuto, teríamos algo da ordem de 5h17min de tempo travessia e 7,34m de corda. Números menos impressionantes para destacar o conceito.

    ResponderExcluir
  8. Excelente observação, prezado Jaime. De fato, o conceito fica mais claro se reduzirmos o esticamento.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.