domingo, 10 de novembro de 2013

Resenha: Corinthians 1 x 0 Tricolor


Sinceramente, sou otimista por natureza, mas não sei mais se há salvação para o Fluminense. O time não vence há 9 jogos, e não é por azar, não: é porque nem tenta vencer. Hoje, contra o Corinthians, a postura se repetiu: quando consegue a posse de bola, o Fluminense a entrega para o adversário, como que dizendo: "vocês não conseguiram neste ataque, tentem mais uma vez". O Fluminense é um Barcelona às avessas, que tem ojeriza à manutenção da posse de bola. Eis uma receita perfeita para perder no futebol.

A rodada é emblemática porque o Fluminense finalmente entrou na zona de rebaixamento. É simbólico: os poucos torcedores que ainda sonhavam acordados finalmente caem da cama e percebem a dura realidade, a de que o onze tricolor já joga um futebol de rebaixado há algumas rodadas.

Não sei se foi ou não pênalti, o lance decisivo. Nem tive coragem de ver o replay. Em todo caso, não importa: um time que joga do jeito que o Fluminense tem jogado acaba perdendo mesmo, de um jeito ou de outro.

Também não sei se Vanderlei Luxemburgo foi ou será demitido. Mas também não importa: em qualquer caso, não nos resta outra alternativa, que não seja encher o Maracanã na quinta-feira (contra o Náutico) e no domingo (contra o São Paulo). Teremos que ganhar esses dois jogos de qualquer maneira, nem que seja no grito.

Ainda me lembro de 2009. O Fluminense era o último colocado da tabela de classificação. Os jornalistas decretavam nosso rebaixamento antecipado. Nos bares, ouvíamos apenas a pergunta: "em que rodada o Fluminense cairá?". Os matemáticos nos davam 1% de chances. Mas nós tínhamos 100% de esperança. E aconteceu o milagre: numa cálida tarde de domingo, 70 mil fanáticos subiram as rampas do Maracanã. O Fluminense era um virtual rebaixado, mas seu povo não desistira. E a massa potencializou o onze tricolor, que passou a jogar por música. O Palmeiras, que brigava pelo título, sucumbiu. E dali para a frente, o Fluminense não perdeu mais. Escapou da degola em 2009, e voou para o título em 2010.

Na noite de quinta-feira, o Fluminense precisará de nós no Maracanã. Tricolores vivos, doentes e mortos, nos vemos lá!

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 6,0
Jean - 5,0
Gum - 5,0
Leandro Euzébio - 5,0
Anderson - 2,0
Felipe - 5,0
Edinho - 6,0
Diguinho - 6,0
(Valencia) - 6,0
Wagner - 4,0
(Igor Julião) - 5,0
Rafael Sobis - 5,0
Marcelinho - 5,0
(Biro Biro) - 5,0
Vanderlei Luxemburgo - 2,0

9 comentários:

  1. Não há padrão de jogo.
    Não há raciocínio.
    Não há um mínimo de frieza.
    Parece só haver afobação.
    É como se 11 Rhayners estivessem em campo.

    Se ouvisse algo assim há um tempo, pensaria: "É um pesadelo!"

    Hoje, é realidade.

    ResponderExcluir
  2. Há nove rodadas, flertávamos com a Libertadores. Hoje só há o caos.

    Sem um choque, nada mudará. A tediosa repetição de improvisos e invencionices mil não nos levará a lugar algum. Aliás, levará sim, à Série B.

    Sinceramente, não acredito que o Fluminense de Vanderlei vencerá o Náutico.

    Acho que a direção tem que pensar em um novo nome, alguém disposto a tocar o clube na Série B em caso de probabilíssimo insucesso na duríssima empreitada de manter este grupo, já psicologicamente desmantelado, na primeira divisão.

    Tudo que peço é isso. Arroz com feijão. Simplicidade. Lugar de acrobacias é no circo.

    Deixo algumas sugestões:
    - Andrade
    - Kleina (desprezado pelos dirigentes palmeirenses)

    ResponderExcluir
  3. "Sem um choque, nada mudará. A tediosa repetição de improvisos e invencionices mil não nos levará a lugar algum. Aliás, levará sim, à Série B." [2]

    ResponderExcluir
  4. PC... Escrevi muito sobre o Fluminense nos anos de 2009/2010, nestes períodos existiu algo que não tem sido usado agora, a fé distorcida, a torcida jogando mais que o time, o time jogando sob comandos da multidão!
    Realmente, esse ano o castigo desembarcará despindo tudo, tudo, através de piadas, empirismos.
    Atual Campeão e agora, possivelmente rebaixados, o Fluminense ainda me domina!

    ResponderExcluir

  5. Trocar de técnico é urgente, urgentíssimo. Mas pelo amor de Deus, Andrade não, né? Pega o cara da base, que já conhece os garotos, e vamos pra cima! Pé na bunda do Luxa pra ontem!

    "Sem um choque, nada mudará. A tediosa repetição de improvisos e invencionices mil não nos levará a lugar algum. Aliás, levará sim, à Série B." [3]


    ResponderExcluir
  6. Leandro, no momento atual, me contento até com Celso Roth ou Joel Santana...

    ResponderExcluir
  7. Calma, Ramón, calma. Marcelo Veiga. Conhece a base e está dentro do clube.

    ST

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que o lazarento caiu!!!
    Já era tempo!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.