segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ecos do Clássico Vovô

Helton Leite pula para defender o pênalti de Fred.
Foto: André Durão/Globoesporte.com.

Fred perdeu segundo pênalti seguido
Na vitória por 4 a 1 sobre o Boavista, o centroavante tricolor Fred já havia chutado um pênalti na trave. Ontem, contra o Botafogo, voltou a desperdiçar uma cobrança, desta vez parando em defesa de Helton Leite (que é filho de João Leite, goleiro lendário do Atlético Mineiro).

Fred é carrasco do Botafogo
Embora tenha passado em branco ontem, o centroavante da Seleção tem no Botafogo a sua maior vítima: dos 113 gols de Fred pelo Fluminense, 10 foram sobre o Botafogo. Na história do Clássico Vovô, apenas três jogadores têm mais gols que Fred: o tricolor Welfare (17), o alvinegro Heleno (16) e o tricolor Waldo (14).

Fluminense não era goleado há um ano
A derrota por 3 a 0 para o Botafogo foi a maior sofrida pelo Fluminense nos últimos doze meses. A última derrota do Tricolor por três gols de diferença havia ocorrido no dia 20/02/2013, pela Copa Libertadores: 3 a 0 para o Grêmio, no Engenhão.

Goleadas são raras no Clássico Vovô
A última goleada do Clássico Vovô havia acontecido em 06/05/2012, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca: Fluminense 4 x 1. Depois dela, até ontem, nenhum dos times havia marcado mais do que 1 gol em cada jogo. Antes de 2012, a última goleada ocorrera em 13/03/2005: Fluminense 4 x 0. A última goleada do Botafogo fora em 02/10/2004: 4 x 1. No século XXI, além destas, houve apenas mais uma goleada no clássico: Fluminense 5 x 0 em 23/02/2003.

Foi o Vovô #351
O Clássico Vovô acontece desde 1905. Foram até hoje 131 vitórias tricolores, 106 empates e 114 triunfos alvinegros, com 560 gols do Fluminense e 507 gols do Botafogo. A lista com todos os 351 resultados pode ser vista aqui.

Cartão amarelo só para Diego Cavalieri
A transmissão da TV Bandeirantes flagrou o goleiro do Botafogo Helton Leite fazendo a mesma marca no gramado que Diego Cavalieri, mas só o arqueiro do Fluminense foi punido com o cartão amarelo. A punição, aliás, não está prevista nas Regras do Jogo da FIFA.

PCFilho

14 comentários:

  1. O cartão amarelo para o Diego ESTÁ PREVISTO pelas regras de futebol, mas que chatice! Página 15 (ou 17 do PDF) do livro de regras da Fifa/CBF, REGRA 1, encontrado aqui: http://imagens.cbf.com.br/201312/20131209120000.pdf

    E tem que ser passivel de punição SIM, pois a atitude RETARDADA do Cavalieri degrada o gramado. Imagina se todos os jogadores tivesse o mesmo "tique".

    E não há como justificar um erro com outro erro. Se outros goleiros fazem tal mongolice, TODOS devem ser punidos. Se a punição não vinha acontecendo, que comece a partir de agora.

    O que não dá pra pra fazer essa cagada no campo e dizer que "sempre fez", ou "os outros também fazem".

    E ainda diz que não vai parar... que tome cartão amarelo/vermelho todo jogo, até ter um mínimo de senso coletivo e perceber que o lugar NÃO É A CASA DELE.

    ResponderExcluir
  2. Não, o cartão amarelo para o Diego Cavalieri não está nas Regras do Jogo da FIFA. Não adianta vir com documento de CBF. Para uma punição ser válida, ela tem que estar no documento que rege o esporte. E esse cartão absurdo do Cavalieri não está.

    ResponderExcluir
  3. E os 7x1 sobre o foguinho, foi quando e em que campeonato?

    ResponderExcluir
  4. Leandro, o Fluminense 7 x 1 Botafogo foi em 29/04/1994, pelo Campeonato Carioca. :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, 1994!!!!! O tempo passa rápido, hein, PC!!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre achei 3 a 0 goleada de time pequeno, apenas um resultado confortável.

    Para mim, goleada tem que ter pelo menos 4 gols marcados e 3 gols de diferença.

    Critério pessoal, certamente.

    ResponderExcluir
  7. Bom, 7 x 1 é goleada em qualquer critério. Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. PC,

    Está previsto na regra da FIFA sim.

    "If a player makes unauthorised marks on the field of play with his foot, he
    must be cautioned for unsporting behaviour. If the referee notices this being
    done during the match, he must caution the offending player for unsporting
    behaviour when the ball next goes out of play."

    http://www.fifa.com/mm/document/worldfootball/clubfootball/01/37/04/12/law1-en.pdf

    Mas isso não muda nada para mim, pois muitos goleiros fazem e escolheram o Cavalieri pra dar cartão depois de uma reportagem da fra-press.

    Mas em relação a imagem da Band. Tem algum vídeo mostrando isso?

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo me lembrou um outro, bem mais antigo que os 7x1. Os 3x0 que a Máquina levou do Bonsucesso. Depois, fomos campeões.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Renan,

    Na verdade esse é um trecho das "diretrizes para interpretação das Regras", não das Regras do Jogo em si.

    Na minha opinião, qualificar essa atitude de marcar a grama de "atitude anti-esportiva", com o mesmo peso de uma simulação de falta ou de um grito de "deixa", é um exagero bizarríssimo.

    Mas OK, está nas diretrizes, beleza, aceitamos. Mas você levanta o ponto fundamental: por quê só agora e por quê só com o goleiro do Fluminense? Essa é a questão. A lei vale para todos ou só para o chato do Fluminense?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.