segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Fluminense nas Copas do Mundo

O Fluminense, clube mais tradicional do futebol tupiniquim, também deu suas contribuições à Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Já no primeiro Mundial, em 1930, no Uruguai, o Tricolor tinha cinco jogadores na Seleção Brasileira. O destaque, naturalmente, era o lendário Preguinho, craque do escrete e autor do primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo, contra a Iugoslávia. Ele também fez 2 gols na vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia. Os outros tricolores naquela Seleção eram o goleiro Osvaldo Velloso e os meias Fernando Giudicelli, Fortes e Ivan Mariz.

Preguinho.


Fernando Giudicelli.

Fortes.

Em 1938, na França, a Seleção Brasileira fez sua primeira grande campanha em Mundiais, chegando ao terceiro lugar. E o Fluminense, o time que dominava o futebol brasileiro, era a base daquele escrete, com o goleiro Batatais, o defensor Machado e os atacantes Hércules, Romeu e Tim. Romeu marcou três gols no Mundial, um contra a Polônia, um contra a Itália e um contra a Suécia.

Batatais.

Romeu.

Tim.

Hércules.

Na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, a Seleção Brasileira vice-campeã tinha dois jogadores do Fluminense no elenco: o lendário goleiro Castilho e o atacante Rodrigues.

Castilho, o maior goleiro da história do futebol carioca.

Em 1954, na Copa do Mundo da Suíça, o Fluminense estava representado na Seleção Brasileira novamente por Castilho, e também pelo goleiro Veludo, pelo zagueiro Pinheiro e pelo meia Didi. Esta é, até hoje, a única vez na história das Copas do Mundo em que dois goleiros de uma seleção foram do mesmo clube.

Veludo.

Pinheiro.

Didi.

Na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, a Seleção Brasileira foi campeã pela primeira vez, e novamente Castilho representou o Fluminense. Didi foi eleito o craque do Mundial, mas já havia se transferido para o Botafogo, após sete anos vestindo as cores do Fluminense.

No bicampeonato, em 1962, no Chile, Castilho novamente fazia parte do elenco da Seleção, e ganhou a companhia de outros dois tricolores: Jair Marinho e Altair.

Jair Marinho.

Altair.

Com as quatro participações em Mundiais citadas acima, o goleiro Castilho é um dos brasileiros com mais Copas do Mundo no currículo, ao lado de Nilton Santos, Djalma Santos, Pelé, Leão, Cafu e Ronaldo.

Na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, dois jogadores tricolores estavam na Seleção Brasileira: Denílson e novamente Altair.

Em 1970, no México, a escalação da melhor Seleção Brasileira de todos os tempos começava com um jogador do Fluminense: o mítico goleiro Félix. Outro tricolor da Seleção de Ouro foi o lateral-esquerdo Marco Antônio.

Félix.

Marco Antônio.

Em 1974, na Alemanha Ocidental, novamente Marco Antônio representou o Fluminense na Seleção Brasileira. Em 1978, na Argentina, os craques Rivellino e Edinho eram os representantes tricolores no escrete. Em 1982, na Espanha, Edinho foi o único jogador do Fluminense convocado.

Rivellino.

Edinho.

No Mundial de 1986, no México, o Fluminense teve dois jogadores na Seleção Brasileira: o goleiro Paulo Victor e o lateral-esquerdo Branco.

Paulo Victor.

Branco.

Na Copa do Mundo de 1994, o Fluminense estava representado na Seleção Brasileira que ganhou o tetra nos Estados Unidos, novamente pelo lateral-esquerdo Branco, que marcou dois gols importantíssimos na competição: o da vitória contra a Holanda nas quartas-de-final, e o terceiro pênalti brasileiro da disputa da decisão contra a Itália.

Branco (6) chuta para marcar o gol da vitória contra a Holanda.

Em 1998, 2002, 2006 e 2010, não houve jogadores do Fluminense convocados para a Seleção Brasileira. O título conquistado em 2002 é o único dos cinco da Seleção conquistado sem um atleta tricolor no elenco.

Para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o atacante Fred foi convocado e deverá ser titular da Seleção Brasileira no torneio.

*****

O craque paraguaio Romerito também representou o Fluminense em uma Copa do Mundo, em 1986, no México. Marcou dois gols naquele Mundial: o da vitória do Paraguai contra o Iraque e o do empate contra o México.

Romerito, o paraguaio tricolor.

Em 2010, quando disputou a Copa do Mundo da África do Sul por Portugal, Deco já estava apalavrado com o Fluminense, embora só tenha estreado com a camisa tricolor após o Mundial.

Deco.

Para a Copa do Mundo de 2014, o treinador José Pékerman, da Seleção da Colômbia, provavelmente convocará o volante Edwin Valencia.

PCFilho

11 comentários:

  1. Legal, PC!!!! Parece até álbum de figurinhas! Belo trabalho de pesquisa!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Tirando 34 (seleção formada apenas por atletas paulistas por causa de uma briga com a federação do Rio) e 90 (quando já estávamos transitando para a realidade atual de que quase todos os atletas da seleção atuam no exterior), o Fluminense teve representantes em todas as Copas do Mundo. A partir de 98, as seleções passaram a ter em grande maioria atletas de clubes estrangeiros.

    Não sei como é a distribuição de atletas dos outros grandes clubes brasileiros nas Copas do Mundo (seria uma ótima análise a ser realizada), mas acho que esse é realmente um grande feito do nosso Flu.

    ps: acho que li em algum lugar que em todos os 5 títulos do Brasil havia atletas do Palmeiras e São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Pedro, essa informação procede: Palmeiras e São Paulo são os únicos clubes com representantes nas cinco conquistas.

    ResponderExcluir
  4. Não esquecerem que o BFR tem maioria de jogadores convocados em Copas do Mundo, porque em 1934 a CBD, controlada por alvinegros, convocou uma grande maioria de jogadores do Bota, e os outros profissionais paulistas convocados contra a vontade de seus clubes e que receberam dinheiro por fora para isso (não poderiam ser convocados porque a CBD era amadora e logo não poderia apagar os jogadores...), foram registrados como jogadores da CBD, numa grande picaretagem que deveria constar do Dossiê Cachorrada.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela pesquisa.
    Gostaria de lembrar como foi o caso do Edevaldo em 78 ou 82, não lembro, parece que bem na véspera ele foi vendido. E do Ricardo Gomes, cortado por contusão em cima da hora. Ele ainda era do Flu?

    ResponderExcluir
  6. Post citado como fonte no Netflu: http://netflu.com.br/selecao-brasileira-teve-tricolores-em-15-dos-20-mundiais/

    ResponderExcluir
  7. A diferença desta para outras listas é a presença de Rodrigues em 1950. De fato, Rodrigues FOI CONVOCADO COMO JOGADOR DO FFC, transferindo-se para o Palmeiras DEPOIS da convocação.

    Como os critérios da frapress e de outros antagonistas variam dependendo do clube....

    ResponderExcluir
  8. A estreia dele pela SEP foi depois da Copa:

    Estreia: Palmeiras 5x3 Paulista (Araraquara) (23/07/1950)

    http://www.palmeiras.com.br/historia/idolos/330

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela colaboração, Alexandre.

    Impressionante como a imprensa repercutiu durante o dia a informação errada de que Fred era o 31º tricolor convocado para a Seleção em Copas do Mundo.

    Com seu brilhante esclarecimento, fica evidente que Rodrigues foi mesmo convocado em 1950 como atleta do Fluminense, e que portanto Fred é o 32º tricolor convocado para a Seleção em Copas do Mundo.

    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.