segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 11 de setembro


1921: em amistoso, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Americano, em Campos, no primeiro duelo entre os clubes na história. Os gols tricolores foram de Coelho, Welfare e Machado. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça O Sportivo Rio Branco.

1938: em partida válida pelo Campeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, gols de Romeu Pellicciari e Sandro. Com esta vitória, o Fluminense garantiu a posse da imensa Taça Gardano (2,10 metros de altura e 120 quilogramas de peso), oferecida pela fábrica de chocolates do mesmo nome, ao clube que vencesse mais Fla-Flus entre 1936 e 1938. Naquele ano, o Fluminense conquistaria também o tricampeonato carioca.
A grande Taça Gardano.

1940: na última partida do primeiro turno do Torneio Rio-São Paulo, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 2, graças aos gols de Russo, Pedro Amorim e Spinelli. Com uma campanha invicta, de 5 vitórias e 3 empates, o Fluminense liderava a competição, ao lado do Flamengo. Infelizmente, os clubes paulistas decidiram não disputar o segundo turno, ficando assim o torneio inacabado. Alguns historiadores consideram Fluminense e Flamengo co-campeões.

1949: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Flamengo, graças aos gols de Santo Cristo e Carlyle (Gringo descontou para os visitantes).

1955: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, diante de uma multidão de 83.454 presentes (75.119 pagantes) no Maracanã. Os gols tricolores foram assinalados por Escurinho e Waldo, e o rubro-negro foi de Evaristo de Macedo (de pênalti). O Flamengo tinha um dos grandes times de sua história, que seria tricampeão carioca - ainda assim, completou cinco partidas seguidas sem conseguir vencer o Fluminense (três vitórias tricolores e dois empates).

1960: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 78.565 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Logo aos 8 minutos do primeiro tempo, Waldo abriu o placar para o Fluminense com um golaço de falta. O Flamengo conseguiu empatar aos 31 do segundo tempo, através de Henrique. Após mais uma grande atuação de Castilho, Henrique comentou: "Como você dá sorte, hein, Castilho?". Ao que o goleiro tricolor respondeu, com um sorriso: "Pois é!".
Bela torcedora do Fluminense vibra com o gol de Waldo.

1966: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Olaria, no Estádio do Maracanã, com gols de Amoroso e Mário Tilico (2). Nesta partida, o Fluminense estreou o uniforme branco com as faixas transversais tricolores, reeditando a camisa utilizada em 1907, mas desta feita com as faixas passando pelo ombro direito.

1977: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Luso-Brasileiro, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, com gols de Doval e Calu (contra).

1982: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O gol tricolor foi de Zezé Gomes, aos 40 minutos do segundo tempo, de cabeça.

1983: o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, diante de 79.275 pagantes no Maracanã, e conquistou a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Os dois gols da vitória tricolor foram marcados pelo craque Assis. Foi a primeira de uma série de taças conquistadas por aquele timaço, entre 1983 e 1985. Foi o último jogo do treinador Cláudio Garcia, que aceitaria proposta do Flamengo e terminaria sendo vice-campeão estadual - pois a taça iria, naturalmente, para a rua Álvaro Chaves...



1985: o Fluminense derrotou o Goytacaz por 1 a 0, no Estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O gol da vitória foi assinalado pelo centroavante Washington, aos 43 minutos do primeiro tempo, de cabeça. O Tricolor conquistaria o tricampeonato em 18 de dezembro, na decisão contra o Bangu.

1991: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Renato Carioca, Ribamar e Ézio.

1994: o Fluminense venceu o Paraná por 3 a 2, no Estádio Durival Britto, em Curitiba, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória tricolor na Vila Capanema foram de Ézio (2) e Welton.

2010: em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Atlético Goianiense, no Serra Dourada. O centroavante Washington abriu o placar para o Tricolor, mas a equipe goiana virou com gols de William da Silva e Juninho, o último aos 46 do segundo tempo. O Fluminense somava 41 pontos em 21 jogos (12 vitórias, 5 empates e 4 derrotas), na campanha que terminaria com a conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

2011: com um gol do centroavante Fred, cobrando falta que desviou na barreira, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Corinthians, perante 26.979 presentes (22.399 pagantes) no Engenhão, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

****

Aniversariantes do dia:

Henrique de Souza Mattos, o Henrique Jaburu (1939), centroavante com 18 gols marcados em 56 jogos disputados pelo Fluminense, entre as temporadas de 1960 e 1962. Ele era o irmão mais novo de Jorge de Souza Mattos, o Jorge Jaburu, nascido em 19 de abril de 1933, que também jogou no juvenil do Fluminense, mas só se profissionalizou no Olaria, e depois fez sucesso no América Mineiro, no Porto e no Celta de Vigo.

Ricardo Roberto Barreto da Rocha, o Ricardo Rocha (1962), zagueiro com 1 gol marcado em 26 partidas disputadas pelo Fluminense, na temporada de 1996. Em 1994, Ricardo Rocha estava no elenco da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo.


PCFilho

3 comentários:

  1. Acrescentada a informação sobre a estreia do uniforme no evento de 1966.

    1966: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Olaria, no Estádio do Maracanã, com gols de Amoroso e Mário Tilico (2). Nesta partida, o Fluminense estreou o uniforme branco com as faixas transversais tricolores, reeditando a camisa utilizada em 1907, mas desta feita com as faixas passando pelo ombro direito.

    ResponderExcluir
  2. A Taça Gardano é mesmo imensa (e muito linda). Está sempre em exposição na sala de troféus do Fluminense. Vale a pena visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Taça Gardano está sempre lá, exposta. É o "alvo" preferido das selfies dos visitantes. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.