segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 22 de janeiro


1961: na sequência da viagem pela região Nordeste, o Fluminense estreou no Quadrangular do Recife empatando em 2 a 2 com o Náutico, na Ilha do Retiro. Waldo e Manoel marcaram os gols tricolores na partida.

1977: em jogo amistoso, disputado no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Vila Nova, graças aos gols de Geraldão, Carlos Alberto Pintinho e Erivelto.

1998: o Fluminense estreou no Torneio Rio-São Paulo com um empate fora de casa: 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro. Os gols tricolores no jogo foram de Roni e Cadu.

****

Aniversariantes do dia:

Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (1897), torcedor e um dos cinco presidentes de honra do Fluminense Football Club. Advogado, escritor, historiador, ensaísta, jornalista e político pernambucano, Barbosa Lima Sobrinho apaixonou-se pelo Fluminense ao se mudar para o Rio de Janeiro, e manteve-se ligado ao clube durante toda a sua vida.

Altair Gomes de Figueiredo, o Altair (1938), lendário lateral-esquerdo do Fluminense. Totalizando 551 partidas e 3 gols pelo time principal tricolor, Altair é o quarto jogador com mais atuações na história do clube, atrás somente de Castilho, Pinheiro e Telê. Integrou o elenco profissional do Fluminense entre 1955 e 1970, período em que conquistou três Campeonatos Cariocas (1959, 1964 e 1969), dois Torneios Rio-São Paulo (1957 e 1960) e uma Taça Guanabara (1966). Na Seleção Brasileira, Altair totalizou 18 partidas oficiais, e foi campeão da Copa do Mundo de 1962, no Chile (também disputou o Mundial de 1966, na Inglaterra). Altair voltou ao Fluminense na década de 1990, quando integrou a comissão técnica do time profissional e chegou a comandar a equipe como interino em algumas ocasiões. Altair não é somente um ídolo da torcida tricolor: é um exemplo de dedicação ao Fluminense.
Altair, em 1959 (Revista do Esporte).
Altair no Maracanã (Revista do Esporte).

Altair treinando em Laranjeiras, em 1963.

Lupércio Dias (1940), jogador de basquete paulista, integrante do elenco que conquistou o histórico Campeonato Carioca de 1961, interrompendo uma série de dez títulos do rival Flamengo (vide 8 de janeiro).

Jorge Moreira Machado, o Machado (1962), atacante que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1982 e 1983. Marcou 3 gols em 25 jogos com a camisa tricolor, e participou da campanha do título do Campeonato Carioca de 1983.

Anderson Leal de Amorim, o Donizete Amorim (1976), meio-campista que jogou no Fluminense no ano 2000, tendo marcado 5 gols em 57 partidas com a camisa tricolor.

Odair Hellmann, o Odair (1977), meio-campista catarinense, com 2 gols marcados em 31 jogos pelo Fluminense na temporada de 1999, ano em que fez parte do time campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. Odair Hellmann foi auxiliar-técnico da Seleção Brasileira campeã olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
Odair Hellmann foi auxiliar-técnico da Seleção Brasileira
campeã olímpica em 2016, no Rio de Janeiro.

Luciano Andrade Rissutt, o Rissutt (1977), lateral-direito baiano, que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 2006. Em 36 partidas com a camisa tricolor, marcou um gol, contra o Paraná (vide 6 de maio).

PCFilho

2 comentários:

  1. Altair completa 80 anos hoje, mas está mal de saúde, infelizmente. Segundo matéria do site da ESPN, mal sai da cama, com o Alzheimer bastante avançado.

    #ForçaAltair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato... Infelizmente, Altair está muito mal, com o Alzheimer bastante avançado. Jair Marinho, seu amigo até hoje, pede para que rezemos por ele.

      #ForçaAltair

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.