1917: é campeão! Em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Prefeito Serzedelo Correia, o Fluminense goleou o Andarahy por 7 a 2, graças aos gols de Welfare (três), Oswaldo Gomes, Zezé (dois) e Machado (os gols dos anfitriões foram de Décio, de pênalti, e Valdemar). Com o resultado, o Tricolor voltou a se sagrar campeão do Rio de Janeiro: foi o primeiro título de um histórico tricampeonato. O Fluminense jogou com: Marcos; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Moraes. A campanha dos campeões foi de 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 58 gols-pró e 21 gols-contra. Começava ali a senda de glórias do melhor time da era amadora do futebol brasileiro.
O Fluminense de 1917, com a formação do jogo de 9 de setembro. Um time lendário, que faria história no Rio de Janeiro! |
1934: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Combinado Fla-Flu derrotou o Combinado São Paulo-Santos por 2 a 1, de virada. Os cariocas atuaram com: Velloso [Flu]; Ernesto [Flu] e Marin [Fla]; Affonso [Fla], Brant [Flu] (Guimarães [Flu]) e Ivan Mariz [Flu]; Sá [Fla], Arthur [Fla], Alfredinho [Fla], Russo [Flu] e Jarbas [Fla]. O São Paulo-Santos abriu o placar com Friedenreich, e o Fla-Flu virou com gols de Arthur e Jarbas. A partida foi uma revanche do jogo de duas semanas antes, em que o Combinado Fla-Flu vencera o São Paulo por 5 a 4, em São Paulo (vide 16 de dezembro).
Jogadores do Fluminense, tricampeão do Rio de Janeiro! |
Os campeões brasileiros de 1943: seis titulares da Seleção Carioca eram do Fluminense. (Foto publicada em O Globo Sportivo.) |
1951: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Carlyle (de bicicleta), Orlando Pingo de Ouro e Telê. Com campanha de quatorze vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na liderança, dois pontos à frente do vice-líder Bangu. Na última rodada, justamente Fluminense e Bangu se enfrentariam - o Fluminense precisaria somente do empate para ser campeão, e o Bangu tentaria a vitória para forçar uma decisão em jogos extras (vide 6 de janeiro).
Foto: Fleitas Solich comandando treino em Laranjeiras (Revista do Esporte). |
Lilian Hilda Érica Poetscher (1930), jogadora de vôlei do Fluminense na década de 1950, integrante da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1959.
Lilian, atleta tricolor. |
Acrescentado o evento abaixo:
ResponderExcluir1934: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Combinado Fla-Flu derrotou o Combinado São Paulo-Santos por 2 a 1, de virada. Os cariocas atuaram com: Velloso [Flu]; Ernesto [Flu] e Marin [Fla]; Affonso [Fla], Brant [Flu] (Guimarães [Flu]) e Ivan Mariz [Flu]; Sá [Fla], Arthur [Fla], Alfredinho [Fla], Russo [Flu] e Jarbas [Fla]. O São Paulo-Santos abriu o placar com Friedenreich, e o Fla-Flu virou com gols de Arthur e Jarbas. A partida foi uma revanche do jogo de duas semanas antes, em que o Combinado Fla-Flu vencera o São Paulo por 5 a 4, em São Paulo (vide 16 de dezembro).
Sensacional. Flu e Fla atuando juntos!
ExcluirAcrescentada a aniversariante:
ResponderExcluirLilian Hilda Érica Poetscher (1930), jogadora de vôlei do Fluminense na década de 1950, integrante da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1959.