sábado, 30 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 30 de dezembro


1917: é campeão! Em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Prefeito Serzedelo Correia, o Fluminense goleou o Andarahy por 7 a 2, graças aos gols de Welfare (três), Oswaldo Gomes, Zezé (dois) e Machado (os gols dos anfitriões foram de Décio, de pênalti, e Valdemar). Com o resultado, o Tricolor voltou a se sagrar campeão do Rio de Janeiro: foi o primeiro título de um histórico tricampeonato. O Fluminense jogou com: Marcos; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Moraes. A campanha dos campeões foi de 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 58 gols-pró e 21 gols-contra. Começava ali a senda de glórias do melhor time da era amadora do futebol brasileiro.
O Fluminense de 1917, com a formação do jogo de 9 de setembro.
Um time lendário, que faria história no Rio de Janeiro!

1934: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Combinado Fla-Flu derrotou o Combinado São Paulo-Santos por 2 a 1, de virada. Os cariocas atuaram com: Velloso [Flu]; Ernesto [Flu] e Marin [Fla]; Affonso [Fla], Brant [Flu] (Guimarães [Flu]) e Ivan Mariz [Flu]; [Fla], Arthur [Fla], Alfredinho [Fla], Russo [Flu] e Jarbas [Fla]. O São Paulo-Santos abriu o placar com Friedenreich, e o Fla-Flu virou com gols de Arthur e Jarbas. A partida foi uma revanche do jogo de duas semanas antes, em que o Combinado Fla-Flu vencera o São Paulo por 5 a 4, em São Paulo (vide 16 de dezembro).

1938: é tricampeão! Em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o America, resultado suficiente para garantir mais um tricampeonato do Rio de Janeiro. Os gols tricolores foram anotados por Tim e Sandro., e os rubros por Plácido e Pirica. Com campanha de onze vitórias, dois empates e duas derrotas, o Fluminense não poderia mais ser alcançado por nenhum rival. O timaço tricolor, que atuou com Batatais; Guimarães e Machado; BioróSantamaría e Orozimbo; Vicente, Romeu Pellicciari, Sandro, Tim e Hércules, confirmou sua hegemonia no Rio de Janeiro: é tricampeão!
Jogadores do Fluminense, tricampeão do Rio de Janeiro!

1943: na quinta e decisiva partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca, com seis titulares do Fluminense, ganhou por 2 a 1 da Seleção Paulista, e conquistou o título! Os gols saíram somente no segundo tempo: Vevé abriu o placar aos 30 minutos, João Pinto ampliou aos 33, e Leônidas marcou o gol de honra dos paulistas aos 42. O melhor em campo e grande herói da conquista carioca foi o goleiro tricolor Batatais, que teve uma atuação espetacular. A seleção campeã brasileira jogou a finalíssima com a seguinte formação: Batatais [Fluminense]; Domingos da Guia [Flamengo] e Norival [Fluminense]; Biguá [Flamengo], Rui Campos [Fluminense] e Afonsinho [Fluminense]; Pedro Amorim [Fluminense], Lelé [Vasco], João Pinto [São Cristóvão], Tim [Fluminense] e Vevé [Flamengo]. Após perder as duas primeiras partidas da final, a Seleção Carioca venceu os três jogos seguintes, e conquistou novamente o título máximo do país.
Os campeões brasileiros de 1943: seis titulares da Seleção Carioca eram do Fluminense.
(Foto publicada em O Globo Sportivo.)

1951: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Carlyle (de bicicleta), Orlando Pingo de Ouro e Telê. Com campanha de quatorze vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na liderança, dois pontos à frente do vice-líder Bangu. Na última rodada, justamente Fluminense e Bangu se enfrentariam - o Fluminense precisaria somente do empate para ser campeão, e o Bangu tentaria a vitória para forçar uma decisão em jogos extras (vide 6 de janeiro).

****

Aniversariante do dia:

Manuel Agustín Fleitas Solich (1900), treinador paraguaio com uma passagem no comando técnico do Fluminense, entre as temporadas de 1963 e 1964. Foi vice-campeão carioca em 1963.
Foto: Fleitas Solich comandando treino em Laranjeiras
(Revista do Esporte).

Lilian Hilda Érica Poetscher (1930), jogadora de vôlei do Fluminense na década de 1950, integrante da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1959.
Lilian, atleta tricolor.

PCFilho

3 comentários:

  1. Acrescentado o evento abaixo:

    1934: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Combinado Fla-Flu derrotou o Combinado São Paulo-Santos por 2 a 1, de virada. Os cariocas atuaram com: Velloso [Flu]; Ernesto [Flu] e Marin [Fla]; Affonso [Fla], Brant [Flu] (Guimarães [Flu]) e Ivan Mariz [Flu]; [Fla], Arthur [Fla], Alfredinho [Fla], Russo [Flu] e Jarbas [Fla]. O São Paulo-Santos abriu o placar com Friedenreich, e o Fla-Flu virou com gols de Arthur e Jarbas. A partida foi uma revanche do jogo de duas semanas antes, em que o Combinado Fla-Flu vencera o São Paulo por 5 a 4, em São Paulo (vide 16 de dezembro).

    ResponderExcluir
  2. Acrescentada a aniversariante:

    Lilian Hilda Érica Poetscher (1930), jogadora de vôlei do Fluminense na década de 1950, integrante da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1959.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.