sábado, 20 de junho de 2009

A demissão de Muricy

Amigos, o treinador Muricy Ramalho não resistiu à eliminação do São Paulo FC da Libertadores, e foi dispensado pelo clube. O fato de o tricolor paulista ser o atual tricampeão brasileiro sob sua batuta não influenciou os dirigentes são-paulinos. Aliás, eles foram rápidos no gatilho: já anunciaram Ricardo Gomes, o ex-zagueiro do Fluminense e da Seleção, como novo treinador.

Recebi a notícia da demissão de Muricy com tristeza. Não é que eu tenha simpatia pelo São Paulo FC, longe disso. Todos aqui sabem que sou tricolor nato, confesso e hereditário. Para o meu Fluminense, trata-se de uma boa nova: afinal, o SPFC fica enfraquecido. Mas, para o desorganizado futebol brasileiro, é uma péssima e desalentadora notícia. A longevidade de Muricy no cargo parecia mostrar que o tricolor paulista estava atingindo a maturidade dos clubes europeus. Exemplos britânicos: Alex Ferguson está há 23 anos no Manchester United, Arsene Wenger está há 13 no Arsenal. Tudo indicava que Muricy seria o primeiro exemplo de técnico longevo no futebol brasileiro. Ele estava sendo a primeira brisa de profissionalismo em terras tupiniquins! A direção do clube do Morumbi é, sob muitos aspectos, exemplar. Porém, desde ontem, não é mais exemplar no quesito "manutenção do treinador".

O retumbante sucesso do ex-auxiliar de Telê no São Paulo FC não serviu como parâmetro. Amigos, não é todo dia que se conquista um tricampeonato brasileiro consecutivo. Uma simples eliminação em torneio mata-mata foi suficiente para fazer a diretoria do tricolor paulista ignorar os (muitos) acertos de Muricy no comando do clube.

Junto com o cargo de Muricy, se vai a minha esperança de que o exemplo da manutenção são-paulina se espalhasse pelos outros grandes clubes do país. Os dirigentes do futebol tupiniquim continuam míopes. Chamo o problema de miopia do curto prazo, porque a pressão por resultados imediatos acaba prejudicando o planejamento de longo prazo. E isso eu posso garantir, amigos: em futebol o longo prazo é muito mais importante que o curto.

Eu mesmo critiquei, daqui desse espaço, a conduta de Muricy no jogo decisivo contra o Cruzeiro. Afinal, discordei dele na substituição do Washington, e na barração do Hernanes. Considerei, sim, essas atitudes incorretas. Porém, erros pontuais não podem apagar todo um passado vitorioso.

Concluindo estas mal traçadas linhas, deixo meus parabéns a Muricy Ramalho, pela brilhante passagem no São Paulo FC. Também deixo minhas palavras de repúdio à direção são-paulina, que cometeu um erro imperdoável. Mas a bola pune, amigos. Em dezembro, ou quem sabe antes, os dirigentes do Morumbi perceberão o gravíssimo erro que cometeram. Já será tarde demais.

PC

3 comentários:

  1. Digo e repito, o São Paulo tá se achando muito grande, e não é!!!
    É time cheio de taça e sem tradição!!!
    Tão pensando que não podem passar 3 anos seguidos sem ganhar a Libertadores? Se continuarem com essa conduta, vão ficar muito mais tempo sem esse título...

    ResponderExcluir
  2. parabéns são paulo por ter demitido apenas o melhor técnico do Brasil atualmente.

    gosto do Ricardo Gomes,mas espero que ele nao ganhe nada por lá

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo! SP fez uma bela duma cagada com a demissão do Muricy, que tem estado em altÍSSIMO nível há uns 4-5 anos

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.